Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271736 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da proposta de exploração de dobraduras dinâmicas que resultam em figuras geométricas, construídasem ambiente de geometria dinâmica e analisa a partir dessa exploração o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação. A investigação foi conduzidapor um experimentoprático, realizado com estudantesdo nono ano do Ensino Fundamental. A partir das atividades dinâmicas elaboradas, foi oportunizado o desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico, como a exploração, formulação e teste de conjecturas, assim como o incentivo à argumentação na EducaçãoBásica. O material foidesenvolvido em formato de livro digital no GeoGebrabook, e propõe a manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel, nos quais os alunos foram incentivados a explorar e argumentar. Utilizamos o modelo de Van Hiele de níveis de compreensão que descrevem sequencialmente características do processo de pensamento geométrico para a análise do experimento. Os resultados apontam que, com a exploração das dobraduras dinâmicas virtuais e o incentivo à argumentação, é possívelo desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico e o resgate da argumentação na Educação Básica. |
id |
UFRGS-2_92249e1342e172d42fec8afaeb6ba59c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271736 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Priscila FerreiraNotare, Márcia Rodrigues2024-02-09T05:05:52Z20232358-4122http://hdl.handle.net/10183/271736001194735Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da proposta de exploração de dobraduras dinâmicas que resultam em figuras geométricas, construídasem ambiente de geometria dinâmica e analisa a partir dessa exploração o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação. A investigação foi conduzidapor um experimentoprático, realizado com estudantesdo nono ano do Ensino Fundamental. A partir das atividades dinâmicas elaboradas, foi oportunizado o desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico, como a exploração, formulação e teste de conjecturas, assim como o incentivo à argumentação na EducaçãoBásica. O material foidesenvolvido em formato de livro digital no GeoGebrabook, e propõe a manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel, nos quais os alunos foram incentivados a explorar e argumentar. Utilizamos o modelo de Van Hiele de níveis de compreensão que descrevem sequencialmente características do processo de pensamento geométrico para a análise do experimento. Os resultados apontam que, com a exploração das dobraduras dinâmicas virtuais e o incentivo à argumentação, é possívelo desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico e o resgate da argumentação na Educação Básica.This article presents researchdeveloped from the proposal for exploring dynamic folding that result in geometric figures, constructedin an environment of dynamic geometry and analyzes the development of geometric thinking and argumentation based on the exploration of this material. The investigation was conducted by an experiment, with students in the ninth grade of elementary school. Based on the elaborated dynamic activities, it was possible to develop essential aspects of geometric thinking, such as exploration, formulation and conjecture testing, as well as encouraging argumentation in the basic school. The material was developed ina digital book format at GeoGebrabook, and proposes the manipulation of dynamic geometric objects that simulate folds on sheets of paper, in which students were encouraged to explore and argue. We used the Van Hiele model of levels of understanding that sequentially describe characteristics of the geometric thinking process for the analysis of the experiment. The results show that, with the exploration of the virtual dynamic folds and the incentive to argumentation, it is possible to develop essential aspects of geometric thought and to recover the argumentation in the basic school.application/pdfporEnsino da Matemática em Debate. São Paulo. Vol. 10, n. 3 (2023), p. 5-24Geometria dinâmicaDobraduraPensamento geométricoEducação MatemáticaDynamic geometryFoldingGeometric thinkingArgumentation in geometryMathematics educationDobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométricoDynamic folding and the development of geometric thinking info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194735.pdf.txt001194735.pdf.txtExtracted Texttext/plain44462http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271736/2/001194735.pdf.txtae01d42193423ca63c782f06064f26acMD52ORIGINAL001194735.pdfTexto completoapplication/pdf777189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271736/1/001194735.pdf8d679ffd2ed805c8df54656c21978d42MD5110183/2717362024-02-10 06:06:33.259306oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271736Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-10T08:06:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Dynamic folding and the development of geometric thinking |
title |
Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico |
spellingShingle |
Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico Silveira, Priscila Ferreira Geometria dinâmica Dobradura Pensamento geométrico Educação Matemática Dynamic geometry Folding Geometric thinking Argumentation in geometry Mathematics education |
title_short |
Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico |
title_full |
Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico |
title_fullStr |
Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico |
title_full_unstemmed |
Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico |
title_sort |
Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico |
author |
Silveira, Priscila Ferreira |
author_facet |
Silveira, Priscila Ferreira Notare, Márcia Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Notare, Márcia Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Priscila Ferreira Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria dinâmica Dobradura Pensamento geométrico Educação Matemática |
topic |
Geometria dinâmica Dobradura Pensamento geométrico Educação Matemática Dynamic geometry Folding Geometric thinking Argumentation in geometry Mathematics education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dynamic geometry Folding Geometric thinking Argumentation in geometry Mathematics education |
description |
Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da proposta de exploração de dobraduras dinâmicas que resultam em figuras geométricas, construídasem ambiente de geometria dinâmica e analisa a partir dessa exploração o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação. A investigação foi conduzidapor um experimentoprático, realizado com estudantesdo nono ano do Ensino Fundamental. A partir das atividades dinâmicas elaboradas, foi oportunizado o desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico, como a exploração, formulação e teste de conjecturas, assim como o incentivo à argumentação na EducaçãoBásica. O material foidesenvolvido em formato de livro digital no GeoGebrabook, e propõe a manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel, nos quais os alunos foram incentivados a explorar e argumentar. Utilizamos o modelo de Van Hiele de níveis de compreensão que descrevem sequencialmente características do processo de pensamento geométrico para a análise do experimento. Os resultados apontam que, com a exploração das dobraduras dinâmicas virtuais e o incentivo à argumentação, é possívelo desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico e o resgate da argumentação na Educação Básica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-09T05:05:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/271736 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2358-4122 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001194735 |
identifier_str_mv |
2358-4122 001194735 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/271736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino da Matemática em Debate. São Paulo. Vol. 10, n. 3 (2023), p. 5-24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271736/2/001194735.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271736/1/001194735.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae01d42193423ca63c782f06064f26ac 8d679ffd2ed805c8df54656c21978d42 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447852320555008 |