Ensino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237770 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções dos docentes, frente às dificuldades encontradas no ensino remoto. As informações foram obtidas através de uma pesquisa quantitativa comparativa a partir da análise de dados de uma escola pública versus privada, a qual os participantes eram professores que compõe m o corpo de docentes das escolas. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário que visava colher informações acerca do analfabetismo funcional digital docente presente durante o processo de ensino - aprendizagem no ensino remoto e analisar as percepções dos docentes a respeito da educação continuada no âmbito da utilização e manejo das ferramentas tecnológicas . Conclui - se que o aprimoramento e a adesão de capacitações, cursos e palestras para utilização das ferramentas tecnológicas são essenciais para a formação continuada dos professores, considerando fatores intrínsecos com relação a melhores condições de trabalho no que diz respeito às demandas diárias, equipamentos necessários e o tempo dispendido dos professores durante este processo. |
id |
UFRGS-2_958c180e4ba267666d25ef530f100b8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237770 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Valentim, Ana Lúcia da Silva OliveiraGregório, José Ribeiro2022-04-25T17:48:45Z2021http://hdl.handle.net/10183/237770001138863Esta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções dos docentes, frente às dificuldades encontradas no ensino remoto. As informações foram obtidas através de uma pesquisa quantitativa comparativa a partir da análise de dados de uma escola pública versus privada, a qual os participantes eram professores que compõe m o corpo de docentes das escolas. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário que visava colher informações acerca do analfabetismo funcional digital docente presente durante o processo de ensino - aprendizagem no ensino remoto e analisar as percepções dos docentes a respeito da educação continuada no âmbito da utilização e manejo das ferramentas tecnológicas . Conclui - se que o aprimoramento e a adesão de capacitações, cursos e palestras para utilização das ferramentas tecnológicas são essenciais para a formação continuada dos professores, considerando fatores intrínsecos com relação a melhores condições de trabalho no que diz respeito às demandas diárias, equipamentos necessários e o tempo dispendido dos professores durante este processo.This research aimed to investigate the perceptions of teachers, facing the difficulties encountered in remote teaching. The information was obtained through a comparative quantitative research from the analysis of data from teachers from both public school and a private school. As an instrument of data collection, a questionnaire was used aiming to collect information about the digital functional illiteracy of teachers during the teaching and learning process in remote classes and to analyze the perceptions of teachers regarding continuing education in the context of the use and management of technological tools. It is concluded that the improvement and adhesion of training, courses and lectures for the use of technological tools are essential for the continuing education of teachers, considering intrinsic factors with respect to better working conditions regarding daily demands, necessary equipment, and the time spent by teachers during this process.application/pdfporFormação continuadaFormação docenteEnsino Remoto Emergencial (ERE)Analfabetismo funcionalRemote Teaching,Digital functional illiteracyContinuing educationEnsino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulPorto Alegre, BR-RSCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138863.pdf.txt001138863.pdf.txtExtracted Texttext/plain82757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237770/2/001138863.pdf.txtc37a602bd7bf818e3eef7901b58d018fMD52ORIGINAL001138863.pdfTexto completoapplication/pdf2938545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237770/1/001138863.pdf3bfc5ee7c839bf7c9958b4fa3c87cea2MD5110183/2377702022-04-26 04:50:59.584oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237770Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-26T07:50:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemia |
title |
Ensino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Ensino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemia Valentim, Ana Lúcia da Silva Oliveira Formação continuada Formação docente Ensino Remoto Emergencial (ERE) Analfabetismo funcional Remote Teaching, Digital functional illiteracy Continuing education |
title_short |
Ensino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemia |
title_full |
Ensino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Ensino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemia |
title_sort |
Ensino remoto : principais desafios para docentes em tempos de pandemia |
author |
Valentim, Ana Lúcia da Silva Oliveira |
author_facet |
Valentim, Ana Lúcia da Silva Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valentim, Ana Lúcia da Silva Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gregório, José Ribeiro |
contributor_str_mv |
Gregório, José Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Formação docente Ensino Remoto Emergencial (ERE) Analfabetismo funcional |
topic |
Formação continuada Formação docente Ensino Remoto Emergencial (ERE) Analfabetismo funcional Remote Teaching, Digital functional illiteracy Continuing education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Remote Teaching, Digital functional illiteracy Continuing education |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções dos docentes, frente às dificuldades encontradas no ensino remoto. As informações foram obtidas através de uma pesquisa quantitativa comparativa a partir da análise de dados de uma escola pública versus privada, a qual os participantes eram professores que compõe m o corpo de docentes das escolas. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário que visava colher informações acerca do analfabetismo funcional digital docente presente durante o processo de ensino - aprendizagem no ensino remoto e analisar as percepções dos docentes a respeito da educação continuada no âmbito da utilização e manejo das ferramentas tecnológicas . Conclui - se que o aprimoramento e a adesão de capacitações, cursos e palestras para utilização das ferramentas tecnológicas são essenciais para a formação continuada dos professores, considerando fatores intrínsecos com relação a melhores condições de trabalho no que diz respeito às demandas diárias, equipamentos necessários e o tempo dispendido dos professores durante este processo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-25T17:48:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237770 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001138863 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237770 |
identifier_str_mv |
001138863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237770/2/001138863.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237770/1/001138863.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c37a602bd7bf818e3eef7901b58d018f 3bfc5ee7c839bf7c9958b4fa3c87cea2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224628326105088 |