Dificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Evelyn do Amaral
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255219
Resumo: Esta pesquisa, de caráter documental, através de análises quantitativas e qualitativas, visa identificar as dificuldades em matemática ao final das séries iniciais. Para isso, foi realizada uma análise com fins diagnósticos dos boletins de desempenho de turmas de 5º ano do Ensino Fundamental de escolas estaduais do Rio Grande do Sul, na disciplina de Matemática, na Prova Brasil de 2021. A Prova Brasil é parte integrante de um conjunto de avaliações do Sistema Brasileiro de Avaliação Básica (SAEB), com o propósito de trazer indicativos sobre a educação para o Ministério da Educação, contribuindo para a análise de políticas públicas, redistribuição da renda advindo de impostos e também corrobora com o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É aplicada a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e elaborada com base nas Matrizes de Referência estabelecidas pelo SAEB, que apresenta as temáticas e seus descritores, adequados para cada etapa de ensino. Seu boletim de desempenho, fonte principal de informações para o desenvolvimento da pesquisa, é disponibilizado pelo SAEB, e demonstra os resultados com base nos níveis pré-estabelecidos por uma Escala de Proficiência própria, dividida em 10 níveis (sendo o nível 0 o de menor pontuação e o nível 10 o de maior pontuação). Os boletins não apresentam o desempenho individual dos alunos, por não ser a finalidade da avaliação, e sim de forma geral, a nível federal, estadual e municipal. Tendo a rede estadual do Rio Grande do Sul como foco central, primeiramente foram traçados paralelos entre a rede estadual e municipal do estado, além de uma comparação entre o desempenho com os demais estados do país, divididos por região. Após análise das notas, foi efetuado o estudo dos critérios para a contagem da pontuação, sendo importante destacar o uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera não o número bruto de acertos, mas sim leva em consideração o grau de dificuldade das questões, o que tornou a avaliação das dificuldades através de seus resultados mais eficazes na identificação dos conteúdos limitantes para os alunos. Ficou identificado que as dificuldades estão mais presentes quando se trata de questões que envolvam interpretação e resolução de problemas, bem como a compreensão do que cada número representa dentro de cada contexto. Concluiu-se que, por meio da análise, o objetivo de identificar as dificuldades nessa etapa de ensino na disciplina de matemática foi atingido, e colaborou com a formação desta licenciada acerca do ensino da matemática nos anos iniciais.
id UFRGS-2_95f46f96ad4efdfa0b8bef5e0d4438f5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255219
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Evelyn do AmaralSantos, Suelen Assunção2023-03-01T03:30:05Z2022http://hdl.handle.net/10183/255219001162984Esta pesquisa, de caráter documental, através de análises quantitativas e qualitativas, visa identificar as dificuldades em matemática ao final das séries iniciais. Para isso, foi realizada uma análise com fins diagnósticos dos boletins de desempenho de turmas de 5º ano do Ensino Fundamental de escolas estaduais do Rio Grande do Sul, na disciplina de Matemática, na Prova Brasil de 2021. A Prova Brasil é parte integrante de um conjunto de avaliações do Sistema Brasileiro de Avaliação Básica (SAEB), com o propósito de trazer indicativos sobre a educação para o Ministério da Educação, contribuindo para a análise de políticas públicas, redistribuição da renda advindo de impostos e também corrobora com o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É aplicada a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e elaborada com base nas Matrizes de Referência estabelecidas pelo SAEB, que apresenta as temáticas e seus descritores, adequados para cada etapa de ensino. Seu boletim de desempenho, fonte principal de informações para o desenvolvimento da pesquisa, é disponibilizado pelo SAEB, e demonstra os resultados com base nos níveis pré-estabelecidos por uma Escala de Proficiência própria, dividida em 10 níveis (sendo o nível 0 o de menor pontuação e o nível 10 o de maior pontuação). Os boletins não apresentam o desempenho individual dos alunos, por não ser a finalidade da avaliação, e sim de forma geral, a nível federal, estadual e municipal. Tendo a rede estadual do Rio Grande do Sul como foco central, primeiramente foram traçados paralelos entre a rede estadual e municipal do estado, além de uma comparação entre o desempenho com os demais estados do país, divididos por região. Após análise das notas, foi efetuado o estudo dos critérios para a contagem da pontuação, sendo importante destacar o uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera não o número bruto de acertos, mas sim leva em consideração o grau de dificuldade das questões, o que tornou a avaliação das dificuldades através de seus resultados mais eficazes na identificação dos conteúdos limitantes para os alunos. Ficou identificado que as dificuldades estão mais presentes quando se trata de questões que envolvam interpretação e resolução de problemas, bem como a compreensão do que cada número representa dentro de cada contexto. Concluiu-se que, por meio da análise, o objetivo de identificar as dificuldades nessa etapa de ensino na disciplina de matemática foi atingido, e colaborou com a formação desta licenciada acerca do ensino da matemática nos anos iniciais.This documental research, through quantitative and qualitative analyses, aims to identify the difficulties in mathematics at the end of the starting levels of Elementary School. For this, an analysis was performed for diagnostic purposes of the report cards of 5th grade classes of Elementary Schools in the state of Rio Grande do Sul, in the subject of Mathematics, in 2021 Prova Brasil Exam. Prova Brasil is part of a set of assessments of the Brazilian Basic Evaluation System (SAEB), with the purpose of bringing information about education to the Ministry of Education, contributing to the analysis of public policies, redistribution of income from taxes and also contributing to the calculation of the Basic Education Development Index (IDEB). It is applied every two years by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira and it is based on the Reference Matrices established by SAEB, which present the themes and their descriptors, appropriate for each stage of education. Its performance bulletin, the main source of information for the development of the research, is made available