Mídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Anilda Terezinha Xavier
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133981
Resumo: Esta monografia tem como objetivo investigar o uso das mídias de áudio e vídeo nos processos de aprendizagens dentro do contexto interdisciplinar. Com a finalidade de aprimorar, avaliar, organizar e compreender a prática de sala de aula realizar uma observação crítica e detalhada tornou-se primordial que resultou na necessidade de criar uma nova metodologia de trabalho, que contemplasse os anseios de uma professora. Esta pesquisa de campo denominada de pesquisa-ação investigativa busca relatar de forma qualitativa as contribuições da mídia-educação, como âncora do trabalho realizado. Para esta pesquisa-ação foram utilizados áudios e vídeos associados a uma nova proposta pedagógica, com atividades encadeadas oriundas de histórias infantis e sustentada com aporte teórico estudado. O alvo deste trabalho é uma turma de pré, composta por vinte e três alunos da educação infantil, com idade de quatro e cinco anos, os quais estão no período de desenvolvimento do pré-operatório, caracterizado pelo aparecimento da linguagem oral e dos esquemas simbólicos. As questões norteadoras desta pesquisa-ação são: diferentes dificuldades relacionadas com a prática de sala de aula apresentadas em quatro capítulos, o qual se pode observar nos resultados preliminares a melhora substancial nas ações de reflexão e entendimento quanto às contribuições da mídia proporcionam.
id UFRGS-2_9107a0a9cfc7d25a3244fad4966f128c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133981
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moraes, Anilda Terezinha XavierLeite, Cláudio Cesar de Musacchio2016-03-19T02:04:28Z2015http://hdl.handle.net/10183/133981000975920Esta monografia tem como objetivo investigar o uso das mídias de áudio e vídeo nos processos de aprendizagens dentro do contexto interdisciplinar. Com a finalidade de aprimorar, avaliar, organizar e compreender a prática de sala de aula realizar uma observação crítica e detalhada tornou-se primordial que resultou na necessidade de criar uma nova metodologia de trabalho, que contemplasse os anseios de uma professora. Esta pesquisa de campo denominada de pesquisa-ação investigativa busca relatar de forma qualitativa as contribuições da mídia-educação, como âncora do trabalho realizado. Para esta pesquisa-ação foram utilizados áudios e vídeos associados a uma nova proposta pedagógica, com atividades encadeadas oriundas de histórias infantis e sustentada com aporte teórico estudado. O alvo deste trabalho é uma turma de pré, composta por vinte e três alunos da educação infantil, com idade de quatro e cinco anos, os quais estão no período de desenvolvimento do pré-operatório, caracterizado pelo aparecimento da linguagem oral e dos esquemas simbólicos. As questões norteadoras desta pesquisa-ação são: diferentes dificuldades relacionadas com a prática de sala de aula apresentadas em quatro capítulos, o qual se pode observar nos resultados preliminares a melhora substancial nas ações de reflexão e entendimento quanto às contribuições da mídia proporcionam.This paper aims to investigate the use of audio and video media in learning processes within the interdisciplinary context. In order to improve, evaluate, organize and understand the practice of classroom conduct a review and detailed observation it has become paramount that resulted in the need to create a new methodology of work, contemplating the desires of a teacher. This so-called field research investigative action research search report qualitatively the contributions of media education, as anchor of the work. For this action research were used audios and videos associated with a new pedagogical proposal, chained activities arising from children's stories and sustained with theoretical support studied. The aim of this work is a group of pre composed of twenty-three students of early childhood education, aged four and five years, which are in development period of preoperative, characterized by the emergence of oral language and symbolic schemes . The guiding questions of this action research are: different difficulties related to classroom practice presented in four chapters, which can be seen in preliminary results the substantial improvement in reflection of actions and understanding as to media contributions provide.application/pdfporInterdisciplinaridadeAprendizagemVídeoMedia educationAudio and videoInterdisciplinarityLearningMídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinarMedia and education : the contributions of media in education as a tool articulator of learning in interdisciplinary contextinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoSapucaia do Sul, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975920.pdf000975920.pdfTexto completoapplication/pdf1060710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133981/1/000975920.pdfb453ba0f947aaed8d78eb48ad0263ae0MD51TEXT000975920.pdf.txt000975920.pdf.txtExtracted Texttext/plain106318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133981/2/000975920.pdf.txt2b69058af3fcb036615fadcb385d175fMD52THUMBNAIL000975920.pdf.jpg000975920.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133981/3/000975920.pdf.jpgd215900a40108a8272fb18a7763a6bd1MD5310183/1339812018-10-29 07:44:38.129oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133981Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Media and education : the contributions of media in education as a tool articulator of learning in interdisciplinary context
title Mídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinar
spellingShingle Mídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinar
Moraes, Anilda Terezinha Xavier
Interdisciplinaridade
Aprendizagem
Vídeo
Media education
Audio and video
Interdisciplinarity
Learning
title_short Mídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinar
title_full Mídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinar
title_fullStr Mídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinar
title_full_unstemmed Mídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinar
title_sort Mídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinar
author Moraes, Anilda Terezinha Xavier
author_facet Moraes, Anilda Terezinha Xavier
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Anilda Terezinha Xavier
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leite, Cláudio Cesar de Musacchio
contributor_str_mv Leite, Cláudio Cesar de Musacchio
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Aprendizagem
Vídeo
topic Interdisciplinaridade
Aprendizagem
Vídeo
Media education
Audio and video
Interdisciplinarity
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Media education
Audio and video
Interdisciplinarity
Learning
description Esta monografia tem como objetivo investigar o uso das mídias de áudio e vídeo nos processos de aprendizagens dentro do contexto interdisciplinar. Com a finalidade de aprimorar, avaliar, organizar e compreender a prática de sala de aula realizar uma observação crítica e detalhada tornou-se primordial que resultou na necessidade de criar uma nova metodologia de trabalho, que contemplasse os anseios de uma professora. Esta pesquisa de campo denominada de pesquisa-ação investigativa busca relatar de forma qualitativa as contribuições da mídia-educação, como âncora do trabalho realizado. Para esta pesquisa-ação foram utilizados áudios e vídeos associados a uma nova proposta pedagógica, com atividades encadeadas oriundas de histórias infantis e sustentada com aporte teórico estudado. O alvo deste trabalho é uma turma de pré, composta por vinte e três alunos da educação infantil, com idade de quatro e cinco anos, os quais estão no período de desenvolvimento do pré-operatório, caracterizado pelo aparecimento da linguagem oral e dos esquemas simbólicos. As questões norteadoras desta pesquisa-ação são: diferentes dificuldades relacionadas com a prática de sala de aula apresentadas em quatro capítulos, o qual se pode observar nos resultados preliminares a melhora substancial nas ações de reflexão e entendimento quanto às contribuições da mídia proporcionam.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133981
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000975920
url http://hdl.handle.net/10183/133981
identifier_str_mv 000975920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133981/1/000975920.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133981/2/000975920.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133981/3/000975920.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b453ba0f947aaed8d78eb48ad0263ae0
2b69058af3fcb036615fadcb385d175f
d215900a40108a8272fb18a7763a6bd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500759494656