Principais motivos pelos quais os clientes optam pelo Banco do Brasil S.A., agência de Braço do Norte (SC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/14219 |
Resumo: | Tendo em vista a crescente adesão do setor bancário ao marketing de relacionamento, o presente trabalho teve por objetivo conhecer as dimensões do relacionamento percebidas pelos clientes da agência do Banco do Brasil S.A. de Braço do Norte (SC), e analisar quais variáveis que mais influenciam na decisão de permanecerem como parceiros da instituição. Para tal foi feita uma pesquisa exploratória objetivando levantar as variáveis envolvidas e uma posterior pesquisa survey, com uma amostra de 116 clientes, num universo de aproximadamente 3.200. A análise foi direcionada por segmentos como, carteira, profissão e sexo, além do cômpito geral. Os dados indicam que tais clientes valorizam sobremaneira, a segurança e a confiança na instituição e apontam ainda como principais motivos, o limite de crédito, a taxa de juros e o crédito agrícola. Variáveis como pontos de atendimento, canais alternativos, atendimento prestado, segurança transmitida por funcionários, produtos e serviços oferecidos pela instituição, também mereceram destaque. Por outro lado, tarifas, rapidez e horário de atendimento, foram variáveis elencadas com grau elevado de importância, mas devido ao banco estar muito aquém do esperado, na percepção dos clientes, não foram apontados como motivos de suas parcerias. Ações para melhorias na perspectiva relacional, passam por implicações gerenciais, que de posse dos dados, poderão ser direcionadas para melhores resultados. |
id |
UFRGS-2_9433439aee6e4f2da213d47e102ac9c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14219 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Margotti, VolneiLund, Luiz Carlos Ritter2008-10-03T04:12:56Z2007http://hdl.handle.net/10183/14219000649517Tendo em vista a crescente adesão do setor bancário ao marketing de relacionamento, o presente trabalho teve por objetivo conhecer as dimensões do relacionamento percebidas pelos clientes da agência do Banco do Brasil S.A. de Braço do Norte (SC), e analisar quais variáveis que mais influenciam na decisão de permanecerem como parceiros da instituição. Para tal foi feita uma pesquisa exploratória objetivando levantar as variáveis envolvidas e uma posterior pesquisa survey, com uma amostra de 116 clientes, num universo de aproximadamente 3.200. A análise foi direcionada por segmentos como, carteira, profissão e sexo, além do cômpito geral. Os dados indicam que tais clientes valorizam sobremaneira, a segurança e a confiança na instituição e apontam ainda como principais motivos, o limite de crédito, a taxa de juros e o crédito agrícola. Variáveis como pontos de atendimento, canais alternativos, atendimento prestado, segurança transmitida por funcionários, produtos e serviços oferecidos pela instituição, também mereceram destaque. Por outro lado, tarifas, rapidez e horário de atendimento, foram variáveis elencadas com grau elevado de importância, mas devido ao banco estar muito aquém do esperado, na percepção dos clientes, não foram apontados como motivos de suas parcerias. Ações para melhorias na perspectiva relacional, passam por implicações gerenciais, que de posse dos dados, poderão ser direcionadas para melhores resultados.application/pdfporMarketing bancarioMarketing de relacionamentoBanco do Brasil.Servicos : Cliente : Atendimento ao publico : MarketingPrincipais motivos pelos quais os clientes optam pelo Banco do Brasil S.A., agência de Braço do Norte (SC)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000649517.pdf.txt000649517.pdf.txtExtracted Texttext/plain80849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14219/2/000649517.pdf.txta0105fc4430f779bd1562c50c9493c48MD52ORIGINAL000649517.pdf000649517.pdfTexto completoapplication/pdf343094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14219/1/000649517.pdf75c91e03436e70a790db53ee983aa909MD51THUMBNAIL000649517.pdf.jpg000649517.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14219/3/000649517.pdf.jpgccb42d18c9bdd1074f75c7b475801678MD5310183/142192018-10-05 09:00:59.925oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14219Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T12:00:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Principais motivos pelos quais os clientes optam pelo Banco do Brasil S.A., agência de Braço do Norte (SC) |
title |
Principais motivos pelos quais os clientes optam pelo Banco do Brasil S.A., agência de Braço do Norte (SC) |
spellingShingle |
Principais motivos pelos quais os clientes optam pelo Banco do Brasil S.A., agência de Braço do Norte (SC) Margotti, Volnei Marketing bancario Marketing de relacionamento Banco do Brasil. Servicos : Cliente : Atendimento ao publico : Marketing |
title_short |
Principais motivos pelos quais os clientes optam pelo Banco do Brasil S.A., agência de Braço do Norte (SC) |
title_full |
Principais motivos pelos quais os clientes optam pelo Banco do Brasil S.A., agência de Braço do Norte (SC) |
title_fullStr |
Principais motivos pelos quais os clientes optam pelo Banco do Brasil S.A., agência de Braço do Norte (SC) |
title_full_unstemmed |
Principais motivos pelos quais os clientes optam pelo Banco do Brasil S.A., agência de Braço do Norte (SC) |
title_sort |
Principais motivos pelos quais os clientes optam pelo Banco do Brasil S.A., agência de Braço do Norte (SC) |
author |
Margotti, Volnei |
author_facet |
Margotti, Volnei |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Margotti, Volnei |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lund, Luiz Carlos Ritter |
contributor_str_mv |
Lund, Luiz Carlos Ritter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing bancario Marketing de relacionamento Banco do Brasil. Servicos : Cliente : Atendimento ao publico : Marketing |
topic |
Marketing bancario Marketing de relacionamento Banco do Brasil. Servicos : Cliente : Atendimento ao publico : Marketing |
description |
Tendo em vista a crescente adesão do setor bancário ao marketing de relacionamento, o presente trabalho teve por objetivo conhecer as dimensões do relacionamento percebidas pelos clientes da agência do Banco do Brasil S.A. de Braço do Norte (SC), e analisar quais variáveis que mais influenciam na decisão de permanecerem como parceiros da instituição. Para tal foi feita uma pesquisa exploratória objetivando levantar as variáveis envolvidas e uma posterior pesquisa survey, com uma amostra de 116 clientes, num universo de aproximadamente 3.200. A análise foi direcionada por segmentos como, carteira, profissão e sexo, além do cômpito geral. Os dados indicam que tais clientes valorizam sobremaneira, a segurança e a confiança na instituição e apontam ainda como principais motivos, o limite de crédito, a taxa de juros e o crédito agrícola. Variáveis como pontos de atendimento, canais alternativos, atendimento prestado, segurança transmitida por funcionários, produtos e serviços oferecidos pela instituição, também mereceram destaque. Por outro lado, tarifas, rapidez e horário de atendimento, foram variáveis elencadas com grau elevado de importância, mas devido ao banco estar muito aquém do esperado, na percepção dos clientes, não foram apontados como motivos de suas parcerias. Ações para melhorias na perspectiva relacional, passam por implicações gerenciais, que de posse dos dados, poderão ser direcionadas para melhores resultados. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-10-03T04:12:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/14219 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000649517 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/14219 |
identifier_str_mv |
000649517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14219/2/000649517.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14219/1/000649517.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14219/3/000649517.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a0105fc4430f779bd1562c50c9493c48 75c91e03436e70a790db53ee983aa909 ccb42d18c9bdd1074f75c7b475801678 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224383763578880 |