A cor da comunicação : uma análise da presença de profissionais negros no campo publicitário de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258910 |
Resumo: | Essa pesquisa tem como foco temático o mapeamento dos profissionais negros atuantes nas organizações que constituem o campo publicitário de Porto Alegre. Definiu-se como problema de pesquisa a questão como se configura a presença de profissionais negros no campo publicitário de Porto Alegre? Para responder ao problema, foi definido como objetivo geral deste trabalho mapear a presença e atuação de profissionais negros no campo publicitário de Porto Alegre, a partir das agências, instâncias de reprodução, regulação e legitimação. A partir disso, foram definidos como objetivos específicos descrever o campo publicitário de Porto Alegre; identificar as posições ocupadas por profissionais negros nas instâncias do campo publicitário de Porto Alegre; debater a importância da promoção da equidade racial em áreas estratégicas; apontar possíveis caminhos para promoção da equidade racial no campo publicitário. Para chegar aos resultados, nos apoiamos nas seguintes estratégias metodológicas: pesquisa descritiva de cunho exploratório e pesquisa documental, através de conceitos abordados por autores como Prodanov e Freitas (2013) e Gil (2002). Através destes métodos, fazemos a análise dos dados obtidos tanto pela pesquisa documental, quanto pela pesquisa qualitativa, através de um questionário enviado para as agências, apoiando-nos também em informações disponíveis nos sites e contas no LinkedIn das mesmas, a fim de buscar e compreender a presença de pessoas negras e suas posições. Durante a análise, avaliamos também a presença de pessoas negras no júri do Salão da Associação Riograndense de Propaganda 2022 e do Colunistas Sul, assim como no grupo de vencedores das categorias. Além disso, também investigamos esta presença nos principais órgãos de regulação, como Programa de Defesa dos Direitos do Consumidor (PROCON-RS), Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR) e Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (SINAPRO-RS). Por fim, após a análise e compreensão dos dados encontrados, realizamos as inferências acerca dos resultados gerais, apresentando os principais resultados, dos quais pudemos concluir que há uma baixa representação de profissionais negros e negras nas instâncias analisadas do campo publicitário de Porto Alegre. Como breve apresentação dos dados obtidos, das 292 pessoas que atuam no nas agências analisadas, 267 são brancas, 25 são negras e apenas 19 delas atuam no campo publicitário. Nas três instâncias de regulação, das 18 pessoas analisadas, 17 são brancas e uma negra. Na instância de legitimação, com análise dos júris, das 40 pessoas analisadas, 35 são brancas e cinco negras. Enquanto na análise de premiações, das 16 pessoas analisadas, 14 são brancas e duas negras. |
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Gonçalves, Fernando FreitasWottrich, Laura2023-06-10T03:33:34Z2023http://hdl.handle.net/10183/258910001170808Essa pesquisa tem como foco temático o mapeamento dos profissionais negros atuantes nas organizações que constituem o campo publicitário de Porto Alegre. Definiu-se como problema de pesquisa a questão como se configura a presença de profissionais negros no campo publicitário de Porto Alegre? Para responder ao problema, foi definido como objetivo geral deste trabalho mapear a presença e atuação de profissionais negros no campo publicitário de Porto Alegre, a partir das agências, instâncias de reprodução, regulação e legitimação. A partir disso, foram definidos como objetivos específicos descrever o campo publicitário de Porto Alegre; identificar as posições ocupadas por profissionais negros nas instâncias do campo publicitário de Porto Alegre; debater a importância da promoção da equidade racial em áreas estratégicas; apontar possíveis caminhos para promoção da equidade racial no campo publicitário. Para chegar aos resultados, nos apoiamos nas seguintes estratégias metodológicas: pesquisa descritiva de cunho exploratório e pesquisa documental, através de conceitos abordados por autores como Prodanov e Freitas (2013) e Gil (2002). Através destes métodos, fazemos a análise dos dados obtidos tanto pela pesquisa documental, quanto pela pesquisa qualitativa, através de um questionário enviado para as agências, apoiando-nos também em informações disponíveis nos sites e contas no LinkedIn das mesmas, a fim de buscar e compreender a presença de pessoas negras e suas posições. Durante a análise, avaliamos também a presença de pessoas negras no júri do Salão da Associação Riograndense de Propaganda 