Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piedras, Elisa Reinhardt
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tondo, Rômulo Oliveira, Scherer, Anderson Alves, Thomaz, Rafaela Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249683
Resumo: O objetivo deste texto é discutir a redefinição das competências profissionais dos publicitários no contexto brasileiro, entre 2017 e 2021, apontando novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes a partir das indicações de Papel & Caneta. Os conceitos de referência são campo publicitário, práticas de produção e estratégias de publicização. A metodologia é qualitativa, contemplandodados documentais através da técnica de análise documental. Os resultados apontam 122 profissionaise 70 iniciativas da publicidade brasileira que revelam questões transversais e estruturais dos novos formatos e conteúdos. Nos últimos cinco anos no Brasil, emergem modelos de agência e atuação profissional fortemente pautados por aspectos como juventude,mudança social e novos formatos da publicidade.
id UFRGS-2_9114f5df4191701d9024f38825369b41
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249683
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Piedras, Elisa ReinhardtTondo, Rômulo OliveiraScherer, Anderson AlvesThomaz, Rafaela Silva2022-10-04T05:01:01Z20222183-2269http://hdl.handle.net/10183/249683001150620O objetivo deste texto é discutir a redefinição das competências profissionais dos publicitários no contexto brasileiro, entre 2017 e 2021, apontando novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes a partir das indicações de Papel & Caneta. Os conceitos de referência são campo publicitário, práticas de produção e estratégias de publicização. A metodologia é qualitativa, contemplandodados documentais através da técnica de análise documental. Os resultados apontam 122 profissionaise 70 iniciativas da publicidade brasileira que revelam questões transversais e estruturais dos novos formatos e conteúdos. Nos últimos cinco anos no Brasil, emergem modelos de agência e atuação profissional fortemente pautados por aspectos como juventude,mudança social e novos formatos da publicidade.The purpose of this text is to discuss the redefinition of the professional competences of advertisers in the Brazilian context, between 2017 and 2021, pointing out new forms of professional performance and emerging initiatives based on the indications of Papel & Caneta. The concepts of reference are the advertising field, production practices and publicization strategies. The methodology is qualitative, including documentary data through the document analysis technique. The results point to 122 professionals and 70 initiatives in the Brazilian advertising that reveal transversal and structural issues of the new formats and contents. In the last five years in Brazil, agency models and professional practices have emerged, strongly guided by aspects such as youth, social change and new advertising formats.application/pdfporComunicação Pública. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social. Vol. 17, n. 32 (2022), p. 1-22Campo publicitárioPublicitárioAdvertisingAdvertising fieldProfessionalsProductionAgency modelsNovas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporâneaNew forms of professional performance and emerging initiatives in contemporary Brazilian advertising Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150620.pdf.txt001150620.pdf.txtExtracted Texttext/plain52502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249683/2/001150620.pdf.txtae4b408597e9513f824725b0e63ec62fMD52ORIGINAL001150620.pdfTexto completoapplication/pdf970422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249683/1/001150620.pdfc804c40e39c21469688f002c87fd2654MD5110183/2496832022-10-05 04:52:02.729673oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249683Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-05T07:52:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea
dc.title.alternative.en.fl_str_mv New forms of professional performance and emerging initiatives in contemporary Brazilian advertising
title Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea
spellingShingle Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea
Piedras, Elisa Reinhardt
Campo publicitário
Publicitário
Advertising
Advertising field
Professionals
Production
Agency models
title_short Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea
title_full Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea
title_fullStr Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea
title_full_unstemmed Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea
title_sort Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea
author Piedras, Elisa Reinhardt
author_facet Piedras, Elisa Reinhardt
Tondo, Rômulo Oliveira
Scherer, Anderson Alves
Thomaz, Rafaela Silva
author_role author
author2 Tondo, Rômulo Oliveira
Scherer, Anderson Alves
Thomaz, Rafaela Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
Tondo, Rômulo Oliveira
Scherer, Anderson Alves
Thomaz, Rafaela Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Campo publicitário
Publicitário
topic Campo publicitário
Publicitário
Advertising
Advertising field
Professionals
Production
Agency models
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising
Advertising field
Professionals
Production
Agency models
description O objetivo deste texto é discutir a redefinição das competências profissionais dos publicitários no contexto brasileiro, entre 2017 e 2021, apontando novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes a partir das indicações de Papel & Caneta. Os conceitos de referência são campo publicitário, práticas de produção e estratégias de publicização. A metodologia é qualitativa, contemplandodados documentais através da técnica de análise documental. Os resultados apontam 122 profissionaise 70 iniciativas da publicidade brasileira que revelam questões transversais e estruturais dos novos formatos e conteúdos. Nos últimos cinco anos no Brasil, emergem modelos de agência e atuação profissional fortemente pautados por aspectos como juventude,mudança social e novos formatos da publicidade.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-04T05:01:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249683
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2183-2269
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001150620
identifier_str_mv 2183-2269
001150620
url http://hdl.handle.net/10183/249683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Comunicação Pública. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social. Vol. 17, n. 32 (2022), p. 1-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249683/2/001150620.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249683/1/001150620.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ae4b408597e9513f824725b0e63ec62f
c804c40e39c21469688f002c87fd2654
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225071102001152