Pesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elias, Lucciane dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194811
Resumo: O presente trabalho, a partir das contribuições dos Estudos da Pedagogia da Infância e dos Estudos sobre Pesquisas com Crianças, tem como objetivo evidenciar as estratégias metodológicas e os cuidados éticos presentes nas investigações desenvolvidas na Linha de Pesquisa Estudos das Infâncias (PPGEDU/UFRGS), na Educação Infantil, no período de 2006 a 2015. Para tanto, metodologicamente foi desenvolvido um "estado do conhecimento" das investigações com crianças. Tal metodologia se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica e tem o objetivo de mapear o que está sendo estudado em determinado campo do conhecimento. Desse modo, o corpus analítico da investigação foi composto por dezessete Dissertações de Mestrado e sete Teses de Doutorado em Educação, desenvolvidas na Linha de Pesquisa Estudos das Infâncias. As pesquisas mapeadas foram pesquisadas no site Lume - repositório digital da UFRGS. A estratégia de análise dos dados gerados através do mapeamento das pesquisas foi a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), com base nos três polos cronológicos apontados pela autora: 1) pré-análise; 2) exploração do material; 3) tratamento dos resultados, interferência e interpretação. Assim, foi possível evidenciar que as estratégias de geração de dados nas pesquisas com crianças, mais utilizadas pelos pesquisadores foram: a) diário/caderno de campo; b) observação participante, c) registro fotográfico; c) registro fílmico; d) gravação de áudio de entrevistas, conversas informais ou brincadeiras das crianças. Em relação aos cuidados éticos, os pesquisadores utilizaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para autorização dos responsáveis pelas crianças e o Termo de Assentimento para as crianças (maiores de 03 anos de idade). A partir da pesquisa, é possível inferir sobre a importância de reconhecer as crianças da Educação Infantil enquanto atores sociais e sujeitos de direitos. Nesse sentido, as pesquisas desenvolvidas na Linha Estudos da Infância têm colaborado indefectivelmente desde 2005, com a construção de uma Pedagogia da Infância que leve em consideração os modos de ser, de viver e de se relacionar das crianças no cotidiano das instituições educacionais, a partir do acolhimento, respeito e reconhecimento de suas peculiaridades e necessidades enquanto seres humanos recém-chegados ao mundo.
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