A tecnologia em prol do orientador educacional : um projeto de prevenção ao bullying e ao cyberbullying no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200618 |
Resumo: | Este trabalho configura-se em analisar como as tecnologias da informação e da comunicação podem contribuir no desenvolvimento de um projeto de prevenção ao bullying e ao cyberbullying no Ensino Fundamental. A proposta metodológica para a realização deste trabalho situa-se em uma abordagem qualitativa, através de estudo de caso e observação participante. Esta metodologia é utilizada para a coleta de dados, em conjunto, com a vivência/experiência como orientadora educacional. Primeiramente, foi realizada a construção do referencial teórico, a partir do material bibliográfico de teóricos da área da educação, psicologia e psicopedagogia. Os dados foram coletados em uma escola pública do município de Canoas-RS, sendo seu público-alvo alunos dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi realizada a partir das atividades do Projeto Diga não ao Bullying e ao Cyberbullying, o qual a autora desenvolveu junto aos alunos. Como resultados, destacam-se os dados advindos de um questionário aplicado nas turmas participantes sobre práticas de bullying e ao cyberbullying na escola. Distinguem-se, também, aspectos positivos e dificuldades encontradas na realização do projeto, assim como se apresenta o potencial das ferramentas tecnológicas para a sua implantação. O reconhecimento dos alunos, a satisfação em participar das atividades e ter a oportunidade do acesso às ferramentas de mídia no laboratório da escola são alguns resultados relevantes. |
id |
UFRGS-2_918cc521d26bf576d6eaa8c74472ef02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200618 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Gisele Eloy deAmaral, Caroline Bohrer do2019-10-12T03:54:02Z2019http://hdl.handle.net/10183/200618001103258Este trabalho configura-se em analisar como as tecnologias da informação e da comunicação podem contribuir no desenvolvimento de um projeto de prevenção ao bullying e ao cyberbullying no Ensino Fundamental. A proposta metodológica para a realização deste trabalho situa-se em uma abordagem qualitativa, através de estudo de caso e observação participante. Esta metodologia é utilizada para a coleta de dados, em conjunto, com a vivência/experiência como orientadora educacional. Primeiramente, foi realizada a construção do referencial teórico, a partir do material bibliográfico de teóricos da área da educação, psicologia e psicopedagogia. Os dados foram coletados em uma escola pública do município de Canoas-RS, sendo seu público-alvo alunos dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi realizada a partir das atividades do Projeto Diga não ao Bullying e ao Cyberbullying, o qual a autora desenvolveu junto aos alunos. Como resultados, destacam-se os dados advindos de um questionário aplicado nas turmas participantes sobre práticas de bullying e ao cyberbullying na escola. Distinguem-se, também, aspectos positivos e dificuldades encontradas na realização do projeto, assim como se apresenta o potencial das ferramentas tecnológicas para a sua implantação. O reconhecimento dos alunos, a satisfação em participar das atividades e ter a oportunidade do acesso às ferramentas de mídia no laboratório da escola são alguns resultados relevantes.This work is about analyzing how information and communication technologies can contribute to the development of a project to prevent bullying and cyberbullying in Elementary School. The methodological proposal for the accomplishment of this work is situated in a qualitative approach, through case study and participant observation. This methodology is used for collecting data, together with the experience / experience as an educational supervisor. Firstly, the construction of the theoretical framework was carried out, based on the bibliographical material of education, psychology and psychopedagogy theorists. The data were collected in a public school in the municipality of Canoas-RS, and its target audience is the students of the sixth and seventh years of elementary school. Data analysis was performed from the activities of the Project No to Bullying and Cyberbullying, which the author developed with the students. As results, we highlight the data coming from a questionnaire applied in the participating classes on bullying practices and cyberbullying in school. There are also positive aspects and difficulties encountered in the realization of the project, as well as the potential of the technological tools for its implementation. Recognition of students, satisfaction in participating in activities and having access to media tools in the school laboratory are some relevant results.application/pdfporCulturaTecnologia