by SAEB, and shows the results based on levels pre-established by its own Proficiency Scale, divided into 10 levels (level 0 being the lowest score and level 10 the highest score). The results do not show the individual performance of the students, since this is not the purpose of the evaluation, but rather the overall performance at the federal, state and municipal levels. With the Rio Grande do Sul state system as the central focus, parallels were first drawn between the state and municipal systems in the state, as well as a comparison of performance with other states in the country, divided by region. After analyzing the scores, the study of the criteria for counting the scores was carried out, and it is important to highlight the use of the Item Response Theory (TRI), which does not consider the raw number of correct answers, but rather considers the degree of difficulty of the questions, which made the assessment of difficulties through its results more effective in identifying the limiting contents for students. It was identified that the difficulties are more present when it comes to questions that involve interpretation and problem solving, as well as understanding what each number represents within each context. It was concluded that, by means of the analysis, the objective of identifying the difficulties in this stage of teaching in the subject of mathematics was achieved and collaborated with the formation of this licensee about the teaching of mathematics in the early years.application/pdfporAnálise de dadosDificuldades de aprendizagemMatemática : EnsinoData analysisMathematics difficultiesProva Brasil ExamDificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162984.pdf.txt001162984.pdf.txtExtracted Texttext/plain78718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255219/2/001162984.pdf.txt2b80931267e6939281eda06b337b2e98MD52ORIGINAL001162984.pdfTexto completoapplication/pdf1646647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255219/1/001162984.pdf9f73f368dbeda1b05f1a3fb47adc0f63MD5110183/2552192023-03-02 03:26:48.078213oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255219Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-02T06:26:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021
title Dificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021
spellingShingle Dificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021
Oliveira, Evelyn do Amaral
Análise de dados
Dificuldades de aprendizagem
Matemática : Ensino
Data analysis
Mathematics difficulties
Prova Brasil Exam
title_short Dificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021
title_full Dificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021
title_fullStr Dificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021
title_full_unstemmed Dificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021
title_sort Dificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021
author Oliveira, Evelyn do Amaral
author_facet Oliveira, Evelyn do Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Evelyn do Amaral
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Suelen Assunção
contributor_str_mv Santos, Suelen Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de dados
Dificuldades de aprendizagem
Matemática : Ensino
topic Análise de dados
Dificuldades de aprendizagem
Matemática : Ensino
Data analysis
Mathematics difficulties
Prova Brasil Exam
dc.subject.eng.fl_str_mv Data analysis
Mathematics difficulties
Prova Brasil Exam
description Esta pesquisa, de caráter documental, através de análises quantitativas e qualitativas, visa identificar as dificuldades em matemática ao final das séries iniciais. Para isso, foi realizada uma análise com fins diagnósticos dos boletins de desempenho de turmas de 5º ano do Ensino Fundamental de escolas estaduais do Rio Grande do Sul, na disciplina de Matemática, na Prova Brasil de 2021. A Prova Brasil é parte integrante de um conjunto de avaliações do Sistema Brasileiro de Avaliação Básica (SAEB), com o propósito de trazer indicativos sobre a educação para o Ministério da Educação, contribuindo para a análise de políticas públicas, redistribuição da renda advindo de impostos e também corrobora com o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É aplicada a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e elaborada com base nas Matrizes de Referência estabelecidas pelo SAEB, que apresenta as temáticas e seus descritores, adequados para cada etapa de ensino. Seu boletim de desempenho, fonte principal de informações para o desenvolvimento da pesquisa, é disponibilizado pelo SAEB, e demonstra os resultados com base nos níveis pré-estabelecidos por uma Escala de Proficiência própria, dividida em 10 níveis (sendo o nível 0 o de menor pontuação e o nível 10 o de maior pontuação). Os boletins não apresentam o desempenho individual dos alunos, por não ser a finalidade da avaliação, e sim de forma geral, a nível federal, estadual e municipal. Tendo a rede estadual do Rio Grande do Sul como foco central, primeiramente foram traçados paralelos entre a rede estadual e municipal do estado, além de uma comparação entre o desempenho com os demais estados do país, divididos por região. Após análise das notas, foi efetuado o estudo dos critérios para a contagem da pontuação, sendo importante destacar o uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera não o número bruto de acertos, mas sim leva em consideração o grau de dificuldade das questões, o que tornou a avaliação das dificuldades através de seus resultados mais eficazes na identificação dos conteúdos limitantes para os alunos. Ficou identificado que as dificuldades estão mais presentes quando se trata de questões que envolvam interpretação e resolução de problemas, bem como a compreensão do que cada número representa dentro de cada contexto. Concluiu-se que, por meio da análise, o objetivo de identificar as dificuldades nessa etapa de ensino na disciplina de matemática foi atingido, e colaborou com a formação desta licenciada acerca do ensino da matemática nos anos iniciais.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-01T03:30:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255219
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162984
url http://hdl.handle.net/10183/255219
identifier_str_mv 001162984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255219/2/001162984.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255219/1/001162984.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b80931267e6939281eda06b337b2e98
9f73f368dbeda1b05f1a3fb47adc0f63
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447332220567552