Jogos para um ensino escolar lúdico de sociologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255356 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a analisar a utilização de jogos no ensino de sociologia no ensino médio brasileiro. Para tal, foi feita a leitura de artigos que relatam experiências com jogos em sala de aula e entrevistas com três produtores de jogos de sociologia. Assim, a análise dessas experiências ajudou a compreender as motivações dos criadores de jogos para o ensino de Sociologia e suas percepções sobre a aplicação desses recursos didáticos e como os alunos reagem a esse método de ensino mais lúdico e como essas ferramentas podem auxiliar o professor em sala de aula, além de compreender algumas possíveis limitações. |
id |
UFRGS-2_94decff8fdd6a1ff12f97db9d9c2fa57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255356 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Pedro Bettim deMocelin, Daniel Gustavo2023-03-04T03:28:05Z2022http://hdl.handle.net/10183/255356001163055Este trabalho se propõe a analisar a utilização de jogos no ensino de sociologia no ensino médio brasileiro. Para tal, foi feita a leitura de artigos que relatam experiências com jogos em sala de aula e entrevistas com três produtores de jogos de sociologia. Assim, a análise dessas experiências ajudou a compreender as motivações dos criadores de jogos para o ensino de Sociologia e suas percepções sobre a aplicação desses recursos didáticos e como os alunos reagem a esse método de ensino mais lúdico e como essas ferramentas podem auxiliar o professor em sala de aula, além de compreender algumas possíveis limitações.This work proposes to analyze the use of games in the teaching of sociology in the brazilian high school. To this end, articles that report experiences with games in the classroom were read and interviews with three producers of sociology games. Thus, the analysis of theses experiences helped to understand the motivations of the creators of games for the teaching of sociology and their perception about the application of these didactic resources and how their students react to this ludic teaching methods and how these tools can help the teacher in the classroom, in addition to understanding some possible limitations.application/pdfporEnsino de sociologiaEnsino médioRecursos didáticosLudicidadeJogos educativosEnsino de sociologiaPrática docenteSociology teachingGamesHigh SchoolDidaticTeaching practiceLudic teachingJogos para um ensino escolar lúdico de sociologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-R2022Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163055.pdf.txt001163055.pdf.txtExtracted Texttext/plain222463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255356/2/001163055.pdf.txt491d1b2da2502c5916514faa3512f643MD52ORIGINAL001163055.pdfTexto completoapplication/pdf1202398http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255356/1/001163055.pdf1ccd73e8da85eca4b6426b6296d26264MD5110183/2553562023-03-05 03:23:35.74163oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255356Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-05T06:23:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos para um ensino escolar lúdico de sociologia |
title |
Jogos para um ensino escolar lúdico de sociologia |
spellingShingle |
Jogos para um ensino escolar lúdico de sociologia Almeida, Pedro Bettim de Ensino de sociologia Ensino médio Recursos didáticos Ludicidade Jogos educativos Ensino de sociologia Prática docente Sociology teaching Games High School Didatic Teaching practice Ludic teaching |
title_short |
Jogos para um ensino escolar lúdico de sociologia |
title_full |
Jogos para um ensino escolar lúdico de sociologia |
title_fullStr |
Jogos para um ensino escolar lúdico de sociologia |
title_full_unstemmed |
Jogos para um ensino escolar lúdico de sociologia |
title_sort |
Jogos para um ensino escolar lúdico de sociologia |
author |
Almeida, Pedro Bettim de |
author_facet |
Almeida, Pedro Bettim de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Pedro Bettim de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mocelin, Daniel Gustavo |
contributor_str_mv |
Mocelin, Daniel Gustavo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de sociologia Ensino médio Recursos didáticos Ludicidade Jogos educativos Ensino de sociologia Prática docente |
topic |
Ensino de sociologia Ensino médio Recursos didáticos Ludicidade Jogos educativos Ensino de sociologia Prática docente Sociology teaching Games High School Didatic Teaching practice Ludic teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sociology teaching Games High School Didatic Teaching practice Ludic teaching |
description |
Este trabalho se propõe a analisar a utilização de jogos no ensino de sociologia no ensino médio brasileiro. Para tal, foi feita a leitura de artigos que relatam experiências com jogos em sala de aula e entrevistas com três produtores de jogos de sociologia. Assim, a análise dessas experiências ajudou a compreender as motivações dos criadores de jogos para o ensino de Sociologia e suas percepções sobre a aplicação desses recursos didáticos e como os alunos reagem a esse método de ensino mais lúdico e como essas ferramentas podem auxiliar o professor em sala de aula, além de compreender algumas possíveis limitações. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-04T03:28:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255356 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001163055 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255356 |
identifier_str_mv |
001163055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255356/2/001163055.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255356/1/001163055.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
491d1b2da2502c5916514faa3512f643 1ccd73e8da85eca4b6426b6296d26264 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447332842373120 |