O uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39510 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema central o uso da informática na prática pedagógica. Para desenvolver o trabalho foi relatado o ingresso no Curso do PEAD e as Interdisciplinas mais marcantes, bem como suas aprendizagens. Em seguida, há o relato do histórico de criação do Laboratório de Informática da escola de atuação do Estágio de Docência, com ênfase na sua remodelação. Por fim, apresentam-se as experiências do Estágio de Docência, apontando as dificuldades encontradas, bem como a busca de estratégias e a superação. Este trabalho visa mostrar de que forma o professor transforma-se primeiramente em orientador, que repassa aprendizagens de informática aos alunos e a partir destas, como ele auxilia na construção de conhecimentos e aprende junto com seus alunos. Assim, há um aprendizado de ambas as partes. |
id |
UFRGS-2_91ec364b00d51b1d24ae6df25893f834 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39510 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Susana Regina daPetersen, Ana Maria de Barros2012-04-24T01:21:29Z2010http://hdl.handle.net/10183/39510000825456O presente trabalho tem como tema central o uso da informática na prática pedagógica. Para desenvolver o trabalho foi relatado o ingresso no Curso do PEAD e as Interdisciplinas mais marcantes, bem como suas aprendizagens. Em seguida, há o relato do histórico de criação do Laboratório de Informática da escola de atuação do Estágio de Docência, com ênfase na sua remodelação. Por fim, apresentam-se as experiências do Estágio de Docência, apontando as dificuldades encontradas, bem como a busca de estratégias e a superação. Este trabalho visa mostrar de que forma o professor transforma-se primeiramente em orientador, que repassa aprendizagens de informática aos alunos e a partir destas, como ele auxilia na construção de conhecimentos e aprende junto com seus alunos. Assim, há um aprendizado de ambas as partes.application/pdfporInformáticaPrática pedagógicaInclusão escolarComputador na educaçãoO uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000825456.pdf.txt000825456.pdf.txtExtracted Texttext/plain34442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39510/2/000825456.pdf.txt194c9d0ab2ae7653953991f27d15edf2MD52ORIGINAL000825456.pdf000825456.pdfTexto completoapplication/pdf3329485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39510/1/000825456.pdf8137d504a3a0d97a074bd0b559b17674MD51THUMBNAIL000825456.pdf.jpg000825456.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39510/3/000825456.pdf.jpgd4968d26d39c586c20fd613069576e93MD5310183/395102018-10-10 08:16:30.798oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39510Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:16:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagens |
title |
O uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagens |
spellingShingle |
O uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagens Silva, Susana Regina da Informática Prática pedagógica Inclusão escolar Computador na educação |
title_short |
O uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagens |
title_full |
O uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagens |
title_fullStr |
O uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagens |
title_full_unstemmed |
O uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagens |
title_sort |
O uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagens |
author |
Silva, Susana Regina da |
author_facet |
Silva, Susana Regina da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Susana Regina da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Petersen, Ana Maria de Barros |
contributor_str_mv |
Petersen, Ana Maria de Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática Prática pedagógica Inclusão escolar Computador na educação |
topic |
Informática Prática pedagógica Inclusão escolar Computador na educação |
description |
O presente trabalho tem como tema central o uso da informática na prática pedagógica. Para desenvolver o trabalho foi relatado o ingresso no Curso do PEAD e as Interdisciplinas mais marcantes, bem como suas aprendizagens. Em seguida, há o relato do histórico de criação do Laboratório de Informática da escola de atuação do Estágio de Docência, com ênfase na sua remodelação. Por fim, apresentam-se as experiências do Estágio de Docência, apontando as dificuldades encontradas, bem como a busca de estratégias e a superação. Este trabalho visa mostrar de que forma o professor transforma-se primeiramente em orientador, que repassa aprendizagens de informática aos alunos e a partir destas, como ele auxilia na construção de conhecimentos e aprende junto com seus alunos. Assim, há um aprendizado de ambas as partes. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-24T01:21:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/39510 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000825456 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/39510 |
identifier_str_mv |
000825456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39510/2/000825456.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39510/1/000825456.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39510/3/000825456.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
194c9d0ab2ae7653953991f27d15edf2 8137d504a3a0d97a074bd0b559b17674 d4968d26d39c586c20fd613069576e93 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447084541673472 |