Ensino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentim, Ana Lúcia da Silva Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237770
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções dos docentes, frente às dificuldades encontradas no ensino remoto. As informações foram obtidas através de uma pesquisa quantitativa comparativa a partir da análise de dados de uma escola pública versus privada, a qual os participantes eram professores que compõe m o corpo de docentes das escolas. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário que visava colher informações acerca do analfabetismo funcional digital docente presente durante o processo de ensino - aprendizagem no ensino remoto e analisar as percepções dos docentes a respeito da educação continuada no âmbito da utilização e manejo das ferramentas tecnológicas . Conclui - se que o aprimoramento e a adesão de capacitações, cursos e palestras para utilização das ferramentas tecnológicas são essenciais para a formação continuada dos professores, considerando fatores intrínsecos com relação a melhores condições de trabalho no que diz respeito às demandas diárias, equipamentos necessários e o tempo dispendido dos professores durante este processo.
id UFRGS-2_958c180e4ba267666d25ef530f100b8b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237770
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Valentim, Ana Lúcia da Silva OliveiraGregório, José Ribeiro2022-04-25T17:48:45Z2021http://hdl.handle.net/10183/237770001138863Esta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções dos docentes, frente às dificuldades encontradas no ensino remoto. As informações foram obtidas através de uma pesquisa quantitativa comparativa a partir da análise de dados de uma escola pública versus privada, a qual os participantes eram professores que compõe m o corpo de docentes das escolas. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário que visava colher informações acerca do analfabetismo funcional digital docente presente durante o processo de ensino - aprendizagem no ensino remoto e analisar as percepções dos docentes a respeito da educação continuada no âmbito da utilização e manejo das ferramentas tecnológicas . Conclui - se que o aprimoramento e a adesão de capacitações, cursos e palestras para utilização das ferramentas tecnológicas são essenciais para a formação continuada dos professores, considerando fatores intrínsecos com relação a melhores condições de trabalho no que diz respeito às demandas diárias, equipamentos necessários e o tempo dispendido dos professores durante este processo.This research aimed to investigate the perceptions of teachers, facing the difficulties encountered in remote teaching. The information was obtained through a comparative quantitative research from the analysis of data from teachers from both public school and a private school. As an instrument of data collection, a questionnaire was used aiming to collect information about the digital functional illiteracy of teachers during the teaching and learning process in remote classes and to analyze the perceptions of teachers regarding continuing education in the context of the use and management of technological tools. It is concluded that the improvement and adhesion of training, courses and lectures for the use of technological tools are essential for the continuing education of teachers, considering intrinsic factors with respect to better working conditions regarding daily demands, necessary equipment, and the time spent by teachers during this process.application/pdfporFormação continuadaFormação docenteEnsino Remoto Emergencial (ERE)Analfabetismo funcionalRemote Teaching,Digital functional illiteracyContinuing educationEnsino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulPorto Alegre, BR-RSCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138863.pdf.txt001138863.pdf.txtExtracted Texttext/plain82757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237770/2/001138863.pdf.txtc37a602bd7bf818e3eef7901b58d018fMD52ORIGINAL001138863.pdfTexto completoapplication/pdf2938545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237770/1/001138863.pdf3bfc5ee7c839bf7c9958b4fa3c87cea2MD5110183/2377702022-04-26 04:50:59.584oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237770Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-26T07:50:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemia
title Ensino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemia
spellingShingle Ensino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemia
Valentim, Ana Lúcia da Silva Oliveira
Formação continuada
Formação docente
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Analfabetismo funcional
Remote Teaching,
Digital functional illiteracy
Continuing education
title_short Ensino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemia
title_full Ensino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemia
title_fullStr Ensino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Ensino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemia
title_sort Ensino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemia
author Valentim, Ana Lúcia da Silva Oliveira
author_facet Valentim, Ana Lúcia da Silva Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentim, Ana Lúcia da Silva Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gregório, José Ribeiro
contributor_str_mv Gregório, José Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Formação docente
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Analfabetismo funcional
topic Formação continuada
Formação docente
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Analfabetismo funcional
Remote Teaching,
Digital functional illiteracy
Continuing education
dc.subject.eng.fl_str_mv Remote Teaching,
Digital functional illiteracy
Continuing education
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções dos docentes, frente às dificuldades encontradas no ensino remoto. As informações foram obtidas através de uma pesquisa quantitativa comparativa a partir da análise de dados de uma escola pública versus privada, a qual os participantes eram professores que compõe m o corpo de docentes das escolas. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário que visava colher informações acerca do analfabetismo funcional digital docente presente durante o processo de ensino - aprendizagem no ensino remoto e analisar as percepções dos docentes a respeito da educação continuada no âmbito da utilização e manejo das ferramentas tecnológicas . Conclui - se que o aprimoramento e a adesão de capacitações, cursos e palestras para utilização das ferramentas tecnológicas são essenciais para a formação continuada dos professores, considerando fatores intrínsecos com relação a melhores condições de trabalho no que diz respeito às demandas diárias, equipamentos necessários e o tempo dispendido dos professores durante este processo.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-25T17:48:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237770
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138863
url http://hdl.handle.net/10183/237770
identifier_str_mv 001138863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237770/2/001138863.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237770/1/001138863.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c37a602bd7bf818e3eef7901b58d018f
3bfc5ee7c839bf7c9958b4fa3c87cea2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224628326105088