O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133999 |
Resumo: | As políticas públicas têm dado muita ênfase à formação técnica tendo em vista a inserção do cidadão no mundo do trabalho. As escolas têm se organizado para ofertar cursos que atendam as demandas locais e regionais. Um dos maiores problemas existentes diz respeito à evasão e a repetência escolar. Os alunos têm dificuldades em se manter assíduos, bem como de acompanhar o currículo. Faltam às aulas constantemente ou desistem com facilidade. Com o objetivo de elevar os índices de frequência e sucesso escolar, uma escola estadual de educação profissional construiu um novo Projeto Político Pedagógico (PPP) que contempla a formação de professores e a modernização da infraestrutura escolar. Implantou a ferramenta Moodle, capacitou professores e alunos para utilização de uma sala de aula virtual como forma de melhorar o acesso, a interação entre professores e alunos em tempo real e facilitar a vida cidadã dos estudantes. Assim sendo, a sala de aula virtual auxiliou na permanência dos alunos na escola, na conclusão dos estudos com sucesso e na garantia da formação técnica como forma de ingresso qualificado no mercado de trabalho. |
id |
UFRGS-2_95eb9a36958e0d82ce5f5aa1858a4a4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133999 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bagestan, Diego BertiHahn, Raquel Usevicius2016-03-19T02:04:39Z2015http://hdl.handle.net/10183/133999000979723As políticas públicas têm dado muita ênfase à formação técnica tendo em vista a inserção do cidadão no mundo do trabalho. As escolas têm se organizado para ofertar cursos que atendam as demandas locais e regionais. Um dos maiores problemas existentes diz respeito à evasão e a repetência escolar. Os alunos têm dificuldades em se manter assíduos, bem como de acompanhar o currículo. Faltam às aulas constantemente ou desistem com facilidade. Com o objetivo de elevar os índices de frequência e sucesso escolar, uma escola estadual de educação profissional construiu um novo Projeto Político Pedagógico (PPP) que contempla a formação de professores e a modernização da infraestrutura escolar. Implantou a ferramenta Moodle, capacitou professores e alunos para utilização de uma sala de aula virtual como forma de melhorar o acesso, a interação entre professores e alunos em tempo real e facilitar a vida cidadã dos estudantes. Assim sendo, a sala de aula virtual auxiliou na permanência dos alunos na escola, na conclusão dos estudos com sucesso e na garantia da formação técnica como forma de ingresso qualificado no mercado de trabalho.Public policy has given much emphasis on technical training with a view to inclusion of citizens in the workplace. Schools have been organized to offer courses that meet local and regional demands. One of the biggest problems with regard to avoidance and school failure. Students have difficulties in keeping regulars as well as to follow the curriculum. Miss classes or drop out constantly with ease. Aiming to raise attendance rates and academic success, a state school of professional education built a new Pedagogical Political Project (PPP) which includes teacher training and the modernization of school infrastructure. Implemented the Moodle tool, enabled teachers and students to use a virtual classroom as a way to improve access, interaction between teachers and students in real time and facilitate the civic life of the students. Therefore, the virtual classroom helped the students staying in school, completion of studies successfully and ensuring technical training to qualified entry into the labor market.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MoodleProjeto pedagógicoRelação professor-alunoProposed educational administrative policySchool successO uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979723.pdf000979723.pdfTexto completoapplication/pdf1389370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133999/1/000979723.pdf166fa5e903581797fa4519346aefd5acMD51TEXT000979723.pdf.txt000979723.pdf.txtExtracted Texttext/plain64289http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133999/2/000979723.pdf.txt3815cdda07bffc162e180cc7189ee769MD52THUMBNAIL000979723.pdf.jpg000979723.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133999/3/000979723.pdf.jpg0b5abf68127eb72989732e55c8142edcMD5310183/1339992018-10-29 07:44:49.761oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133999Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional |
title |
O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional |
spellingShingle |
O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional Bagestan, Diego Berti Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Moodle Projeto pedagógico Relação professor-aluno Proposed educational administrative policy School success |
title_short |
O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional |
title_full |
O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional |
title_fullStr |
O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional |
title_full_unstemmed |
O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional |
title_sort |
O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional |
author |
Bagestan, Diego Berti |
author_facet |
Bagestan, Diego Berti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bagestan, Diego Berti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hahn, Raquel Usevicius |
contributor_str_mv |
Hahn, Raquel Usevicius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Moodle Projeto pedagógico Relação professor-aluno |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Moodle Projeto pedagógico Relação professor-aluno Proposed educational administrative policy School success |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Proposed educational administrative policy School success |
description |
As políticas públicas têm dado muita ênfase à formação técnica tendo em vista a inserção do cidadão no mundo do trabalho. As escolas têm se organizado para ofertar cursos que atendam as demandas locais e regionais. Um dos maiores problemas existentes diz respeito à evasão e a repetência escolar. Os alunos têm dificuldades em se manter assíduos, bem como de acompanhar o currículo. Faltam às aulas constantemente ou desistem com facilidade. Com o objetivo de elevar os índices de frequência e sucesso escolar, uma escola estadual de educação profissional construiu um novo Projeto Político Pedagógico (PPP) que contempla a formação de professores e a modernização da infraestrutura escolar. Implantou a ferramenta Moodle, capacitou professores e alunos para utilização de uma sala de aula virtual como forma de melhorar o acesso, a interação entre professores e alunos em tempo real e facilitar a vida cidadã dos estudantes. Assim sendo, a sala de aula virtual auxiliou na permanência dos alunos na escola, na conclusão dos estudos com sucesso e na garantia da formação técnica como forma de ingresso qualificado no mercado de trabalho. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-19T02:04:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133999 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000979723 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133999 |
identifier_str_mv |
000979723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133999/1/000979723.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133999/2/000979723.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133999/3/000979723.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
166fa5e903581797fa4519346aefd5ac 3815cdda07bffc162e180cc7189ee769 0b5abf68127eb72989732e55c8142edc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500808777728 |