Análise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Eduardo Zambonato
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237844
Resumo: A internet proporciona um ambiente de possibilidades. O espaço virtual se reformula a todo instante e está em constante mudança. Em razão disso, oportuniza inúmeras novas formas de trabalho que se adaptam aos modelos e tendências do mundo atual. O comércio eletrônico está cada vez mais frequente na rotina da sociedade, modificando as nossas relações de consumo. A área da saúde está buscando novas formas de atuação, e a pandemia, além de todas as suas consequências para a coletividade, acabou acelerando esse processo. O presente estudo visou a investigar o comportamento do consumidor e os atributos mais importantes para a tomada de decisão de compra da empresa Fono do Papá, que uniu o serviço de saúde de fonoaudiologia com a geração de valor do comércio eletrônico através do ecommerce. A pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira com as sócias da empresa, para aumentar a compreensão a respeito do negócio e do mercado consumidor, assim como das estratégias de marketing e quais estratégias de comunicação já foram adotadas para o e-commerce. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de levantamento junto aos consumidores da empresa para investigar o seu comportamento no e-commerce. O questionário foi dividido em cinco partes e buscou investigar: hábitos de compra on-line, avaliação de atributos de tomada de decisão no ambiente virtual, relação de consumo com o e-commerce da empresa, perfil do consumidor e avalição ao passar por um processo de tomada de decisão de compra no site. Após a análise, verificou-se que o perfil principal do e-commerce é o profissional de fonoaudiologia, que procura o site para adquirir produtos para serem utilizados no seu ambiente de trabalho. Além disso, esse perfil é o que mais consome em quantidade. O atributo que os consumidores do site julgam como o mais importante para a tomada de decisão no ambiente on-line e no e-commerce da Fono do Papa é a segurança (confiabilidade).
id UFRGS-2_91e3b7733b5dd3f3e36664c5c76d494b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237844
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borges, Eduardo ZambonatoSilveira, Cleo Schmitt2022-04-27T04:45:09Z2021http://hdl.handle.net/10183/237844001139728A internet proporciona um ambiente de possibilidades. O espaço virtual se reformula a todo instante e está em constante mudança. Em razão disso, oportuniza inúmeras novas formas de trabalho que se adaptam aos modelos e tendências do mundo atual. O comércio eletrônico está cada vez mais frequente na rotina da sociedade, modificando as nossas relações de consumo. A área da saúde está buscando novas formas de atuação, e a pandemia, além de todas as suas consequências para a coletividade, acabou acelerando esse processo. O presente estudo visou a investigar o comportamento do consumidor e os atributos mais importantes para a tomada de decisão de compra da empresa Fono do Papá, que uniu o serviço de saúde de fonoaudiologia com a geração de valor do comércio eletrônico através do ecommerce. A pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira com as sócias da empresa, para aumentar a compreensão a respeito do negócio e do mercado consumidor, assim como das estratégias de marketing e quais estratégias de comunicação já foram adotadas para o e-commerce. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de levantamento junto aos consumidores da empresa para investigar o seu comportamento no e-commerce. O questionário foi dividido em cinco partes e buscou investigar: hábitos de compra on-line, avaliação de atributos de tomada de decisão no ambiente virtual, relação de consumo com o e-commerce da empresa, perfil do consumidor e avalição ao passar por um processo de tomada de decisão de compra no site. Após a análise, verificou-se que o perfil principal do e-commerce é o profissional de fonoaudiologia, que procura o site para adquirir produtos para serem utilizados no seu ambiente de trabalho. Além disso, esse perfil é o que mais consome em quantidade. O atributo que os consumidores do site julgam como o mais importante para a tomada de decisão no ambiente on-line e no e-commerce da Fono do Papa é a segurança (confiabilidade).application/pdfporComportamento do consumidorAtributos de valorDecisão de compraComércio eletrônicoEstratégia de marketingAnálise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139728.pdf.txt001139728.pdf.txtExtracted Texttext/plain74789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237844/2/001139728.pdf.txtd96e78b72a88ba2b954c5ea4fda48822MD52ORIGINAL001139728.pdfTexto completoapplication/pdf1545953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237844/1/001139728.pdf482f21ca33fe34dbcd94045a277bf592MD5110183/2378442022-08-05 04:42:29.810532oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237844Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-05T07:42:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerce
title Análise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerce
spellingShingle Análise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerce
Borges, Eduardo Zambonato
Comportamento do consumidor
Atributos de valor
Decisão de compra
Comércio eletrônico
Estratégia de marketing
title_short Análise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerce
title_full Análise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerce
title_fullStr Análise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerce
title_full_unstemmed Análise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerce
title_sort Análise do comportamento do consumidor de produtos fonoaudiológicos em e-commerce
author Borges, Eduardo Zambonato
author_facet Borges, Eduardo Zambonato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Eduardo Zambonato
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Cleo Schmitt
contributor_str_mv Silveira, Cleo Schmitt
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Atributos de valor
Decisão de compra
Comércio eletrônico
Estratégia de marketing
topic Comportamento do consumidor
Atributos de valor
Decisão de compra
Comércio eletrônico
Estratégia de marketing
description A internet proporciona um ambiente de possibilidades. O espaço virtual se reformula a todo instante e está em constante mudança. Em razão disso, oportuniza inúmeras novas formas de trabalho que se adaptam aos modelos e tendências do mundo atual. O comércio eletrônico está cada vez mais frequente na rotina da sociedade, modificando as nossas relações de consumo. A área da saúde está buscando novas formas de atuação, e a pandemia, além de todas as suas consequências para a coletividade, acabou acelerando esse processo. O presente estudo visou a investigar o comportamento do consumidor e os atributos mais importantes para a tomada de decisão de compra da empresa Fono do Papá, que uniu o serviço de saúde de fonoaudiologia com a geração de valor do comércio eletrônico através do ecommerce. A pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira com as sócias da empresa, para aumentar a compreensão a respeito do negócio e do mercado consumidor, assim como das estratégias de marketing e quais estratégias de comunicação já foram adotadas para o e-commerce. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de levantamento junto aos consumidores da empresa para investigar o seu comportamento no e-commerce. O questionário foi dividido em cinco partes e buscou investigar: hábitos de compra on-line, avaliação de atributos de tomada de decisão no ambiente virtual, relação de consumo com o e-commerce da empresa, perfil do consumidor e avalição ao passar por um processo de tomada de decisão de compra no site. Após a análise, verificou-se que o perfil principal do e-commerce é o profissional de fonoaudiologia, que procura o site para adquirir produtos para serem utilizados no seu ambiente de trabalho. Além disso, esse perfil é o que mais consome em quantidade. O atributo que os consumidores do site julgam como o mais importante para a tomada de decisão no ambiente on-line e no e-commerce da Fono do Papa é a segurança (confiabilidade).
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-27T04:45:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237844
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139728
url http://hdl.handle.net/10183/237844
identifier_str_mv 001139728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237844/2/001139728.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237844/1/001139728.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d96e78b72a88ba2b954c5ea4fda48822
482f21ca33fe34dbcd94045a277bf592
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447306382606336