Alfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Rosa Maria Hessel
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216917
Resumo: O estudo tem como objetivo analisar os artigos publicados sobre leitura e alfabetização de 1998 a 2002 em revistas consideradas de excelência na área de educação, buscando identificar questões de autoria, temáticas mais freqüentes e tendências teóricas. Entre outros dados, a análise evidenciou a maior freqüência de temas como: livros de leitura, história da leitura e da educação, a professora como leitora, letramento ou alfabetismo e políticas públicas, trabalho com crianças, a leitura e as novas tecnologias. O estudo mostra também a emergência do conceito de letramento (literacy) como importante conceito explicativo do período estudado.
id UFRGS-2_9347dee55ac469ddf9a465e4c86afdd8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216917
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Rosa Maria Hessel2020-12-28T04:15:20Z20040100-3143http://hdl.handle.net/10183/216917000499843O estudo tem como objetivo analisar os artigos publicados sobre leitura e alfabetização de 1998 a 2002 em revistas consideradas de excelência na área de educação, buscando identificar questões de autoria, temáticas mais freqüentes e tendências teóricas. Entre outros dados, a análise evidenciou a maior freqüência de temas como: livros de leitura, história da leitura e da educação, a professora como leitora, letramento ou alfabetismo e políticas públicas, trabalho com crianças, a leitura e as novas tecnologias. O estudo mostra também a emergência do conceito de letramento (literacy) como importante conceito explicativo do período estudado.This study aims at analyzing articles on reading and literacy published in magazines considered excellent in the field of education from 1998 to 2002, seeking to identify issues of authorship, most frequent topics and theoretical tendencies. Among other data, the analysis has shown the most frequent topics to be: reading books, history of reading and education, the female teacher as reader, literacy and public policies, experiences with children, reading and new technologies. This study also shows the emergence of concept literacy as explaining the studied period.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 163-178AlfabetizaçãoLeituraAnálise do discursoPeriódicosEnsino superiorAcademic journalsLiteracyReadingAlfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?Literacy and reading: what is the academic pedagogical journals gaze? info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000499843.pdf.txt000499843.pdf.txtExtracted Texttext/plain45427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216917/2/000499843.pdf.txt0453dda7905fbe03efd4e7156cb37db7MD52ORIGINAL000499843.pdfTexto completoapplication/pdf62039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216917/1/000499843.pdf4713c5574d1e04e76beba9001781f051MD5110183/2169172021-03-08 04:06:06.917266oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216917Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-08T07:06:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Literacy and reading: what is the academic pedagogical journals gaze?
title Alfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?
spellingShingle Alfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?
Silveira, Rosa Maria Hessel
Alfabetização
Leitura
Análise do discurso
Periódicos
Ensino superior
Academic journals
Literacy
Reading
title_short Alfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?
title_full Alfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?
title_fullStr Alfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?
title_full_unstemmed Alfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?
title_sort Alfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?
author Silveira, Rosa Maria Hessel
author_facet Silveira, Rosa Maria Hessel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Rosa Maria Hessel
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Leitura
Análise do discurso
Periódicos
Ensino superior
topic Alfabetização
Leitura
Análise do discurso
Periódicos
Ensino superior
Academic journals
Literacy
Reading
dc.subject.eng.fl_str_mv Academic journals
Literacy
Reading
description O estudo tem como objetivo analisar os artigos publicados sobre leitura e alfabetização de 1998 a 2002 em revistas consideradas de excelência na área de educação, buscando identificar questões de autoria, temáticas mais freqüentes e tendências teóricas. Entre outros dados, a análise evidenciou a maior freqüência de temas como: livros de leitura, história da leitura e da educação, a professora como leitora, letramento ou alfabetismo e políticas públicas, trabalho com crianças, a leitura e as novas tecnologias. O estudo mostra também a emergência do conceito de letramento (literacy) como importante conceito explicativo do período estudado.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-28T04:15:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216917
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000499843
identifier_str_mv 0100-3143
000499843
url http://hdl.handle.net/10183/216917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 163-178
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216917/2/000499843.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216917/1/000499843.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0453dda7905fbe03efd4e7156cb37db7
4713c5574d1e04e76beba9001781f051
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225005524058112