O uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Susana Regina da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39510
Resumo: O presente trabalho tem como tema central o uso da informática na prática pedagógica. Para desenvolver o trabalho foi relatado o ingresso no Curso do PEAD e as Interdisciplinas mais marcantes, bem como suas aprendizagens. Em seguida, há o relato do histórico de criação do Laboratório de Informática da escola de atuação do Estágio de Docência, com ênfase na sua remodelação. Por fim, apresentam-se as experiências do Estágio de Docência, apontando as dificuldades encontradas, bem como a busca de estratégias e a superação. Este trabalho visa mostrar de que forma o professor transforma-se primeiramente em orientador, que repassa aprendizagens de informática aos alunos e a partir destas, como ele auxilia na construção de conhecimentos e aprende junto com seus alunos. Assim, há um aprendizado de ambas as partes.
id UFRGS-2_91ec364b00d51b1d24ae6df25893f834
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39510
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Susana Regina daPetersen, Ana Maria de Barros2012-04-24T01:21:29Z2010http://hdl.handle.net/10183/39510000825456O presente trabalho tem como tema central o uso da informática na prática pedagógica. Para desenvolver o trabalho foi relatado o ingresso no Curso do PEAD e as Interdisciplinas mais marcantes, bem como suas aprendizagens. Em seguida, há o relato do histórico de criação do Laboratório de Informática da escola de atuação do Estágio de Docência, com ênfase na sua remodelação. Por fim, apresentam-se as experiências do Estágio de Docência, apontando as dificuldades encontradas, bem como a busca de estratégias e a superação. Este trabalho visa mostrar de que forma o professor transforma-se primeiramente em orientador, que repassa aprendizagens de informática aos alunos e a partir destas, como ele auxilia na construção de conhecimentos e aprende junto com seus alunos. Assim, há um aprendizado de ambas as partes.application/pdfporInformáticaPrática pedagógicaInclusão escolarComputador na educaçãoO uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000825456.pdf.txt000825456.pdf.txtExtracted Texttext/plain34442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39510/2/000825456.pdf.txt194c9d0ab2ae7653953991f27d15edf2MD52ORIGINAL000825456.pdf000825456.pdfTexto completoapplication/pdf3329485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39510/1/000825456.pdf8137d504a3a0d97a074bd0b559b17674MD51THUMBNAIL000825456.pdf.jpg000825456.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39510/3/000825456.pdf.jpgd4968d26d39c586c20fd613069576e93MD5310183/395102018-10-10 08:16:30.798oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39510Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:16:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagens
title O uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagens
spellingShingle O uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagens
Silva, Susana Regina da
Informática
Prática pedagógica
Inclusão escolar
Computador na educação
title_short O uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagens
title_full O uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagens
title_fullStr O uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagens
title_full_unstemmed O uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagens
title_sort O uso da informática na prática pedagógica : Dificuldades - consequências - aprendizagens
author Silva, Susana Regina da
author_facet Silva, Susana Regina da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Susana Regina da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Petersen, Ana Maria de Barros
contributor_str_mv Petersen, Ana Maria de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Informática
Prática pedagógica
Inclusão escolar
Computador na educação
topic Informática
Prática pedagógica
Inclusão escolar
Computador na educação
description O presente trabalho tem como tema central o uso da informática na prática pedagógica. Para desenvolver o trabalho foi relatado o ingresso no Curso do PEAD e as Interdisciplinas mais marcantes, bem como suas aprendizagens. Em seguida, há o relato do histórico de criação do Laboratório de Informática da escola de atuação do Estágio de Docência, com ênfase na sua remodelação. Por fim, apresentam-se as experiências do Estágio de Docência, apontando as dificuldades encontradas, bem como a busca de estratégias e a superação. Este trabalho visa mostrar de que forma o professor transforma-se primeiramente em orientador, que repassa aprendizagens de informática aos alunos e a partir destas, como ele auxilia na construção de conhecimentos e aprende junto com seus alunos. Assim, há um aprendizado de ambas as partes.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-24T01:21:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39510
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000825456
url http://hdl.handle.net/10183/39510
identifier_str_mv 000825456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39510/2/000825456.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39510/1/000825456.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39510/3/000825456.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 194c9d0ab2ae7653953991f27d15edf2
8137d504a3a0d97a074bd0b559b17674
d4968d26d39c586c20fd613069576e93
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447084541673472