O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71881 |
Resumo: | O presente trabalho tem como finalidade abordar o conhecimento sobre o “BULLYING” e os seus possíveis reflexos em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. É importante ressaltar que o bullying pode ser observado em algumas agressões físicas ou morais entre alunos, podendo acarretar vários tipos de consequências importantes no aprendizado escolar, tanto para quem comete como para as vítimas. Muitas vezes, quando ocorre o bullying no ambiente escolar, os profissionais de educação ficam indiferentes, e foi essa inquietação que possibilitou a reflexão deste trabalho. Para tanto, convém observar que esta pesquisa tem uma abordagem de cunho qualitativa e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram realizados através de observações e da aplicação de entrevistas. A partir desta metodologia, buscou-se detectar a existência ou não, do bullying nesta instituição. Dentre as principais autoras que deram suporte para a realização desta pesquisa, encontram-se: Cléo Fante e Ana Beatriz Barbosa. Por fim, concluiu-se a importância do papel do professor e da escola para detectar comportamentos relacionados ao bullying, e coibi-los através de ações educativas que visem à convivência saudável e harmoniosa, reconhecendo e respeitando a diversidade existente. Neste sentido, é importante observar que tanto a escola quanto os pais são responsáveis pelas crianças, não podendo ser omissos sobre este aspecto. A prevenção ao bullying deve ser desenvolvida com a criação de programas em favor da criança e do adolescente. |
id |
UFRGS-2_95ec2985c60939968a6f0a5b7400694a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71881 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Fárida Dias daSlomp, Paulo Francisco2013-05-24T01:48:02Z2010http://hdl.handle.net/10183/71881000880313O presente trabalho tem como finalidade abordar o conhecimento sobre o “BULLYING” e os seus possíveis reflexos em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. É importante ressaltar que o bullying pode ser observado em algumas agressões físicas ou morais entre alunos, podendo acarretar vários tipos de consequências importantes no aprendizado escolar, tanto para quem comete como para as vítimas. Muitas vezes, quando ocorre o bullying no ambiente escolar, os profissionais de educação ficam indiferentes, e foi essa inquietação que possibilitou a reflexão deste trabalho. Para tanto, convém observar que esta pesquisa tem uma abordagem de cunho qualitativa e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram realizados através de observações e da aplicação de entrevistas. A partir desta metodologia, buscou-se detectar a existência ou não, do bullying nesta instituição. Dentre as principais autoras que deram suporte para a realização desta pesquisa, encontram-se: Cléo Fante e Ana Beatriz Barbosa. Por fim, concluiu-se a importância do papel do professor e da escola para detectar comportamentos relacionados ao bullying, e coibi-los através de ações educativas que visem à convivência saudável e harmoniosa, reconhecendo e respeitando a diversidade existente. Neste sentido, é importante observar que tanto a escola quanto os pais são responsáveis pelas crianças, não podendo ser omissos sobre este aspecto. A prevenção ao bullying deve ser desenvolvida com a criação de programas em favor da criança e do adolescente.application/pdfporBullyingViolênciaEscolaO bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880313.pdf000880313.pdfTexto completoapplication/pdf166727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71881/1/000880313.pdf4ed541e44e546fbec659d9cb860ccbe4MD51TEXT000880313.pdf.txt000880313.pdf.txtExtracted Texttext/plain72148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71881/2/000880313.pdf.txtf903174463db748832e941c857db2e14MD52THUMBNAIL000880313.pdf.jpg000880313.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71881/3/000880313.pdf.jpgffe5b8660bb0a092074dd64e84131a5cMD5310183/718812018-10-17 07:57:11.149oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71881Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:57:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem |
title |
O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem Silva, Fárida Dias da Bullying Violência Escola |
title_short |
O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem |
author |
Silva, Fárida Dias da |
author_facet |
Silva, Fárida Dias da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fárida Dias da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slomp, Paulo Francisco |
contributor_str_mv |
Slomp, Paulo Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Violência Escola |
topic |
Bullying Violência Escola |
description |
O presente trabalho tem como finalidade abordar o conhecimento sobre o “BULLYING” e os seus possíveis reflexos em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. É importante ressaltar que o bullying pode ser observado em algumas agressões físicas ou morais entre alunos, podendo acarretar vários tipos de consequências importantes no aprendizado escolar, tanto para quem comete como para as vítimas. Muitas vezes, quando ocorre o bullying no ambiente escolar, os profissionais de educação ficam indiferentes, e foi essa inquietação que possibilitou a reflexão deste trabalho. Para tanto, convém observar que esta pesquisa tem uma abordagem de cunho qualitativa e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram realizados através de observações e da aplicação de entrevistas. A partir desta metodologia, buscou-se detectar a existência ou não, do bullying nesta instituição. Dentre as principais autoras que deram suporte para a realização desta pesquisa, encontram-se: Cléo Fante e Ana Beatriz Barbosa. Por fim, concluiu-se a importância do papel do professor e da escola para detectar comportamentos relacionados ao bullying, e coibi-los através de ações educativas que visem à convivência saudável e harmoniosa, reconhecendo e respeitando a diversidade existente. Neste sentido, é importante observar que tanto a escola quanto os pais são responsáveis pelas crianças, não podendo ser omissos sobre este aspecto. A prevenção ao bullying deve ser desenvolvida com a criação de programas em favor da criança e do adolescente. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-24T01:48:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71881 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880313 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71881 |
identifier_str_mv |
000880313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71881/1/000880313.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71881/2/000880313.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71881/3/000880313.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ed541e44e546fbec659d9cb860ccbe4 f903174463db748832e941c857db2e14 ffe5b8660bb0a092074dd64e84131a5c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447107539042304 |