O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fárida Dias da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71881
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade abordar o conhecimento sobre o “BULLYING” e os seus possíveis reflexos em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. É importante ressaltar que o bullying pode ser observado em algumas agressões físicas ou morais entre alunos, podendo acarretar vários tipos de consequências importantes no aprendizado escolar, tanto para quem comete como para as vítimas. Muitas vezes, quando ocorre o bullying no ambiente escolar, os profissionais de educação ficam indiferentes, e foi essa inquietação que possibilitou a reflexão deste trabalho. Para tanto, convém observar que esta pesquisa tem uma abordagem de cunho qualitativa e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram realizados através de observações e da aplicação de entrevistas. A partir desta metodologia, buscou-se detectar a existência ou não, do bullying nesta instituição. Dentre as principais autoras que deram suporte para a realização desta pesquisa, encontram-se: Cléo Fante e Ana Beatriz Barbosa. Por fim, concluiu-se a importância do papel do professor e da escola para detectar comportamentos relacionados ao bullying, e coibi-los através de ações educativas que visem à convivência saudável e harmoniosa, reconhecendo e respeitando a diversidade existente. Neste sentido, é importante observar que tanto a escola quanto os pais são responsáveis pelas crianças, não podendo ser omissos sobre este aspecto. A prevenção ao bullying deve ser desenvolvida com a criação de programas em favor da criança e do adolescente.
id UFRGS-2_95ec2985c60939968a6f0a5b7400694a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71881
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Fárida Dias daSlomp, Paulo Francisco2013-05-24T01:48:02Z2010http://hdl.handle.net/10183/71881000880313O presente trabalho tem como finalidade abordar o conhecimento sobre o “BULLYING” e os seus possíveis reflexos em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. É importante ressaltar que o bullying pode ser observado em algumas agressões físicas ou morais entre alunos, podendo acarretar vários tipos de consequências importantes no aprendizado escolar, tanto para quem comete como para as vítimas. Muitas vezes, quando ocorre o bullying no ambiente escolar, os profissionais de educação ficam indiferentes, e foi essa inquietação que possibilitou a reflexão deste trabalho. Para tanto, convém observar que esta pesquisa tem uma abordagem de cunho qualitativa e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram realizados através de observações e da aplicação de entrevistas. A partir desta metodologia, buscou-se detectar a existência ou não, do bullying nesta instituição. Dentre as principais autoras que deram suporte para a realização desta pesquisa, encontram-se: Cléo Fante e Ana Beatriz Barbosa. Por fim, concluiu-se a importância do papel do professor e da escola para detectar comportamentos relacionados ao bullying, e coibi-los através de ações educativas que visem à convivência saudável e harmoniosa, reconhecendo e respeitando a diversidade existente. Neste sentido, é importante observar que tanto a escola quanto os pais são responsáveis pelas crianças, não podendo ser omissos sobre este aspecto. A prevenção ao bullying deve ser desenvolvida com a criação de programas em favor da criança e do adolescente.application/pdfporBullyingViolênciaEscolaO bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880313.pdf000880313.pdfTexto completoapplication/pdf166727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71881/1/000880313.pdf4ed541e44e546fbec659d9cb860ccbe4MD51TEXT000880313.pdf.txt000880313.pdf.txtExtracted Texttext/plain72148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71881/2/000880313.pdf.txtf903174463db748832e941c857db2e14MD52THUMBNAIL000880313.pdf.jpg000880313.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71881/3/000880313.pdf.jpgffe5b8660bb0a092074dd64e84131a5cMD5310183/718812018-10-17 07:57:11.149oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71881Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:57:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem
title O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem
Silva, Fárida Dias da
Bullying
Violência
Escola
title_short O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem
title_full O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem
title_sort O bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem
author Silva, Fárida Dias da
author_facet Silva, Fárida Dias da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fárida Dias da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slomp, Paulo Francisco
contributor_str_mv Slomp, Paulo Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Violência
Escola
topic Bullying
Violência
Escola
description O presente trabalho tem como finalidade abordar o conhecimento sobre o “BULLYING” e os seus possíveis reflexos em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. É importante ressaltar que o bullying pode ser observado em algumas agressões físicas ou morais entre alunos, podendo acarretar vários tipos de consequências importantes no aprendizado escolar, tanto para quem comete como para as vítimas. Muitas vezes, quando ocorre o bullying no ambiente escolar, os profissionais de educação ficam indiferentes, e foi essa inquietação que possibilitou a reflexão deste trabalho. Para tanto, convém observar que esta pesquisa tem uma abordagem de cunho qualitativa e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram realizados através de observações e da aplicação de entrevistas. A partir desta metodologia, buscou-se detectar a existência ou não, do bullying nesta instituição. Dentre as principais autoras que deram suporte para a realização desta pesquisa, encontram-se: Cléo Fante e Ana Beatriz Barbosa. Por fim, concluiu-se a importância do papel do professor e da escola para detectar comportamentos relacionados ao bullying, e coibi-los através de ações educativas que visem à convivência saudável e harmoniosa, reconhecendo e respeitando a diversidade existente. Neste sentido, é importante observar que tanto a escola quanto os pais são responsáveis pelas crianças, não podendo ser omissos sobre este aspecto. A prevenção ao bullying deve ser desenvolvida com a criação de programas em favor da criança e do adolescente.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-24T01:48:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71881
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880313
url http://hdl.handle.net/10183/71881
identifier_str_mv 000880313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71881/1/000880313.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71881/2/000880313.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71881/3/000880313.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ed541e44e546fbec659d9cb860ccbe4
f903174463db748832e941c857db2e14
ffe5b8660bb0a092074dd64e84131a5c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447107539042304