Alfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216917 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo analisar os artigos publicados sobre leitura e alfabetização de 1998 a 2002 em revistas consideradas de excelência na área de educação, buscando identificar questões de autoria, temáticas mais freqüentes e tendências teóricas. Entre outros dados, a análise evidenciou a maior freqüência de temas como: livros de leitura, história da leitura e da educação, a professora como leitora, letramento ou alfabetismo e políticas públicas, trabalho com crianças, a leitura e as novas tecnologias. O estudo mostra também a emergência do conceito de letramento (literacy) como importante conceito explicativo do período estudado. |
id |
UFRGS-2_9347dee55ac469ddf9a465e4c86afdd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216917 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Rosa Maria Hessel2020-12-28T04:15:20Z20040100-3143http://hdl.handle.net/10183/216917000499843O estudo tem como objetivo analisar os artigos publicados sobre leitura e alfabetização de 1998 a 2002 em revistas consideradas de excelência na área de educação, buscando identificar questões de autoria, temáticas mais freqüentes e tendências teóricas. Entre outros dados, a análise evidenciou a maior freqüência de temas como: livros de leitura, história da leitura e da educação, a professora como leitora, letramento ou alfabetismo e políticas públicas, trabalho com crianças, a leitura e as novas tecnologias. O estudo mostra também a emergência do conceito de letramento (literacy) como importante conceito explicativo do período estudado.This study aims at analyzing articles on reading and literacy published in magazines considered excellent in the field of education from 1998 to 2002, seeking to identify issues of authorship, most frequent topics and theoretical tendencies. Among other data, the analysis has shown the most frequent topics to be: reading books, history of reading and education, the female teacher as reader, literacy and public policies, experiences with children, reading and new technologies. This study also shows the emergence of concept literacy as explaining the studied period.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 163-178AlfabetizaçãoLeituraAnálise do discursoPeriódicosEnsino superiorAcademic journalsLiteracyReadingAlfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?Literacy and reading: what is the academic pedagogical journals gaze? info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000499843.pdf.txt000499843.pdf.txtExtracted Texttext/plain45427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216917/2/000499843.pdf.txt0453dda7905fbe03efd4e7156cb37db7MD52ORIGINAL000499843.pdfTexto completoapplication/pdf62039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216917/1/000499843.pdf4713c5574d1e04e76beba9001781f051MD5110183/2169172021-03-08 04:06:06.917266oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216917Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-08T07:06:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas? |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Literacy and reading: what is the academic pedagogical journals gaze? |
title |
Alfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas? |
spellingShingle |
Alfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas? Silveira, Rosa Maria Hessel Alfabetização Leitura Análise do discurso Periódicos Ensino superior Academic journals Literacy Reading |
title_short |
Alfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas? |
title_full |
Alfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas? |
title_fullStr |
Alfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas? |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas? |
title_sort |
Alfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas? |
author |
Silveira, Rosa Maria Hessel |
author_facet |
Silveira, Rosa Maria Hessel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Rosa Maria Hessel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Leitura Análise do discurso Periódicos Ensino superior |
topic |
Alfabetização Leitura Análise do discurso Periódicos Ensino superior Academic journals Literacy Reading |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Academic journals Literacy Reading |
description |
O estudo tem como objetivo analisar os artigos publicados sobre leitura e alfabetização de 1998 a 2002 em revistas consideradas de excelência na área de educação, buscando identificar questões de autoria, temáticas mais freqüentes e tendências teóricas. Entre outros dados, a análise evidenciou a maior freqüência de temas como: livros de leitura, história da leitura e da educação, a professora como leitora, letramento ou alfabetismo e políticas públicas, trabalho com crianças, a leitura e as novas tecnologias. O estudo mostra também a emergência do conceito de letramento (literacy) como importante conceito explicativo do período estudado. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-28T04:15:20Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216917 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000499843 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000499843 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 163-178 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216917/2/000499843.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216917/1/000499843.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0453dda7905fbe03efd4e7156cb37db7 4713c5574d1e04e76beba9001781f051 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447728901062656 |