Cartografia infantil: enfoques metodológicos seguidos de experiências com crianças e jovens de Portugal e Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Tiago
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Luciano Bedin da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219726
Resumo: Este artigo tem um objetivo duplo que se consigna em situar, teórica e empiricamente, a cartografia infantil como metodologia de investigação-intervenção. Situaremos, num primeiro movimento, a cartografia infantil em suas bases epistemológicas e filosóficas, tendo como inspiração as concepções cartográficas da filosofia de Deleuze & Guattari e seus comentadores. A aposta em uma cartografia junto às infâncias desloca o olhar e o agir de uma pesquisa a dimensões outrora imperceptíveis ou mesmo relegadas a um plano de menor valia. Ao invés de somente se interessar pelo que as infâncias dizem, uma cartografia infantil lança seu mapa sensível às forças que estão imbricadas nestes dizeres, forças que se revelam no processo de convivência das infâncias com o aparato humano e inumano que circunscreve uma pesquisa. Num segundo momento explicitaremos como a cartografia infantil se situa, potencialmente, no “estar-a-ser-criança”, apresentando duas experiências cartográficas realizadas com crianças e jovens de Portugal e Brasil. Terminamos o texto com uma reflexão sobre como as cartografías infantis podem configurar-se com uma possibilidade de crianças e adultos abrirem mundo lado a lado.
id UFRGS-2_90843a98a72df9e0880bc9126b77edd1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219726
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Almeida, TiagoCosta, Luciano Bedin da2021-04-09T04:25:11Z20211984-5987http://hdl.handle.net/10183/219726001123325Este artigo tem um objetivo duplo que se consigna em situar, teórica e empiricamente, a cartografia infantil como metodologia de investigação-intervenção. Situaremos, num primeiro movimento, a cartografia infantil em suas bases epistemológicas e filosóficas, tendo como inspiração as concepções cartográficas da filosofia de Deleuze & Guattari e seus comentadores. A aposta em uma cartografia junto às infâncias desloca o olhar e o agir de uma pesquisa a dimensões outrora imperceptíveis ou mesmo relegadas a um plano de menor valia. Ao invés de somente se interessar pelo que as infâncias dizem, uma cartografia infantil lança seu mapa sensível às forças que estão imbricadas nestes dizeres, forças que se revelam no processo de convivência das infâncias com o aparato humano e inumano que circunscreve uma pesquisa. Num segundo momento explicitaremos como a cartografia infantil se situa, potencialmente, no “estar-a-ser-criança”, apresentando duas experiências cartográficas realizadas com crianças e jovens de Portugal e Brasil. Terminamos o texto com uma reflexão sobre como as cartografías infantis podem configurar-se com uma possibilidade de crianças e adultos abrirem mundo lado a lado.This article has a double objective that aims to situate, theoretically and empirically, children's cartography as a research methodology. In a first movement, we will situate children's cartography in its epistemological and philosophical bases, having as inspiration the cartographic conceptions of the philosophy of Deleuze & Guattari and his commentators. The introduction of cartography with children shifts our research perspectives to include dimensions that were once imperceptible or relegated to a plane of lesser value: it maps, not just what children see, but what they say, and chronicles the coexistence of children and the world in ways not previously available to adult-organized research vehicles. We illustrate by chronicling two cartographic experiences carried out with children and young people from cartografia infantil: enfoques metodológicos seguidos de experiências com crianças e jovens de portugal e brasilEste artículo tiene un doble objetivo que pretende situar, teórica y empíricamente, la cartografía infantil como metodología de investigación-intervención con niños pequeños. Situaremos, en un primer movimiento, la cartografía infantil en sus bases epistemológicas y filosóficas, teniendo como inspiración las concepciones cartográficas de la filosofía de Deleuze & Guattari y sus comentaristas. La apuesta por una cartografía junto a las infancias desplaza la mirada y la acción de una investigación hacia dimensiones que antes eran imperceptibles o incluso relegadas a un plano de menor valor. En vez de sólo interesarse por lo que las infancias dicen, una cartografía infantil lanza su mapa sensible a las fuerzas entrelazadas en estos dichos, fuerzas que se revelan durante el proceso de convivencia de las infancias con el aparato humano e inhumano que circunscribe una investigación. En un segundo momento, explicaremos cómo se sitúa la cartografía infantil, potencialmente, en el “estar-a-ser-niño”, presentando dos experiencias cartográficas realizadas con niños y jóvenes de Portugal y Brasil. Terminamos el texto con una reflexión sobre cómo se puede configurar la cartografía infantil con la posibilidad de que niños y adultos se abran al mundo uno al lado del otro.application/pdfporChildhood & philosophy : international council for inquiry with children. Rio de Janeiro. Vol. 17 (fev. 2021), p. 1-24CartografiaInfânciaPesquisaFilosofia da