Álgebra elementar : do verbal ao simbólico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77253 |
Resumo: | O presente trabalho expõe uma proposta de ensino para a introdução da álgebra elementar no ensino fundamental que visa à compreensão, por parte dos alunos, da necessidade da linguagem algébrica utilizando, inicialmente, a língua materna. Elaboramos esta proposta após um estudo teórico sobre as aproximações existentes entre a língua materna e a matemática, sobre as dificuldades mais frequentes entre os alunos e sobre a evolução histórica da notação algébrica. Para uma melhor compreensão do tema, também definimos o que chamaremos de ensino, comunicação, linguagem, língua, álgebra, pensamento algébrico e linguagem algébrica. A motivação para escrever sobre o presente tema surgiu por acreditarmos que a linguagem algébrica, utilizada pelo professor no ensino básico, pode estar sendo incompreensível para os alunos e a álgebra pode estar lhes parecendo um conteúdo inútil. Supondo que estas situações podem ser advindas de uma falta de entendimento de aplicações práticas da álgebra e do motivo de se utilizar letras na matemática, a proposta de ensino, aqui apresentada, procura usar a língua materna dos alunos em soluções de situações problema para mostrar-lhes a necessidade da álgebra e da linguagem algébrica. |
id |
UFRGS-2_9393305fb3ad7bb326ef959875003914 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77253 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Andressa dos SantosSant'Ana, Marilaine de Fraga2013-08-22T01:45:23Z2013http://hdl.handle.net/10183/77253000895783O presente trabalho expõe uma proposta de ensino para a introdução da álgebra elementar no ensino fundamental que visa à compreensão, por parte dos alunos, da necessidade da linguagem algébrica utilizando, inicialmente, a língua materna. Elaboramos esta proposta após um estudo teórico sobre as aproximações existentes entre a língua materna e a matemática, sobre as dificuldades mais frequentes entre os alunos e sobre a evolução histórica da notação algébrica. Para uma melhor compreensão do tema, também definimos o que chamaremos de ensino, comunicação, linguagem, língua, álgebra, pensamento algébrico e linguagem algébrica. A motivação para escrever sobre o presente tema surgiu por acreditarmos que a linguagem algébrica, utilizada pelo professor no ensino básico, pode estar sendo incompreensível para os alunos e a álgebra pode estar lhes parecendo um conteúdo inútil. Supondo que estas situações podem ser advindas de uma falta de entendimento de aplicações práticas da álgebra e do motivo de se utilizar letras na matemática, a proposta de ensino, aqui apresentada, procura usar a língua materna dos alunos em soluções de situações problema para mostrar-lhes a necessidade da álgebra e da linguagem algébrica.This paper presents a teaching proposal for the introduction of elementary algebra in the middle school which aims the students' understanding of the necessity of algebraic language using, initially, the native language. We developed this proposal after a theoretical study about the existent approaches between the native language and mathematics, about the most frequent difficulties among students and about the historical evolution of algebraic notation. For a better understanding of the issue, we also defined what we’ll call as teaching, communication, speech, language, algebra, algebraic thinking and algebraic language. The motivation to write about this subject arose because we believe that algebraic language, which is used by the teacher in elementary and high school, may be incomprehensible to the students, and algebra may be like a useless content to them. Assuming that these conditions may be coming from a lack of understanding of algebra practical applications and from the reason of using letters in mathematics, the teaching proposal presented here seeks to use the students’ native language in solutions for problem-situations to show them the necessity of algebra and of algebraic language.application/pdfporMetodologia do ensinoAlgebra elementarEnsino : MatematicaElementary algebraElementary and high schoolTeaching methodologyAlgebraic languageNative languageÁlgebra elementar : do verbal ao simbólicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895783.pdf000895783.pdfTexto completoapplication/pdf2939203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77253/1/000895783.pdf47ebcfa278043060967d4e3cb3eee757MD51TEXT000895783.pdf.txt000895783.pdf.txtExtracted Texttext/plain160328http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77253/2/000895783.pdf.txte1e4452e5ef33bc0eb48474af0b80086MD52THUMBNAIL000895783.pdf.jpg000895783.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77253/3/000895783.pdf.jpgbe84a09ddc0bbb40bafad646bfa23520MD5310183/772532018-10-17 07:26:39.248oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77253Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:26:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Álgebra elementar : do verbal ao simbólico |
title |
Álgebra elementar : do verbal ao simbólico |
spellingShingle |
Álgebra elementar : do verbal ao simbólico Ferreira, Andressa dos Santos Metodologia do ensino Algebra elementar Ensino : Matematica Elementary algebra Elementary and high school Teaching methodology Algebraic language Native language |
title_short |
Álgebra elementar : do verbal ao simbólico |
title_full |
Álgebra elementar : do verbal ao simbólico |
title_fullStr |
Álgebra elementar : do verbal ao simbólico |
title_full_unstemmed |
Álgebra elementar : do verbal ao simbólico |
title_sort |
Álgebra elementar : do verbal ao simbólico |
author |
Ferreira, Andressa dos Santos |
author_facet |
Ferreira, Andressa dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Andressa dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
contributor_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia do ensino Algebra elementar Ensino : Matematica |
topic |
Metodologia do ensino Algebra elementar Ensino : Matematica Elementary algebra Elementary and high school Teaching methodology Algebraic language Native language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Elementary algebra Elementary and high school Teaching methodology Algebraic language Native language |
description |
O presente trabalho expõe uma proposta de ensino para a introdução da álgebra elementar no ensino fundamental que visa à compreensão, por parte dos alunos, da necessidade da linguagem algébrica utilizando, inicialmente, a língua materna. Elaboramos esta proposta após um estudo teórico sobre as aproximações existentes entre a língua materna e a matemática, sobre as dificuldades mais frequentes entre os alunos e sobre a evolução histórica da notação algébrica. Para uma melhor compreensão do tema, também definimos o que chamaremos de ensino, comunicação, linguagem, língua, álgebra, pensamento algébrico e linguagem algébrica. A motivação para escrever sobre o presente tema surgiu por acreditarmos que a linguagem algébrica, utilizada pelo professor no ensino básico, pode estar sendo incompreensível para os alunos e a álgebra pode estar lhes parecendo um conteúdo inútil. Supondo que estas situações podem ser advindas de uma falta de entendimento de aplicações práticas da álgebra e do motivo de se utilizar letras na matemática, a proposta de ensino, aqui apresentada, procura usar a língua materna dos alunos em soluções de situações problema para mostrar-lhes a necessidade da álgebra e da linguagem algébrica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-22T01:45:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77253 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000895783 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77253 |
identifier_str_mv |
000895783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77253/1/000895783.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77253/2/000895783.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77253/3/000895783.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
47ebcfa278043060967d4e3cb3eee757 e1e4452e5ef33bc0eb48474af0b80086 be84a09ddc0bbb40bafad646bfa23520 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224450745565184 |