A tecnologia em prol do orientador educacional : um projeto de prevenção ao bullying e ao cyberbullying no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gisele Eloy de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200618
Resumo: Este trabalho configura-se em analisar como as tecnologias da informação e da comunicação podem contribuir no desenvolvimento de um projeto de prevenção ao bullying e ao cyberbullying no Ensino Fundamental. A proposta metodológica para a realização deste trabalho situa-se em uma abordagem qualitativa, através de estudo de caso e observação participante. Esta metodologia é utilizada para a coleta de dados, em conjunto, com a vivência/experiência como orientadora educacional. Primeiramente, foi realizada a construção do referencial teórico, a partir do material bibliográfico de teóricos da área da educação, psicologia e psicopedagogia. Os dados foram coletados em uma escola pública do município de Canoas-RS, sendo seu público-alvo alunos dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi realizada a partir das atividades do Projeto Diga não ao Bullying e ao Cyberbullying, o qual a autora desenvolveu junto aos alunos. Como resultados, destacam-se os dados advindos de um questionário aplicado nas turmas participantes sobre práticas de bullying e ao cyberbullying na escola. Distinguem-se, também, aspectos positivos e dificuldades encontradas na realização do projeto, assim como se apresenta o potencial das ferramentas tecnológicas para a sua implantação. O reconhecimento dos alunos, a satisfação em participar das atividades e ter a oportunidade do acesso às ferramentas de mídia no laboratório da escola são alguns resultados relevantes.
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