O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bagestan, Diego Berti
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133999
Resumo: As políticas públicas têm dado muita ênfase à formação técnica tendo em vista a inserção do cidadão no mundo do trabalho. As escolas têm se organizado para ofertar cursos que atendam as demandas locais e regionais. Um dos maiores problemas existentes diz respeito à evasão e a repetência escolar. Os alunos têm dificuldades em se manter assíduos, bem como de acompanhar o currículo. Faltam às aulas constantemente ou desistem com facilidade. Com o objetivo de elevar os índices de frequência e sucesso escolar, uma escola estadual de educação profissional construiu um novo Projeto Político Pedagógico (PPP) que contempla a formação de professores e a modernização da infraestrutura escolar. Implantou a ferramenta Moodle, capacitou professores e alunos para utilização de uma sala de aula virtual como forma de melhorar o acesso, a interação entre professores e alunos em tempo real e facilitar a vida cidadã dos estudantes. Assim sendo, a sala de aula virtual auxiliou na permanência dos alunos na escola, na conclusão dos estudos com sucesso e na garantia da formação técnica como forma de ingresso qualificado no mercado de trabalho.
id UFRGS-2_95eb9a36958e0d82ce5f5aa1858a4a4d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133999
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bagestan, Diego BertiHahn, Raquel Usevicius2016-03-19T02:04:39Z2015http://hdl.handle.net/10183/133999000979723As políticas públicas têm dado muita ênfase à formação técnica tendo em vista a inserção do cidadão no mundo do trabalho. As escolas têm se organizado para ofertar cursos que atendam as demandas locais e regionais. Um dos maiores problemas existentes diz respeito à evasão e a repetência escolar. Os alunos têm dificuldades em se manter assíduos, bem como de acompanhar o currículo. Faltam às aulas constantemente ou desistem com facilidade. Com o objetivo de elevar os índices de frequência e sucesso escolar, uma escola estadual de educação profissional construiu um novo Projeto Político Pedagógico (PPP) que contempla a formação de professores e a modernização da infraestrutura escolar. Implantou a ferramenta Moodle, capacitou professores e alunos para utilização de uma sala de aula virtual como forma de melhorar o acesso, a interação entre professores e alunos em tempo real e facilitar a vida cidadã dos estudantes. Assim sendo, a sala de aula virtual auxiliou na permanência dos alunos na escola, na conclusão dos estudos com sucesso e na garantia da formação técnica como forma de ingresso qualificado no mercado de trabalho.Public policy has given much emphasis on technical training with a view to inclusion of citizens in the workplace. Schools have been organized to offer courses that meet local and regional demands. One of the biggest problems with regard to avoidance and school failure. Students have difficulties in keeping regulars as well as to follow the curriculum. Miss classes or drop out constantly with ease. Aiming to raise attendance rates and academic success, a state school of professional education built a new Pedagogical Political Project (PPP) which includes teacher training and the modernization of school infrastructure. Implemented the Moodle tool, enabled teachers and students to use a virtual classroom as a way to improve access, interaction between teachers and students in real time and facilitate the civic life of the students. Therefore, the virtual classroom helped the students staying in school, completion of studies successfully and ensuring technical training to qualified entry into the labor market.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MoodleProjeto pedagógicoRelação professor-alunoProposed educational administrative policySchool successO uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979723.pdf000979723.pdfTexto completoapplication/pdf1389370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133999/1/000979723.pdf166fa5e903581797fa4519346aefd5acMD51TEXT000979723.pdf.txt000979723.pdf.txtExtracted Texttext/plain64289http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133999/2/000979723.pdf.txt3815cdda07bffc162e180cc7189ee769MD52THUMBNAIL000979723.pdf.jpg000979723.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133999/3/000979723.pdf.jpg0b5abf68127eb72989732e55c8142edcMD5310183/1339992018-10-29 07:44:49.761oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133999Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional
title O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional
spellingShingle O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional
Bagestan, Diego Berti
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Moodle
Projeto pedagógico
Relação professor-aluno
Proposed educational administrative policy
School success
title_short O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional
title_full O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional
title_fullStr O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional
title_full_unstemmed O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional
title_sort O uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissional
author Bagestan, Diego Berti
author_facet Bagestan, Diego Berti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bagestan, Diego Berti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hahn, Raquel Usevicius
contributor_str_mv Hahn, Raquel Usevicius
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Moodle
Projeto pedagógico
Relação professor-aluno
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Moodle
Projeto pedagógico
Relação professor-aluno
Proposed educational administrative policy
School success
dc.subject.eng.fl_str_mv Proposed educational administrative policy
School success
description As políticas públicas têm dado muita ênfase à formação técnica tendo em vista a inserção do cidadão no mundo do trabalho. As escolas têm se organizado para ofertar cursos que atendam as demandas locais e regionais. Um dos maiores problemas existentes diz respeito à evasão e a repetência escolar. Os alunos têm dificuldades em se manter assíduos, bem como de acompanhar o currículo. Faltam às aulas constantemente ou desistem com facilidade. Com o objetivo de elevar os índices de frequência e sucesso escolar, uma escola estadual de educação profissional construiu um novo Projeto Político Pedagógico (PPP) que contempla a formação de professores e a modernização da infraestrutura escolar. Implantou a ferramenta Moodle, capacitou professores e alunos para utilização de uma sala de aula virtual como forma de melhorar o acesso, a interação entre professores e alunos em tempo real e facilitar a vida cidadã dos estudantes. Assim sendo, a sala de aula virtual auxiliou na permanência dos alunos na escola, na conclusão dos estudos com sucesso e na garantia da formação técnica como forma de ingresso qualificado no mercado de trabalho.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133999
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000979723
url http://hdl.handle.net/10183/133999
identifier_str_mv 000979723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133999/1/000979723.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133999/2/000979723.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133999/3/000979723.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 166fa5e903581797fa4519346aefd5ac
3815cdda07bffc162e180cc7189ee769
0b5abf68127eb72989732e55c8142edc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500808777728