Dificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255219 |
Resumo: | Esta pesquisa, de caráter documental, através de análises quantitativas e qualitativas, visa identificar as dificuldades em matemática ao final das séries iniciais. Para isso, foi realizada uma análise com fins diagnósticos dos boletins de desempenho de turmas de 5º ano do Ensino Fundamental de escolas estaduais do Rio Grande do Sul, na disciplina de Matemática, na Prova Brasil de 2021. A Prova Brasil é parte integrante de um conjunto de avaliações do Sistema Brasileiro de Avaliação Básica (SAEB), com o propósito de trazer indicativos sobre a educação para o Ministério da Educação, contribuindo para a análise de políticas públicas, redistribuição da renda advindo de impostos e também corrobora com o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É aplicada a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e elaborada com base nas Matrizes de Referência estabelecidas pelo SAEB, que apresenta as temáticas e seus descritores, adequados para cada etapa de ensino. Seu boletim de desempenho, fonte principal de informações para o desenvolvimento da pesquisa, é disponibilizado pelo SAEB, e demonstra os resultados com base nos níveis pré-estabelecidos por uma Escala de Proficiência própria, dividida em 10 níveis (sendo o nível 0 o de menor pontuação e o nível 10 o de maior pontuação). Os boletins não apresentam o desempenho individual dos alunos, por não ser a finalidade da avaliação, e sim de forma geral, a nível federal, estadual e municipal. Tendo a rede estadual do Rio Grande do Sul como foco central, primeiramente foram traçados paralelos entre a rede estadual e municipal do estado, além de uma comparação entre o desempenho com os demais estados do país, divididos por região. Após análise das notas, foi efetuado o estudo dos critérios para a contagem da pontuação, sendo importante destacar o uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera não o número bruto de acertos, mas sim leva em consideração o grau de dificuldade das questões, o que tornou a avaliação das dificuldades através de seus resultados mais eficazes na identificação dos conteúdos limitantes para os alunos. Ficou identificado que as dificuldades estão mais presentes quando se trata de questões que envolvam interpretação e resolução de problemas, bem como a compreensão do que cada número representa dentro de cada contexto. Concluiu-se que, por meio da análise, o objetivo de identificar as dificuldades nessa etapa de ensino na disciplina de matemática foi atingido, e colaborou com a formação desta licenciada acerca do ensino da matemática nos anos iniciais. |
id |
UFRGS-2_95f46f96ad4efdfa0b8bef5e0d4438f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255219 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Evelyn do AmaralSantos, Suelen Assunção2023-03-01T03:30:05Z2022http://hdl.handle.net/10183/255219001162984Esta pesquisa, de caráter documental, através de análises quantitativas e qualitativas, visa identificar as dificuldades em matemática ao final das séries iniciais. Para isso, foi realizada uma análise com fins diagnósticos dos boletins de desempenho de turmas de 5º ano do Ensino Fundamental de escolas estaduais do Rio Grande do Sul, na disciplina de Matemática, na Prova Brasil de 2021. A Prova Brasil é parte integrante de um conjunto de avaliações do Sistema Brasileiro de Avaliação Básica (SAEB), com o propósito de trazer indicativos sobre a educação para o Ministério da Educação, contribuindo para a análise de políticas públicas, redistribuição da renda advindo de impostos e também corrobora com o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É aplicada a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e elaborada com base nas Matrizes de Referência estabelecidas pelo SAEB, que apresenta as temáticas e seus descritores, adequados para cada etapa de ensino. Seu boletim de desempenho, fonte principal de informações para o desenvolvimento da pesquisa, é disponibilizado pelo SAEB, e demonstra os resultados com base nos níveis pré-estabelecidos por uma Escala de Proficiência própria, dividida em 10 níveis (sendo o nível 0 o de menor pontuação e o nível 10 o de maior pontuação). Os boletins não apresentam o desempenho individual dos alunos, por não ser a finalidade da avaliação, e sim de forma geral, a nível federal, estadual e municipal. Tendo a rede estadual do Rio Grande do Sul como foco central, primeiramente foram traçados paralelos entre a rede estadual e municipal do estado, além de uma comparação entre o desempenho com os demais estados do país, divididos por região. Após análise das notas, foi efetuado o estudo dos critérios para a contagem da pontuação, sendo importante destacar o uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera não o número bruto de acertos, mas sim leva em consideração o grau de dificuldade das questões, o que tornou a avaliação das dificuldades através de seus resultados mais eficazes na identificação dos conteúdos limitantes para os alunos. Ficou identificado que as dificuldades estão mais presentes quando se trata de questões que envolvam interpretação e resolução de problemas, bem como a compreensão do que cada número representa dentro de cada contexto. Concluiu-se que, por meio da análise, o objetivo de identificar as dificuldades nessa etapa de ensino na disciplina de matemática foi atingido, e colaborou com a formação desta licenciada acerca do ensino da matemática nos anos iniciais.This documental research, through quantitative and qualitative analyses, aims to identify the difficulties in mathematics at the end of the starting levels of Elementary School. For this, an analysis was performed for diagnostic purposes of the report cards of 5th grade classes of Elementary Schools in the state of Rio Grande do Sul, in the subject of Mathematics, in 2021 Prova Brasil Exam. Prova Brasil is part of a set of assessments of the Brazilian Basic Evaluation System (SAEB), with the purpose of bringing information about education to the Ministry of Education, contributing to the analysis of public policies, redistribution of income from taxes and also contributing to the calculation of the Basic Education Development Index (IDEB). It is applied every two years by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira and it is based on the Reference Matrices established by SAEB, which present the themes and their descriptors, appropriate for each stage of education. Its performance bulletin, the main source of information for the development of the research, is made available by SAEB, and shows the results based on levels pre-established by its own Proficiency Scale, divided