digitalEnsino fundamentalCultureBullyingCyberbullyingDigital TechnologiesElementary SchoolA tecnologia em prol do orientador educacional : um projeto de prevenção ao bullying e ao cyberbullying no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103258.pdf.txt001103258.pdf.txtExtracted Texttext/plain107246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200618/2/001103258.pdf.txtec50c33eff43f5e19e19c5f98632f478MD52ORIGINAL001103258.pdfTexto completoapplication/pdf1626834http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200618/1/001103258.pdf47fc07ef332aace40c8d7ee373646c7fMD5110183/2006182019-10-13 03:50:38.145519oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200618Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:50:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A tecnologia em prol do orientador educacional : um projeto de prevenção ao bullying e ao cyberbullying no ensino fundamental |
title |
A tecnologia em prol do orientador educacional : um projeto de prevenção ao bullying e ao cyberbullying no ensino fundamental |
spellingShingle |
A tecnologia em prol do orientador educacional : um projeto de prevenção ao bullying e ao cyberbullying no ensino fundamental Souza, Gisele Eloy de Cultura Tecnologia digital Ensino fundamental Culture Bullying Cyberbullying Digital Technologies Elementary School |
title_short |
A tecnologia em prol do orientador educacional : um projeto de prevenção ao bullying e ao cyberbullying no ensino fundamental |
title_full |
A tecnologia em prol do orientador educacional : um projeto de prevenção ao bullying e ao cyberbullying no ensino fundamental |
title_fullStr |
A tecnologia em prol do orientador educacional : um projeto de prevenção ao bullying e ao cyberbullying no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A tecnologia em prol do orientador educacional : um projeto de prevenção ao bullying e ao cyberbullying no ensino fundamental |
title_sort |
A tecnologia em prol do orientador educacional : um projeto de prevenção ao bullying e ao cyberbullying no ensino fundamental |
author |
Souza, Gisele Eloy de |
author_facet |
Souza, Gisele Eloy de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Gisele Eloy de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amaral, Caroline Bohrer do |
contributor_str_mv |
Amaral, Caroline Bohrer do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Tecnologia digital Ensino fundamental |
topic |
Cultura Tecnologia digital Ensino fundamental Culture Bullying Cyberbullying Digital Technologies Elementary School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Culture Bullying Cyberbullying Digital Technologies Elementary School |
description |
Este trabalho configura-se em analisar como as tecnologias da informação e da comunicação podem contribuir no desenvolvimento de um projeto de prevenção ao bullying e ao cyberbullying no Ensino Fundamental. A proposta metodológica para a realização deste trabalho situa-se em uma abordagem qualitativa, através de estudo de caso e observação participante. Esta metodologia é utilizada para a coleta de dados, em conjunto, com a vivência/experiência como orientadora educacional. Primeiramente, foi realizada a construção do referencial teórico, a partir do material bibliográfico de teóricos da área da educação, psicologia e psicopedagogia. Os dados foram coletados em uma escola pública do município de Canoas-RS, sendo seu público-alvo alunos dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi realizada a partir das atividades do Projeto Diga não ao Bullying e ao Cyberbullying, o qual a autora desenvolveu junto aos alunos. Como resultados, destacam-se os dados advindos de um questionário aplicado nas turmas participantes sobre práticas de bullying e ao cyberbullying na escola. Distinguem-se, também, aspectos positivos e dificuldades encontradas na realização do projeto, assim como se apresenta o potencial das ferramentas tecnológicas para a sua implantação. O reconhecimento dos alunos, a satisfação em participar das atividades e ter a oportunidade do acesso às ferramentas de mídia no laboratório da escola são alguns resultados relevantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-12T03:54:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/200618 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001103258 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/200618 |
identifier_str_mv |
001103258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200618/2/001103258.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200618/1/001103258.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ec50c33eff43f5e19e19c5f98632f478 47fc07ef332aace40c8d7ee373646c7f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224585122676736 |