Jogos para um ensino escolar lúdico de sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Pedro Bettim de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255356
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar a utilização de jogos no ensino de sociologia no ensino médio brasileiro. Para tal, foi feita a leitura de artigos que relatam experiências com jogos em sala de aula e entrevistas com três produtores de jogos de sociologia. Assim, a análise dessas experiências ajudou a compreender as motivações dos criadores de jogos para o ensino de Sociologia e suas percepções sobre a aplicação desses recursos didáticos e como os alunos reagem a esse método de ensino mais lúdico e como essas ferramentas podem auxiliar o professor em sala de aula, além de compreender algumas possíveis limitações.
id UFRGS-2_94decff8fdd6a1ff12f97db9d9c2fa57
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255356
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Almeida, Pedro Bettim deMocelin, Daniel Gustavo2023-03-04T03:28:05Z2022http://hdl.handle.net/10183/255356001163055Este trabalho se propõe a analisar a utilização de jogos no ensino de sociologia no ensino médio brasileiro. Para tal, foi feita a leitura de artigos que relatam experiências com jogos em sala de aula e entrevistas com três produtores de jogos de sociologia. Assim, a análise dessas experiências ajudou a compreender as motivações dos criadores de jogos para o ensino de Sociologia e suas percepções sobre a aplicação desses recursos didáticos e como os alunos reagem a esse método de ensino mais lúdico e como essas ferramentas podem auxiliar o professor em sala de aula, além de compreender algumas possíveis limitações.This work proposes to analyze the use of games in the teaching of sociology in the brazilian high school. To this end, articles that report experiences with games in the classroom were read and interviews with three producers of sociology games. Thus, the analysis of theses experiences helped to understand the motivations of the creators of games for the teaching of sociology and their perception about the application of these didactic resources and how their students react to this ludic teaching methods and how these tools can help the teacher in the classroom, in addition to understanding some possible limitations.application/pdfporEnsino de sociologiaEnsino médioRecursos didáticosLudicidadeJogos educativosEnsino de sociologiaPrática docenteSociology teachingGamesHigh SchoolDidaticTeaching practiceLudic teachingJogos para um ensino escolar lúdico de sociologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-R2022Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163055.pdf.txt001163055.pdf.txtExtracted Texttext/plain222463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255356/2/001163055.pdf.txt491d1b2da2502c5916514faa3512f643MD52ORIGINAL001163055.pdfTexto completoapplication/pdf1202398http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255356/1/001163055.pdf1ccd73e8da85eca4b6426b6296d26264MD5110183/2553562023-03-05 03:23:35.74163oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255356Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-05T06:23:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos para um ensino escolar lúdico de sociologia
title Jogos para um ensino escolar lúdico de sociologia
spellingShingle Jogos para um ensino escolar lúdico de sociologia
Almeida, Pedro Bettim de
Ensino de sociologia
Ensino médio
Recursos didáticos
Ludicidade
Jogos educativos
Ensino de sociologia
Prática docente
Sociology teaching
Games
High School
Didatic
Teaching practice
Ludic teaching
title_short Jogos para um ensino escolar lúdico de sociologia
title_full Jogos para um ensino escolar lúdico de sociologia
title_fullStr Jogos para um ensino escolar lúdico de sociologia
title_full_unstemmed Jogos para um ensino escolar lúdico de sociologia
title_sort Jogos para um ensino escolar lúdico de sociologia
author Almeida, Pedro Bettim de
author_facet Almeida, Pedro Bettim de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Pedro Bettim de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mocelin, Daniel Gustavo
contributor_str_mv Mocelin, Daniel Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Ensino médio
Recursos didáticos
Ludicidade
Jogos educativos
Ensino de sociologia
Prática docente
topic Ensino de sociologia
Ensino médio
Recursos didáticos
Ludicidade
Jogos educativos
Ensino de sociologia
Prática docente
Sociology teaching
Games
High School
Didatic
Teaching practice
Ludic teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Sociology teaching
Games
High School
Didatic
Teaching practice
Ludic teaching
description Este trabalho se propõe a analisar a utilização de jogos no ensino de sociologia no ensino médio brasileiro. Para tal, foi feita a leitura de artigos que relatam experiências com jogos em sala de aula e entrevistas com três produtores de jogos de sociologia. Assim, a análise dessas experiências ajudou a compreender as motivações dos criadores de jogos para o ensino de Sociologia e suas percepções sobre a aplicação desses recursos didáticos e como os alunos reagem a esse método de ensino mais lúdico e como essas ferramentas podem auxiliar o professor em sala de aula, além de compreender algumas possíveis limitações.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-04T03:28:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255356
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001163055
url http://hdl.handle.net/10183/255356
identifier_str_mv 001163055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255356/2/001163055.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255356/1/001163055.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 491d1b2da2502c5916514faa3512f643
1ccd73e8da85eca4b6426b6296d26264
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447332842373120