2022 e do Colunistas Sul, assim como no grupo de vencedores das categorias. Além disso, também investigamos esta presença nos principais órgãos de regulação, como Programa de Defesa dos Direitos do Consumidor (PROCON-RS), Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR) e Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (SINAPRO-RS). Por fim, após a análise e compreensão dos dados encontrados, realizamos as inferências acerca dos resultados gerais, apresentando os principais resultados, dos quais pudemos concluir que há uma baixa representação de profissionais negros e negras nas instâncias analisadas do campo publicitário de Porto Alegre. Como breve apresentação dos dados obtidos, das 292 pessoas que atuam no nas agências analisadas, 267 são brancas, 25 são negras e apenas 19 delas atuam no campo publicitário. Nas três instâncias de regulação, das 18 pessoas analisadas, 17 são brancas e uma negra. Na instância de legitimação, com análise dos júris, das 40 pessoas analisadas, 35 são brancas e cinco negras. Enquanto na análise de premiações, das 16 pessoas analisadas, 14 são brancas e duas negras.This research has as its thematic focus the mapping of black professionals working in the organizations that constitute the advertising field in Porto Alegre. The question how is the presence of black professionals in the advertising field in Porto Alegre defined as a research problem? To respond to the problem, the general objective of this work was defined to map the presence and performance of black professionals in the advertising field in Porto Alegre, from the agencies, instances of reproduction, regulation and legitimation. From this, specific objectives were defined to describe the advertising field in Porto Alegre; identify the positions occupied by black professionals in the advertising field in Porto Alegre; debate the importance of promoting racial equity in strategic areas; point out possible ways to promote racial equity in the advertising field. To arrive at the results, we rely on the following methodological strategies: descriptive exploratory research and documentary research, through concepts addressed by authors such as Prodanov and Freitas (2013) and Gil (2002). Through these methods, we analyze the data obtained both by documentary research and by qualitative research, through a questionnaire sent to the agencies, also relying on information available on their websites and LinkedIn accounts, in order to seek and understand the presence of black people and their positions. During the analysis, we also evaluated the presence of black people in the jury of the Salão da Associação Riograndense de Propaganda 2022 and Colunistas Sul, as well as in the group of category winners. In addition, we also investigated this presence in the main regulatory bodies, such as the Consumer Rights Defense Program (PROCON), the National Council for Advertising Self-Regulation (CONAR) and the National System of Advertising Agencies of Rio Grande do Sul (SINAPRO-RS). Finally, after analyzing and understanding the data found, we made inferences about the general results, presenting the main results, from which we could conclude that there is a low representation of black men and women professionals in all instances of the advertising field in Porto Alegre. As a brief presentation of the data obtained, of the 292 people who work in the analyzed agencies, 267 are white, 25 are black and only 19 of them work in the advertising field. In the three regulatory instances, of the 18 people analyzed, 17 are white and one is black. In the legitimation instance, with analysis by the juries, of the 40 people analyzed, 35 are white and five are black. While in the analysis of awards, of the 16 people analyzed, 14 are white and two are black.application/pdfporCampo publicitárioMercado de trabalhoRacismoRacial equityRacismAdvertising fieldCommunicationJob marketA cor da comunicação : uma análise da presença de profissionais negros no campo publicitário de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170808.pdf.txt001170808.pdf.txtExtracted Texttext/plain165806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258910/2/001170808.pdf.txt9d3f1999ee267ef4ace22cb021eed15eMD52ORIGINAL001170808.pdfTexto completoapplication/pdf2976346http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258910/1/001170808.pdf3f64b9091e44bf6434eb09a25f4e5651MD5110183/2589102023-06-30 03:33:50.88246oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258910Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-30T06:33:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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