into 10 levels (level 0 being the lowest score and level 10 the highest score). The results do not show the individual performance of the students, since this is not the purpose of the evaluation, but rather the overall performance at the federal, state and municipal levels. With the Rio Grande do Sul state system as the central focus, parallels were first drawn between the state and municipal systems in the state, as well as a comparison of performance with other states in the country, divided by region. After analyzing the scores, the study of the criteria for counting the scores was carried out, and it is important to highlight the use of the Item Response Theory (TRI), which does not consider the raw number of correct answers, but rather considers the degree of difficulty of the questions, which made the assessment of difficulties through its results more effective in identifying the limiting contents for students. It was identified that the difficulties are more present when it comes to questions that involve interpretation and problem solving, as well as understanding what each number represents within each context. It was concluded that, by means of the analysis, the objective of identifying the difficulties in this stage of teaching in the subject of mathematics was achieved and collaborated with the formation of this licensee about the teaching of mathematics in the early years.application/pdfporAnálise de dadosDificuldades de aprendizagemMatemática : EnsinoData analysisMathematics difficultiesProva Brasil ExamDificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162984.pdf.txt001162984.pdf.txtExtracted Texttext/plain78718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255219/2/001162984.pdf.txt2b80931267e6939281eda06b337b2e98MD52ORIGINAL001162984.pdfTexto completoapplication/pdf1646647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255219/1/001162984.pdf9f73f368dbeda1b05f1a3fb47adc0f63MD5110183/2552192023-03-02 03:26:48.078213oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255219Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-02T06:26:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021 |
title |
Dificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021 |
spellingShingle |
Dificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021 Oliveira, Evelyn do Amaral Análise de dados Dificuldades de aprendizagem Matemática : Ensino Data analysis Mathematics difficulties Prova Brasil Exam |
title_short |
Dificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021 |
title_full |
Dificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021 |
title_fullStr |
Dificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021 |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021 |
title_sort |
Dificuldades de matemática no 5º ano : análise dos resultados da rede estadual do RS na Prova Brasil 2021 |
author |
Oliveira, Evelyn do Amaral |
author_facet |
Oliveira, Evelyn do Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Evelyn do Amaral |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Suelen Assunção |
contributor_str_mv |
Santos, Suelen Assunção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de dados Dificuldades de aprendizagem Matemática : Ensino |
topic |
Análise de dados Dificuldades de aprendizagem Matemática : Ensino Data analysis Mathematics difficulties Prova Brasil Exam |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Data analysis Mathematics difficulties Prova Brasil Exam |
description |
Esta pesquisa, de caráter documental, através de análises quantitativas e qualitativas, visa identificar as dificuldades em matemática ao final das séries iniciais. Para isso, foi realizada uma análise com fins diagnósticos dos boletins de desempenho de turmas de 5º ano do Ensino Fundamental de escolas estaduais do Rio Grande do Sul, na disciplina de Matemática, na Prova Brasil de 2021. A Prova Brasil é parte integrante de um conjunto de avaliações do Sistema Brasileiro de Avaliação Básica (SAEB), com o propósito de trazer indicativos sobre a educação para o Ministério da Educação, contribuindo para a análise de políticas públicas, redistribuição da renda advindo de impostos e também corrobora com o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É aplicada a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e elaborada com base nas Matrizes de Referência estabelecidas pelo SAEB, que apresenta as temáticas e seus descritores, adequados para cada etapa de ensino. Seu boletim de desempenho, fonte principal de informações para o desenvolvimento da pesquisa, é disponibilizado pelo SAEB, e demonstra os resultados com base nos níveis pré-estabelecidos por uma Escala de Proficiência própria, dividida em 10 níveis (sendo o nível 0 o de menor pontuação e o nível 10 o de maior pontuação). Os boletins não apresentam o desempenho individual dos alunos, por não ser a finalidade da avaliação, e sim de forma geral, a nível federal, estadual e municipal. Tendo a rede estadual do Rio Grande do Sul como foco central, primeiramente foram traçados paralelos entre a rede estadual e municipal do estado, além de uma comparação entre o desempenho com os demais estados do país, divididos por região. Após análise das notas, foi efetuado o estudo dos critérios para a contagem da pontuação, sendo importante destacar o uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera não o número bruto de acertos, mas sim leva em consideração o grau de dificuldade das questões, o que tornou a avaliação das dificuldades através de seus resultados mais eficazes na identificação dos conteúdos limitantes para os alunos. Ficou identificado que as dificuldades estão mais presentes quando se trata de questões que envolvam interpretação e resolução de problemas, bem como a compreensão do que cada número representa dentro de cada contexto. Concluiu-se que, por meio da análise, o objetivo de identificar as dificuldades nessa etapa de ensino na disciplina de matemática foi atingido, e colaborou com a formação desta licenciada acerca do ensino da matemática nos anos iniciais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-01T03:30:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255219 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162984 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255219 |
identifier_str_mv |
001162984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255219/2/001162984.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255219/1/001162984.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b80931267e6939281eda06b337b2e98 9f73f368dbeda1b05f1a3fb47adc0f63 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447332220567552 |