Transformative learning for sustainability practices in management and education for sustainable development : a meta-synthesis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Laís Viera
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mello, Samuel Ferreira de, Silva, Tania Nunes da, Pedrozo, Eugenio Avila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/247270
Resumo: Objetivo:Este estudo tem como objetivo analisar como a teoria da aprendizagem transformadora (AT) tem contribuído para as práticas de sustentabilidade na gestão e para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e que tipo de estratégias podem direcionar as práticas futuras na área.Método: Foi realizado um estudo exploratório e indutivo para sintetizar estudos de caso qualitativos primários. Após a triagem de 241 artigos obtidos da base de dados Web of Science, identificamos 13 artigos empíricos que abordam a teoria da AT e a sustentabilidade. Na sequência, foi realizada uma metassíntese desses estudos de caso qualitativos com base nas principais características da AT.Resultados e conclusões: Foram elaboradas seis proposições teóricas, mostrando que a AT tem contribuído para a sustentabilidade por meio de alguns fatores influentes no processo, nas condições e nos resultados. Além disso, com base nessas dimensões, o estudo fornece algumas estratégias para práticas futuras.Implicações da pesquisa: Os resultados deste estudo possuem contribuições teóricas e práticas que podem direcionar políticas e práticas organizacionais e educacionais.Originalidade/valor: Sustentabilidade e EDS são temas atuais na academia em prol do avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No entanto, existe uma lacuna de estudos sobre o desenvolvimento de estratégias teóricas para práticas de sustentabilidade em gestão e EDS a partir de uma abordagem de aprendizagem transformadora. Assim, este estudo trouxe uma reflexão sobre o tema.
id UFRGS-2_952fb9ee416a92c0acd8beb264266a72
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247270
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Trevisan, Laís VieraMello, Samuel Ferreira deSilva, Tania Nunes daPedrozo, Eugenio Avila2022-08-18T04:47:11Z20221981-982Xhttp://hdl.handle.net/10183/247270001146409Objetivo:Este estudo tem como objetivo analisar como a teoria da aprendizagem transformadora (AT) tem contribuído para as práticas de sustentabilidade na gestão e para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e que tipo de estratégias podem direcionar as práticas futuras na área.Método: Foi realizado um estudo exploratório e indutivo para sintetizar estudos de caso qualitativos primários. Após a triagem de 241 artigos obtidos da base de dados Web of Science, identificamos 13 artigos empíricos que abordam a teoria da AT e a sustentabilidade. Na sequência, foi realizada uma metassíntese desses estudos de caso qualitativos com base nas principais características da AT.Resultados e conclusões: Foram elaboradas seis proposições teóricas, mostrando que a AT tem contribuído para a sustentabilidade por meio de alguns fatores influentes no processo, nas condições e nos resultados. Além disso, com base nessas dimensões, o estudo fornece algumas estratégias para práticas futuras.Implicações da pesquisa: Os resultados deste estudo possuem contribuições teóricas e práticas que podem direcionar políticas e práticas organizacionais e educacionais.Originalidade/valor: Sustentabilidade e EDS são temas atuais na academia em prol do avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No entanto, existe uma lacuna de estudos sobre o desenvolvimento de estratégias teóricas para práticas de sustentabilidade em gestão e EDS a partir de uma abordagem de aprendizagem transformadora. Assim, este estudo trouxe uma reflexão sobre o tema.Purpose:This study aims to analyze how transformative learning (TL) theory has contributed to sustainability practices in management and Education for Sustainable Development (ESD) and what kind of strategies can direct future practices in the field.Method/design/approach:An exploratory and inductive study to synthetize primary qualitative case studies was conducted. After screening 241 articles extracted from the Web of Science database, we identified 13 empirical papers highlighting TL theory and sustainability. Then, a meta-synthesis of these qualitative case studies was conducted based on the key characteristics of TL.Results and conclusion:Six theoretical propositions were elaborated, showing that the TL theory has contributed to sustainability through some influential factors on process, conditions, and results. In addition, based on these dimensions, the study provides some strategies forfuture practices.Research implications:The findings of this study have both theoretical and practical contributions, which can direct organizational and educational politics and practices. Originality/value:Sustainability and ESD are current topics in the academy in favor of the Sustainable Development Goals (SDGs). However, there is a lack of studies on the development of theoretical strategies towards sustainability practices in management and ESD from a transformative learning TL approach. Thus, this study shed more light on the topic.application/pdfengRevista de gestão social e ambiental. São Paulo. Vol. 16, no. 2 (2022), p. 1-17Teoria da aprendizagemDesenvolvimento sustentávelSustentabilidadeTransformative learning theorySustainabilityMeta-synthesisEducation for sustainable developmentTransformative