Pesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elias, Lucciane dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194811
Resumo: O presente trabalho, a partir das contribuições dos Estudos da Pedagogia da Infância e dos Estudos sobre Pesquisas com Crianças, tem como objetivo evidenciar as estratégias metodológicas e os cuidados éticos presentes nas investigações desenvolvidas na Linha de Pesquisa Estudos das Infâncias (PPGEDU/UFRGS), na Educação Infantil, no período de 2006 a 2015. Para tanto, metodologicamente foi desenvolvido um "estado do conhecimento" das investigações com crianças. Tal metodologia se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica e tem o objetivo de mapear o que está sendo estudado em determinado campo do conhecimento. Desse modo, o corpus analítico da investigação foi composto por dezessete Dissertações de Mestrado e sete Teses de Doutorado em Educação, desenvolvidas na Linha de Pesquisa Estudos das Infâncias. As pesquisas mapeadas foram pesquisadas no site Lume - repositório digital da UFRGS. A estratégia de análise dos dados gerados através do mapeamento das pesquisas foi a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), com base nos três polos cronológicos apontados pela autora: 1) pré-análise; 2) exploração do material; 3) tratamento dos resultados, interferência e interpretação. Assim, foi possível evidenciar que as estratégias de geração de dados nas pesquisas com crianças, mais utilizadas pelos pesquisadores foram: a) diário/caderno de campo; b) observação participante, c) registro fotográfico; c) registro fílmico; d) gravação de áudio de entrevistas, conversas informais ou brincadeiras das crianças. Em relação aos cuidados éticos, os pesquisadores utilizaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para autorização dos responsáveis pelas crianças e o Termo de Assentimento para as crianças (maiores de 03 anos de idade). A partir da pesquisa, é possível inferir sobre a importância de reconhecer as crianças da Educação Infantil enquanto atores sociais e sujeitos de direitos. Nesse sentido, as pesquisas desenvolvidas na Linha Estudos da Infância têm colaborado indefectivelmente desde 2005, com a construção de uma Pedagogia da Infância que leve em consideração os modos de ser, de viver e de se relacionar das crianças no cotidiano das instituições educacionais, a partir do acolhimento, respeito e reconhecimento de suas peculiaridades e necessidades enquanto seres humanos recém-chegados ao mundo.
id UFRGS-2_95fde6bfaff6d9599f3f3e88c16860b8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194811
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Elias, Lucciane dos SantosCarvalho, Rodrigo Saballa de2019-05-31T02:45:44Z2018http://hdl.handle.net/10183/194811001092248O presente trabalho, a partir das contribuições dos Estudos da Pedagogia da Infância e dos Estudos sobre Pesquisas com Crianças, tem como objetivo evidenciar as estratégias metodológicas e os cuidados éticos presentes nas investigações desenvolvidas na Linha de Pesquisa Estudos das Infâncias (PPGEDU/UFRGS), na Educação Infantil, no período de 2006 a 2015. Para tanto, metodologicamente foi desenvolvido um "estado do conhecimento" das investigações com crianças. Tal metodologia se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica e tem o objetivo de mapear o que está sendo estudado em determinado campo do conhecimento. Desse modo, o corpus analítico da investigação foi composto por dezessete Dissertações de Mestrado e sete Teses de Doutorado em Educação, desenvolvidas na Linha de Pesquisa Estudos das Infâncias. As pesquisas mapeadas foram pesquisadas no site Lume - repositório digital da UFRGS. A estratégia de análise dos dados gerados através do mapeamento das pesquisas foi a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), com base nos três polos cronológicos apontados pela autora: 1) pré-análise; 2) exploração do material; 3) tratamento dos resultados, interferência e interpretação. Assim, foi possível evidenciar que as estratégias de geração de dados nas pesquisas com crianças, mais utilizadas pelos pesquisadores foram: a) diário/caderno de campo; b) observação participante, c) registro fotográfico; c) registro fílmico; d) gravação de áudio de entrevistas, conversas informais ou brincadeiras das crianças. Em relação aos cuidados éticos, os pesquisadores utilizaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para autorização dos responsáveis pelas crianças e o Termo de Assentimento para as crianças (maiores de 03 anos de idade). A partir da pesquisa, é possível inferir sobre a importância de reconhecer as crianças da Educação Infantil enquanto atores sociais e sujeitos de direitos. Nesse sentido, as pesquisas desenvolvidas na Linha Estudos da Infância têm colaborado indefectivelmente desde 2005, com a