Mídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133981 |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo investigar o uso das mídias de áudio e vídeo nos processos de aprendizagens dentro do contexto interdisciplinar. Com a finalidade de aprimorar, avaliar, organizar e compreender a prática de sala de aula realizar uma observação crítica e detalhada tornou-se primordial que resultou na necessidade de criar uma nova metodologia de trabalho, que contemplasse os anseios de uma professora. Esta pesquisa de campo denominada de pesquisa-ação investigativa busca relatar de forma qualitativa as contribuições da mídia-educação, como âncora do trabalho realizado. Para esta pesquisa-ação foram utilizados áudios e vídeos associados a uma nova proposta pedagógica, com atividades encadeadas oriundas de histórias infantis e sustentada com aporte teórico estudado. O alvo deste trabalho é uma turma de pré, composta por vinte e três alunos da educação infantil, com idade de quatro e cinco anos, os quais estão no período de desenvolvimento do pré-operatório, caracterizado pelo aparecimento da linguagem oral e dos esquemas simbólicos. As questões norteadoras desta pesquisa-ação são: diferentes dificuldades relacionadas com a prática de sala de aula apresentadas em quatro capítulos, o qual se pode observar nos resultados preliminares a melhora substancial nas ações de reflexão e entendimento quanto às contribuições da mídia proporcionam. |
id |
UFRGS-2_9107a0a9cfc7d25a3244fad4966f128c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133981 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moraes, Anilda Terezinha XavierLeite, Cláudio Cesar de Musacchio2016-03-19T02:04:28Z2015http://hdl.handle.net/10183/133981000975920Esta monografia tem como objetivo investigar o uso das mídias de áudio e vídeo nos processos de aprendizagens dentro do contexto interdisciplinar. Com a finalidade de aprimorar, avaliar, organizar e compreender a prática de sala de aula realizar uma observação crítica e detalhada tornou-se primordial que resultou na necessidade de criar uma nova metodologia de trabalho, que contemplasse os anseios de uma professora. Esta pesquisa de campo denominada de pesquisa-ação investigativa busca relatar de forma qualitativa as contribuições da mídia-educação, como âncora do trabalho realizado. Para esta pesquisa-ação foram utilizados áudios e vídeos associados a uma nova proposta pedagógica, com atividades encadeadas oriundas de histórias infantis e sustentada com aporte teórico estudado. O alvo deste trabalho é uma turma de pré, composta por vinte e três alunos da educação infantil, com idade de quatro e cinco anos, os quais estão no período de desenvolvimento do pré-operatório, caracterizado pelo aparecimento da linguagem oral e dos esquemas simbólicos. As questões norteadoras desta pesquisa-ação são: diferentes dificuldades relacionadas com a prática de sala de aula apresentadas em quatro capítulos, o qual se pode observar nos resultados preliminares a melhora substancial nas ações de reflexão e entendimento quanto às contribuições da mídia proporcionam.This paper aims to investigate the use of audio and video media in learning processes within the interdisciplinary context. In order to improve, evaluate, organize and understand the practice of classroom conduct a review and detailed observation it has become paramount that resulted in the need to create a new methodology of work, contemplating the desires of a teacher. This so-called field research investigative action research search report qualitatively the contributions of media education, as anchor of the work. For this action research were used audios and videos associated with a new pedagogical proposal, chained activities arising from children's stories and sustained with theoretical support studied. The aim of this work is a group of pre composed of twenty-three students of early childhood education, aged four and five years, which are in development period of preoperative, characterized by the emergence of oral language and symbolic schemes . The guiding questions of this action research are: different difficulties related to classroom practice presented in four chapters, which can be seen in preliminary results the substantial improvement in reflection of actions and understanding as to media contributions provide.application/pdfporInterdisciplinaridadeAprendizagemVídeoMedia educationAudio and videoInterdisciplinarityLearningMídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinarMedia and education : the contributions of media in education as a tool articulator of learning in interdisciplinary contextinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoSapucaia do Sul, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975920.pdf000975920.pdfTexto completoapplication/pdf1060710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133981/1/000975920.pdfb453ba0f947aaed8d78eb48ad0263ae0MD51TEXT000975920.pdf.txt000975920.pdf.txtExtracted Texttext/plain106318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133981/2/000975920.pdf.txt2b69058af3fcb036615fadcb385d175fMD52THUMBNAIL000975920.pdf.jpg000975920.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133981/3/000975920.pdf.jpgd215900a40108a8272fb18a7763a6bd1MD5310183/1339812018-10-29 07:44:38.129oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133981Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinar |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Media and education : the contributions of media in education as a tool articulator of learning in interdisciplinary context |
title |
Mídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinar |
spellingShingle |
Mídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinar Moraes, Anilda Terezinha Xavier Interdisciplinaridade Aprendizagem Vídeo Media education Audio and video Interdisciplinarity Learning |
title_short |
Mídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinar |
title_full |
Mídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinar |
title_fullStr |
Mídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Mídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinar |
title_sort |
Mídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinar |
author |
Moraes, Anilda Terezinha Xavier |
author_facet |
Moraes, Anilda Terezinha Xavier |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Anilda Terezinha Xavier |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leite, Cláudio Cesar de Musacchio |
contributor_str_mv |
Leite, Cláudio Cesar de Musacchio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Aprendizagem Vídeo |
topic |
Interdisciplinaridade Aprendizagem Vídeo Media education Audio and video Interdisciplinarity Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Media education Audio and video Interdisciplinarity Learning |
description |
Esta monografia tem como objetivo investigar o uso das mídias de áudio e vídeo nos processos de aprendizagens dentro do contexto interdisciplinar. Com a finalidade de aprimorar, avaliar, organizar e compreender a prática de sala de aula realizar uma observação crítica e detalhada tornou-se primordial que resultou na necessidade de criar uma nova metodologia de trabalho, que contemplasse os anseios de uma professora. Esta pesquisa de campo denominada de pesquisa-ação investigativa busca relatar de forma qualitativa as contribuições da mídia-educação, como âncora do trabalho realizado. Para esta pesquisa-ação foram utilizados áudios e vídeos associados a uma nova proposta pedagógica, com atividades encadeadas oriundas de histórias infantis e sustentada com aporte teórico estudado. O alvo deste trabalho é uma turma de pré, composta por vinte e três alunos da educação infantil, com idade de quatro e cinco anos, os quais estão no período de desenvolvimento do pré-operatório, caracterizado pelo aparecimento da linguagem oral e dos esquemas simbólicos. As questões norteadoras desta pesquisa-ação são: diferentes dificuldades relacionadas com a prática de sala de aula apresentadas em quatro capítulos, o qual se pode observar nos resultados preliminares a melhora substancial nas ações de reflexão e entendimento quanto às contribuições da mídia proporcionam. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-19T02:04:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133981 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000975920 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133981 |
identifier_str_mv |
000975920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133981/1/000975920.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133981/2/000975920.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133981/3/000975920.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b453ba0f947aaed8d78eb48ad0263ae0 2b69058af3fcb036615fadcb385d175f d215900a40108a8272fb18a7763a6bd1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500759494656 |