Futebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sibemberg, Lucas Siviero
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Notare, Márcia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232316
Resumo: Durante o ano de 2019 um lance polêmico entre dois times do futebol brasileiro dividiu opiniões. Neste lance um jogador, aparentemente em posição de impedimento, marcou um gol, que foi validado com uma nova tecnologia digital presente nos jogos de futebol: o VAR (Video Assistant Referee). No presente artigo abordamos este lance de gol, utilizando matemática para explicar o porquê de a decisão final do VAR ter sido correta. Em seguida, apresentamos uma possível abordagem da jogada polêmica de futebol em sala de aula, a partir de uma atividade exploratória em ambiente de geometria dinâmica para o desenvolvimento de conceitos de projeção ortogonal e habilidades de visualização espacial. A atividade foi aplicada com estudantes do Ensino Médio e os resultados apontam que a exploração do modelo construído com geometria dinâmica auxiliou os alunos no entendimento do lance de futebol em questão e na compreensão do conceito de projeção ortogonal.
id UFRGS-2_904bff0c5b8cc19fdad6cec0045afbda
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232316
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sibemberg, Lucas SivieroNotare, Márcia Rodrigues2021-11-29T04:28:44Z20212346-4712http://hdl.handle.net/10183/232316001133645Durante o ano de 2019 um lance polêmico entre dois times do futebol brasileiro dividiu opiniões. Neste lance um jogador, aparentemente em posição de impedimento, marcou um gol, que foi validado com uma nova tecnologia digital presente nos jogos de futebol: o VAR (Video Assistant Referee). No presente artigo abordamos este lance de gol, utilizando matemática para explicar o porquê de a decisão final do VAR ter sido correta. Em seguida, apresentamos uma possível abordagem da jogada polêmica de futebol em sala de aula, a partir de uma atividade exploratória em ambiente de geometria dinâmica para o desenvolvimento de conceitos de projeção ortogonal e habilidades de visualização espacial. A atividade foi aplicada com estudantes do Ensino Médio e os resultados apontam que a exploração do modelo construído com geometria dinâmica auxiliou os alunos no entendimento do lance de futebol em questão e na compreensão do conceito de projeção ortogonal.In 2019 a controversial bid between two Brazilian football teams divided opinions. In this move, a player, apparently in an offside position, scored a goal validated with a new digital technology present in football games: the VAR (Video Assistant Referee). In this paper, we approach this goal throw, using mathematics to explain why VAR's final decision was correct. Then, we present a possible approach to the controversial play of soccer in the classroom, from an exploratory activity in a dynamic geometry environment developing orthogonal projection concepts and spatial visualization ability. We work with high school students. Results show that this activity exploring the build model, through dynamic geometry, helped students to understand the soccer move in question, comprehending the concept of orthogonal projection, and developing spatial visualization ability.Durante 2019, un movimiento polémico entre dos equipos de fútbol brasileños dividió opiniones. En esta jugada, un jugador, aparentemente en posición de fuera de juego, marcó un gol, que fue validado con una nueva tecnología digital presente en los juegos de fútbol: el VAR (Video Assistant Re arbitro). En este artículo abordamos este lanzamiento de meta, utilizando las matemáticas para explicar por qué la decisión final del VAR fue correcta. A continuación, presentamos un posible acercamiento al polémico juego de fútbol en el aula, basado en una actividad exploratoria en un entorno de geometría dinámica para el desarrollo de conceptos de proyección ortogonal y habilidades de visualización espacial. La actividad se aplicó a estudiantes de secundaria y los resultados muestran que la exploración del modelo construido con geometría dinámica ayudó a los estudiantes a comprender el movimiento de fútbol en cuestión y a comprender el concepto de proyección ortogonal.application/pdfporGóndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias. Bogotá. Vol. 16, n. 3 (2021), p. 553 - 566Visualização espacialGeoGebra : SoftwareTecnologia digitalSpatial visualizationDigital technologyVisualización espacialTecnología digitalFutebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmicoSoccer in the classroom : dynamic geometry and the interpretation of a polemic moveFútbol en el aula : geometría dinámica e interpretación de una jugada polémicaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133645.pdf.txt001133645.pdf.txtExtracted Texttext/plain49152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232316/2/001133645.pdf.txt16faae2e7b7e9b2a1a53b3e5b6bed15eMD52ORIGINAL001133645.pdfTexto completoapplication/pdf983455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232316/1/001133645.pdf4b5b67cbf06fb11fa40b0a16c54c2a37MD5110183/2323162021-12-06 05:38:17.727766oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232316Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Futebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Soccer in the classroom : dynamic geometry and the interpretation of a polemic move
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Fútbol en el aula : geometría dinámica e interpretación de una jugada polémica
title Futebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmico
spellingShingle Futebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmico
Sibemberg, Lucas Siviero
Visualização espacial
GeoGebra : Software
Tecnologia digital
Spatial visualization
Digital technology
Visualización espacial
Tecnología digital
title_short Futebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmico
title_full Futebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmico
title_fullStr Futebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmico
title_full_unstemmed Futebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmico
title_sort Futebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmico
author Sibemberg, Lucas Siviero
author_facet Sibemberg, Lucas Siviero
Notare, Márcia Rodrigues
author_role author
author2 Notare, Márcia Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sibemberg, Lucas Siviero
Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Visualização espacial
GeoGebra : Software
Tecnologia digital
topic Visualização espacial
GeoGebra : Software
Tecnologia digital
Spatial visualization
Digital technology
Visualización espacial
Tecnología digital
dc.subject.eng.fl_str_mv Spatial visualization
Digital technology
dc.subject.spa.fl_str_mv Visualización espacial
Tecnología digital
description Durante o ano de 2019 um lance polêmico entre dois times do futebol brasileiro dividiu opiniões. Neste lance um jogador, aparentemente em posição de impedimento, marcou um gol, que foi validado com uma nova tecnologia digital presente nos jogos de futebol: o VAR (Video Assistant Referee). No presente artigo abordamos este lance de gol, utilizando matemática para explicar o porquê de a decisão final do VAR ter sido correta. Em seguida, apresentamos uma possível abordagem da jogada polêmica de futebol em sala de aula, a partir de uma atividade exploratória em ambiente de geometria dinâmica para o desenvolvimento de conceitos de projeção ortogonal e habilidades de visualização espacial. A atividade foi aplicada com estudantes do Ensino Médio e os resultados apontam que a exploração do modelo construído com geometria dinâmica auxiliou os alunos no entendimento do lance de futebol em questão e na compreensão do conceito de projeção ortogonal.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-29T04:28:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232316
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2346-4712
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133645
identifier_str_mv 2346-4712
001133645
url http://hdl.handle.net/10183/232316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias. Bogotá. Vol. 16, n. 3 (2021), p. 553 - 566
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232316/2/001133645.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232316/1/001133645.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 16faae2e7b7e9b2a1a53b3e5b6bed15e
4b5b67cbf06fb11fa40b0a16c54c2a37
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225043931299840