construção de uma Pedagogia da Infância que leve em consideração os modos de ser, de viver e de se relacionar das crianças no cotidiano das instituições educacionais, a partir do acolhimento, respeito e reconhecimento de suas peculiaridades e necessidades enquanto seres humanos recém-chegados ao mundo.application/pdfporPesquisa educacionalÉticaEducação infantilPesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092248.pdf.txt001092248.pdf.txtExtracted Texttext/plain230023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194811/2/001092248.pdf.txtdd87b41e05637ef8ef2a2e625df1aabcMD52ORIGINAL001092248.pdfTexto completoapplication/pdf1789161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194811/1/001092248.pdf6ff0563841be1b293fdc1421040401e5MD5110183/1948112021-05-07 05:12:06.808669oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194811Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:12:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGS
title Pesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGS
spellingShingle Pesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGS
Elias, Lucciane dos Santos
Pesquisa educacional
Ética
Educação infantil
title_short Pesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGS
title_full Pesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGS
title_fullStr Pesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGS
title_full_unstemmed Pesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGS
title_sort Pesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGS
author Elias, Lucciane dos Santos
author_facet Elias, Lucciane dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elias, Lucciane dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
contributor_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa educacional
Ética
Educação infantil
topic Pesquisa educacional
Ética
Educação infantil
description O presente trabalho, a partir das contribuições dos Estudos da Pedagogia da Infância e dos Estudos sobre Pesquisas com Crianças, tem como objetivo evidenciar as estratégias metodológicas e os cuidados éticos presentes nas investigações desenvolvidas na Linha de Pesquisa Estudos das Infâncias (PPGEDU/UFRGS), na Educação Infantil, no período de 2006 a 2015. Para tanto, metodologicamente foi desenvolvido um "estado do conhecimento" das investigações com crianças. Tal metodologia se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica e tem o objetivo de mapear o que está sendo estudado em determinado campo do conhecimento. Desse modo, o corpus analítico da investigação foi composto por dezessete Dissertações de Mestrado e sete Teses de Doutorado em Educação, desenvolvidas na Linha de Pesquisa Estudos das Infâncias. As pesquisas mapeadas foram pesquisadas no site Lume - repositório digital da UFRGS. A estratégia de análise dos dados gerados através do mapeamento das pesquisas foi a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), com base nos três polos cronológicos apontados pela autora: 1) pré-análise; 2) exploração do material; 3) tratamento dos resultados, interferência e interpretação. Assim, foi possível evidenciar que as estratégias de geração de dados nas pesquisas com crianças, mais utilizadas pelos pesquisadores foram: a) diário/caderno de campo; b) observação participante, c) registro fotográfico; c) registro fílmico; d) gravação de áudio de entrevistas, conversas informais ou brincadeiras das crianças. Em relação aos cuidados éticos, os pesquisadores utilizaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para autorização dos responsáveis pelas crianças e o Termo de Assentimento para as crianças (maiores de 03 anos de idade). A partir da pesquisa, é possível inferir sobre a importância de reconhecer as crianças da Educação Infantil enquanto atores sociais e sujeitos de direitos. Nesse sentido, as pesquisas desenvolvidas na Linha Estudos da Infância têm colaborado indefectivelmente desde 2005, com a construção de uma Pedagogia da Infância que leve em consideração os modos de ser, de viver e de se relacionar das crianças no cotidiano das instituições educacionais, a partir do acolhimento, respeito e reconhecimento de suas peculiaridades e necessidades enquanto seres humanos recém-chegados ao mundo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-31T02:45:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194811
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092248
url http://hdl.handle.net/10183/194811
identifier_str_mv 001092248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194811/2/001092248.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194811/1/001092248.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd87b41e05637ef8ef2a2e625df1aabc
6ff0563841be1b293fdc1421040401e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447242190880768