diferençaChildren’s cartographyChildhoodResearchPhilosophy of differenceCartografía infantilInfanciaInvestigaciónFilosofía de la diferenciaCartografia infantil: enfoques metodológicos seguidos de experiências com crianças e jovens de Portugal e BrasilChildren's cartography : methodological approaches followed by experiences with children and adolescents from Portugal and BrazilCartografía infantil : enfoques metodológicos seguidos de experiencias con niños y jóvenes de Portugal y Brasilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123325.pdf.txt001123325.pdf.txtExtracted Texttext/plain62831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219726/2/001123325.pdf.txta6fef404552d05e83ad27d70b006ba76MD52ORIGINAL001123325.pdfTexto completoapplication/pdf2102235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219726/1/001123325.pdf54adaff1f6661944fc34c0de55e77de2MD5110183/2197262021-06-13 04:34:53.728484oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219726Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-13T07:34:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cartografia infantil: enfoques metodológicos seguidos de experiências com crianças e jovens de Portugal e Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Children's cartography : methodological approaches followed by experiences with children and adolescents from Portugal and Brazil
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Cartografía infantil : enfoques metodológicos seguidos de experiencias con niños y jóvenes de Portugal y Brasil
title Cartografia infantil: enfoques metodológicos seguidos de experiências com crianças e jovens de Portugal e Brasil
spellingShingle Cartografia infantil: enfoques metodológicos seguidos de experiências com crianças e jovens de Portugal e Brasil
Almeida, Tiago
Cartografia
Infância
Pesquisa
Filosofia da diferença
Children’s cartography
Childhood
Research
Philosophy of difference
Cartografía infantil
Infancia
Investigación
Filosofía de la diferencia
title_short Cartografia infantil: enfoques metodológicos seguidos de experiências com crianças e jovens de Portugal e Brasil
title_full Cartografia infantil: enfoques metodológicos seguidos de experiências com crianças e jovens de Portugal e Brasil
title_fullStr Cartografia infantil: enfoques metodológicos seguidos de experiências com crianças e jovens de Portugal e Brasil
title_full_unstemmed Cartografia infantil: enfoques metodológicos seguidos de experiências com crianças e jovens de Portugal e Brasil
title_sort Cartografia infantil: enfoques metodológicos seguidos de experiências com crianças e jovens de Portugal e Brasil
author Almeida, Tiago
author_facet Almeida, Tiago
Costa, Luciano Bedin da
author_role author
author2 Costa, Luciano Bedin da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Tiago
Costa, Luciano Bedin da
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Infância
Pesquisa
Filosofia da diferença
topic Cartografia
Infância
Pesquisa
Filosofia da diferença
Children’s cartography
Childhood
Research
Philosophy of difference
Cartografía infantil
Infancia
Investigación
Filosofía de la diferencia
dc.subject.eng.fl_str_mv Children’s cartography
Childhood
Research
Philosophy of difference
dc.subject.spa.fl_str_mv Cartografía infantil
Infancia
Investigación
Filosofía de la diferencia
description Este artigo tem um objetivo duplo que se consigna em situar, teórica e empiricamente, a cartografia infantil como metodologia de investigação-intervenção. Situaremos, num primeiro movimento, a cartografia infantil em suas bases epistemológicas e filosóficas, tendo como inspiração as concepções cartográficas da filosofia de Deleuze & Guattari e seus comentadores. A aposta em uma cartografia junto às infâncias desloca o olhar e o agir de uma pesquisa a dimensões outrora imperceptíveis ou mesmo relegadas a um plano de menor valia. Ao invés de somente se interessar pelo que as infâncias dizem, uma cartografia infantil lança seu mapa sensível às forças que estão imbricadas nestes dizeres, forças que se revelam no processo de convivência das infâncias com o aparato humano e inumano que circunscreve uma pesquisa. Num segundo momento explicitaremos como a cartografia infantil se situa, potencialmente, no “estar-a-ser-criança”, apresentando duas experiências cartográficas realizadas com crianças e jovens de Portugal e Brasil. Terminamos o texto com uma reflexão sobre como as cartografías infantis podem configurar-se com uma possibilidade de crianças e adultos abrirem mundo lado a lado.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-09T04:25:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219726
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-5987
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123325
identifier_str_mv 1984-5987
001123325
url http://hdl.handle.net/10183/219726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Childhood & philosophy : international council for inquiry with children. Rio de Janeiro. Vol. 17 (fev. 2021), p. 1-24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219726/2/001123325.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219726/1/001123325.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a6fef404552d05e83ad27d70b006ba76
54adaff1f6661944fc34c0de55e77de2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225013168177152