learning for sustainability practices in management and education for sustainable development : a meta-synthesisAprendizagem transformadora para práticas de sustentabilidade em gestão e educação para o desenvolvimento sustentável : uma meta-sínteseinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146409.pdf.txt001146409.pdf.txtExtracted Texttext/plain58914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247270/2/001146409.pdf.txt1c2f689d05b9e659f14b5ba246be8e96MD52ORIGINAL001146409.pdfTexto completo (inglês)application/pdf406141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247270/1/001146409.pdf14ac1442af73396b7aa90b6ea69a5f9bMD5110183/2472702022-09-28 04:39:11.355896oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247270Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-28T07:39:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transformative learning for sustainability practices in management and education for sustainable development : a meta-synthesis
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Aprendizagem transformadora para práticas de sustentabilidade em gestão e educação para o desenvolvimento sustentável : uma meta-síntese
title Transformative learning for sustainability practices in management and education for sustainable development : a meta-synthesis
spellingShingle Transformative learning for sustainability practices in management and education for sustainable development : a meta-synthesis
Trevisan, Laís Viera
Teoria da aprendizagem
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Transformative learning theory
Sustainability
Meta-synthesis
Education for sustainable development
title_short Transformative learning for sustainability practices in management and education for sustainable development : a meta-synthesis
title_full Transformative learning for sustainability practices in management and education for sustainable development : a meta-synthesis
title_fullStr Transformative learning for sustainability practices in management and education for sustainable development : a meta-synthesis
title_full_unstemmed Transformative learning for sustainability practices in management and education for sustainable development : a meta-synthesis
title_sort Transformative learning for sustainability practices in management and education for sustainable development : a meta-synthesis
author Trevisan, Laís Viera
author_facet Trevisan, Laís Viera
Mello, Samuel Ferreira de
Silva, Tania Nunes da
Pedrozo, Eugenio Avila
author_role author
author2 Mello, Samuel Ferreira de
Silva, Tania Nunes da
Pedrozo, Eugenio Avila
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, Laís Viera
Mello, Samuel Ferreira de
Silva, Tania Nunes da
Pedrozo, Eugenio Avila
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da aprendizagem
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
topic Teoria da aprendizagem
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Transformative learning theory
Sustainability
Meta-synthesis
Education for sustainable development
dc.subject.eng.fl_str_mv Transformative learning theory
Sustainability
Meta-synthesis
Education for sustainable development
description Objetivo:Este estudo tem como objetivo analisar como a teoria da aprendizagem transformadora (AT) tem contribuído para as práticas de sustentabilidade na gestão e para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e que tipo de estratégias podem direcionar as práticas futuras na área.Método: Foi realizado um estudo exploratório e indutivo para sintetizar estudos de caso qualitativos primários. Após a triagem de 241 artigos obtidos da base de dados Web of Science, identificamos 13 artigos empíricos que abordam a teoria da AT e a sustentabilidade. Na sequência, foi realizada uma metassíntese desses estudos de caso qualitativos com base nas principais características da AT.Resultados e conclusões: Foram elaboradas seis proposições teóricas, mostrando que a AT tem contribuído para a sustentabilidade por meio de alguns fatores influentes no processo, nas condições e nos resultados. Além disso, com base nessas dimensões, o estudo fornece algumas estratégias para práticas futuras.Implicações da pesquisa: Os resultados deste estudo possuem contribuições teóricas e práticas que podem direcionar políticas e práticas organizacionais e educacionais.Originalidade/valor: Sustentabilidade e EDS são temas atuais na academia em prol do avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No entanto, existe uma lacuna de estudos sobre o desenvolvimento de estratégias teóricas para práticas de sustentabilidade em gestão e EDS a partir de uma abordagem de aprendizagem transformadora. Assim, este estudo trouxe uma reflexão sobre o tema.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-18T04:47:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/247270
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1981-982X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001146409
identifier_str_mv 1981-982X
001146409
url http://hdl.handle.net/10183/247270
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de gestão social e ambiental. São Paulo. Vol. 16, no. 2 (2022), p. 1-17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247270/2/001146409.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247270/1/001146409.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c2f689d05b9e659f14b5ba246be8e96
14ac1442af73396b7aa90b6ea69a5f9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225064946860032