Análise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerce
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237844 |
Resumo: | A internet proporciona um ambiente de possibilidades. O espaço virtual se reformula a todo instante e está em constante mudança. Em razão disso, oportuniza inúmeras novas formas de trabalho que se adaptam aos modelos e tendências do mundo atual. O comércio eletrônico está cada vez mais frequente na rotina da sociedade, modificando as nossas relações de consumo. A área da saúde está buscando novas formas de atuação, e a pandemia, além de todas as suas consequências para a coletividade, acabou acelerando esse processo. O presente estudo visou a investigar o comportamento do consumidor e os atributos mais importantes para a tomada de decisão de compra da empresa Fono do Papá, que uniu o serviço de saúde de fonoaudiologia com a geração de valor do comércio eletrônico através do ecommerce. A pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira com as sócias da empresa, para aumentar a compreensão a respeito do negócio e do mercado consumidor, assim como das estratégias de marketing e quais estratégias de comunicação já foram adotadas para o e-commerce. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de levantamento junto aos consumidores da empresa para investigar o seu comportamento no e-commerce. O questionário foi dividido em cinco partes e buscou investigar: hábitos de compra on-line, avaliação de atributos de tomada de decisão no ambiente virtual, relação de consumo com o e-commerce da empresa, perfil do consumidor e avalição ao passar por um processo de tomada de decisão de compra no site. Após a análise, verificou-se que o perfil principal do e-commerce é o profissional de fonoaudiologia, que procura o site para adquirir produtos para serem utilizados no seu ambiente de trabalho. Além disso, esse perfil é o que mais consome em quantidade. O atributo que os consumidores do site julgam como o mais importante para a tomada de decisão no ambiente on-line e no e-commerce da Fono do Papa é a segurança (confiabilidade). |
id |
UFRGS-2_91e3b7733b5dd3f3e36664c5c76d494b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237844 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Borges, Eduardo ZambonatoSilveira, Cleo Schmitt2022-04-27T04:45:09Z2021http://hdl.handle.net/10183/237844001139728A internet proporciona um ambiente de possibilidades. O espaço virtual se reformula a todo instante e está em constante mudança. Em razão disso, oportuniza inúmeras novas formas de trabalho que se adaptam aos modelos e tendências do mundo atual. O comércio eletrônico está cada vez mais frequente na rotina da sociedade, modificando as nossas relações de consumo. A área da saúde está buscando novas formas de atuação, e a pandemia, além de todas as suas consequências para a coletividade, acabou acelerando esse processo. O presente estudo visou a investigar o comportamento do consumidor e os atributos mais importantes para a tomada de decisão de compra da empresa Fono do Papá, que uniu o serviço de saúde de fonoaudiologia com a geração de valor do comércio eletrônico através do ecommerce. A pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira com as sócias da empresa, para aumentar a compreensão a respeito do negócio e do mercado consumidor, assim como das estratégias de marketing e quais estratégias de comunicação já foram adotadas para o e-commerce. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de levantamento junto aos consumidores da empresa para investigar o seu comportamento no e-commerce. O questionário foi dividido em cinco partes e buscou investigar: hábitos de compra on-line, avaliação de atributos de tomada de decisão no ambiente virtual, relação de consumo com o e-commerce da empresa, perfil do consumidor e avalição ao passar por um processo de tomada de decisão de compra no site. Após a análise, verificou-se que o perfil principal do e-commerce é o profissional de fonoaudiologia, que procura o site para adquirir produtos para serem utilizados no seu ambiente de trabalho. Além disso, esse perfil é o que mais consome em quantidade. O atributo que os consumidores do site julgam como o mais importante para a tomada de decisão no ambiente on-line e no e-commerce da Fono do Papa é a segurança (confiabilidade).application/pdfporComportamento do consumidorAtributos de valorDecisão de compraComércio eletrônicoEstratégia de marketingAnálise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139728.pdf.txt001139728.pdf.txtExtracted Texttext/plain74789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237844/2/001139728.pdf.txtd96e78b72a88ba2b954c5ea4fda48822MD52ORIGINAL001139728.pdfTexto completoapplication/pdf1545953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237844/1/001139728.pdf482f21ca33fe34dbcd94045a277bf592MD5110183/2378442022-08-05 04:42:29.810532oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237844Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-05T07:42:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerce |
title |
Análise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerce |
spellingShingle |
Análise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerce Borges, Eduardo Zambonato Comportamento do consumidor Atributos de valor Decisão de compra Comércio eletrônico Estratégia de marketing |
title_short |
Análise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerce |
title_full |
Análise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerce |
title_fullStr |
Análise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerce |
title_full_unstemmed |
Análise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerce |
title_sort |
Análise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerce |
author |
Borges, Eduardo Zambonato |
author_facet |
Borges, Eduardo Zambonato |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Eduardo Zambonato |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Cleo Schmitt |
contributor_str_mv |
Silveira, Cleo Schmitt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Atributos de valor Decisão de compra Comércio eletrônico Estratégia de marketing |
topic |
Comportamento do consumidor Atributos de valor Decisão de compra Comércio eletrônico Estratégia de marketing |
description |
A internet proporciona um ambiente de possibilidades. O espaço virtual se reformula a todo instante e está em constante mudança. Em razão disso, oportuniza inúmeras novas formas de trabalho que se adaptam aos modelos e tendências do mundo atual. O comércio eletrônico está cada vez mais frequente na rotina da sociedade, modificando as nossas relações de consumo. A área da saúde está buscando novas formas de atuação, e a pandemia, além de todas as suas consequências para a coletividade, acabou acelerando esse processo. O presente estudo visou a investigar o comportamento do consumidor e os atributos mais importantes para a tomada de decisão de compra da empresa Fono do Papá, que uniu o serviço de saúde de fonoaudiologia com a geração de valor do comércio eletrônico através do ecommerce. A pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira com as sócias da empresa, para aumentar a compreensão a respeito do negócio e do mercado consumidor, assim como das estratégias de marketing e quais estratégias de comunicação já foram adotadas para o e-commerce. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de levantamento junto aos consumidores da empresa para investigar o seu comportamento no e-commerce. O questionário foi dividido em cinco partes e buscou investigar: hábitos de compra on-line, avaliação de atributos de tomada de decisão no ambiente virtual, relação de consumo com o e-commerce da empresa, perfil do consumidor e avalição ao passar por um processo de tomada de decisão de compra no site. Após a análise, verificou-se que o perfil principal do e-commerce é o profissional de fonoaudiologia, que procura o site para adquirir produtos para serem utilizados no seu ambiente de trabalho. Além disso, esse perfil é o que mais consome em quantidade. O atributo que os consumidores do site julgam como o mais importante para a tomada de decisão no ambiente on-line e no e-commerce da Fono do Papa é a segurança (confiabilidade). |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-27T04:45:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237844 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001139728 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237844 |
identifier_str_mv |
001139728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237844/2/001139728.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237844/1/001139728.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d96e78b72a88ba2b954c5ea4fda48822 482f21ca33fe34dbcd94045a277bf592 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447306382606336 |