Crise de imagem na maior fintech da América Latina : uma análise da percepção da imagem institucional do Nubank após sua principal liderança ser acusada de racismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Gabriel Lemme
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229828
Resumo: O tema deste trabalho abrange a análise da situação de crise de imagem envolvendo a empresa Nubank após a declaração de uma das cofundadoras da empresa, a brasileira Cristina Junqueira, acusada de racismo, devido a declarações pronunciadas na entrevista exibida na TV Cultura dia 19 de outubro de 2020, durante o programa Roda Viva. O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar o posicionamento do Nubank na crise envolvendo declarações racistas de uma de suas CEOs, especialmente quanto às estratégias de comunicação adotadas. Quanto aos objetivos específicos, esta pesquisa busca avaliar as transformações internas no Nubank, do ponto de vista de políticas de recursos humanos e ações afirmativas antiracistas, e relacionar as teorias relativas ao plano de prevenção e gestão de crise com as ações tomadas pelo Nubank durante a crise e na fase de pós-crise. O estudo de caso está embasado no metodologia de análise de conteúdo dos materiais sensíveis ao tema. Os principais resultados obtidos se dão a partir da análise das características e tipificação da crise, comunicação organizacional frente à crise e ações de comunicação adotadas e minimização da crise. Pode-se concluir que a resposta organizacional à crise foi efetiva em minimizar a longevidade dos seus impactos negativos no relacionamento com os stakeholders. No entanto, vide à atribuição de responsabilidade da crise indissociável da organização, as reações emocionais daqueles públicos que possuem vínculos afetivos com o movimento antirracista ou representam a população negra podem fazer com que a reputação e imagem organizacional percebida esteja permanentemente comprometida após esta situação de crise. Apesar disso, contemplando outras parcelas dos stakeholders do Nubank, foram assertivas as ações adotadas pela organização para expressar uma mudança de posicionamento organizacional marcante, buscar maior alinhamento dos valores do Nubank à prática profissional, promover o amadurecimento institucional fundamental para a prevenção de crises semelhantes e executar estratégias de responsabilidade social corporativa e diversidade racial mais relevantes no enfrentamento do racismo institucional.
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O estudo de caso está embasado no metodologia de análise de conteúdo dos materiais sensíveis ao tema. Os principais resultados obtidos se dão a partir da análise das características e tipificação da crise, comunicação organizacional frente à crise e ações de comunicação adotadas e minimização da crise. Pode-se concluir que a resposta organizacional à crise foi efetiva em minimizar a longevidade dos seus impactos negativos no relacionamento com os stakeholders. No entanto, vide à atribuição de responsabilidade da crise indissociável da organização, as reações emocionais daqueles públicos que possuem vínculos afetivos com o movimento antirracista ou representam a população negra podem fazer com que a reputação e imagem organizacional percebida esteja permanentemente comprometida após esta situação de crise. Apesar disso, contemplando outras parcelas dos stakeholders do Nubank, foram assertivas as ações adotadas pela organização para expressar uma mudança de posicionamento organizacional marcante, buscar maior alinhamento dos valores do Nubank à prática profissional, promover o amadurecimento institucional fundamental para a prevenção de crises semelhantes e executar estratégias de responsabilidade social corporativa e diversidade racial mais relevantes no enfrentamento do racismo institucional.The theme of this work covers the analysis of the image crisis situation involving the company Nubank after a statement by one of the company's co-founders, the Brazilian Cristina Junqueira, who was accused of racism after an interview shown on TV Cultura on October 19, 2020, during the Roda Viva program. The general objective of this work is to analyze Nubank's position in the crisis involving racist statements from one of its CEOs, especially regarding the communication strategies adopted. As for the specific objectives, this research seeks to evaluate the internal transformations in Nubank, from the point of view of human resources policies and anti-racist affirmative actions, and to relate the theories related to the crisis prevention and management plan with the actions taken by Nubank during the crisis and in the post-crisis phase. The methodology used was exploratory research, based on bibliographic and documentary surveys to support the home study through content analysis of materials related to the theme. The main results obtained are based on the analysis of the characteristics and typification of the crisis, organizational communication in the face of the crisis and communication actions adopted and minimizing the crisis. It can be concluded that the organizational response to the crisis was effective in minimizing the longevity of its negative impacts on the relationship with stakeholders. However, see the attribution of responsibility for the organization's inseparable crisis, the emotional reactions of those audiences who have affective ties to the anti-racist movement or represent the black population can cause the perceived organizational image and reputation to be permanently compromised after this crisis situation . Despite this, considering other portions of Nubank's stakeholders, the actions taken by the organization to express a marked change in organizational positioning, seeking greater alignment of Nubank's values with professional practice, promoting the institutional maturity fundamental for the prevention of similar crises and execute strategies of corporate social responsibility and racial diversity that are most relevant in the fight against institutional racism.application/pdfporGestão de marcasGerenciamento de crisesRacismoCrisis managementRacismNubankCrise de imagem na maior fintech da América Latina : uma análise da percepção da imagem institucional do Nubank após sua principal liderança ser acusada de racismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131384.pdf.txt001131384.pdf.txtExtracted Texttext/plain166790http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229828/2/001131384.pdf.txte1b81cdb320bfc8c22c446bc8746ed3cMD52ORIGINAL001131384.pdfTexto completoapplication/pdf2125786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229828/1/001131384.pdffed840648be3541760b61dd31d9f2444MD5110183/2298282021-09-19 04:25:49.927215oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229828Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:25:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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