Pesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194811 |
Resumo: | O presente trabalho, a partir das contribuições dos Estudos da Pedagogia da Infância e dos Estudos sobre Pesquisas com Crianças, tem como objetivo evidenciar as estratégias metodológicas e os cuidados éticos presentes nas investigações desenvolvidas na Linha de Pesquisa Estudos das Infâncias (PPGEDU/UFRGS), na Educação Infantil, no período de 2006 a 2015. Para tanto, metodologicamente foi desenvolvido um "estado do conhecimento" das investigações com crianças. Tal metodologia se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica e tem o objetivo de mapear o que está sendo estudado em determinado campo do conhecimento. Desse modo, o corpus analítico da investigação foi composto por dezessete Dissertações de Mestrado e sete Teses de Doutorado em Educação, desenvolvidas na Linha de Pesquisa Estudos das Infâncias. As pesquisas mapeadas foram pesquisadas no site Lume - repositório digital da UFRGS. A estratégia de análise dos dados gerados através do mapeamento das pesquisas foi a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), com base nos três polos cronológicos apontados pela autora: 1) pré-análise; 2) exploração do material; 3) tratamento dos resultados, interferência e interpretação. Assim, foi possível evidenciar que as estratégias de geração de dados nas pesquisas com crianças, mais utilizadas pelos pesquisadores foram: a) diário/caderno de campo; b) observação participante, c) registro fotográfico; c) registro fílmico; d) gravação de áudio de entrevistas, conversas informais ou brincadeiras das crianças. Em relação aos cuidados éticos, os pesquisadores utilizaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para autorização dos responsáveis pelas crianças e o Termo de Assentimento para as crianças (maiores de 03 anos de idade). A partir da pesquisa, é possível inferir sobre a importância de reconhecer as crianças da Educação Infantil enquanto atores sociais e sujeitos de direitos. Nesse sentido, as pesquisas desenvolvidas na Linha Estudos da Infância têm colaborado indefectivelmente desde 2005, com a construção de uma Pedagogia da Infância que leve em consideração os modos de ser, de viver e de se relacionar das crianças no cotidiano das instituições educacionais, a partir do acolhimento, respeito e reconhecimento de suas peculiaridades e necessidades enquanto seres humanos recém-chegados ao mundo. |
id |
UFRGS-2_95fde6bfaff6d9599f3f3e88c16860b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194811 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Elias, Lucciane dos SantosCarvalho, Rodrigo Saballa de2019-05-31T02:45:44Z2018http://hdl.handle.net/10183/194811001092248O presente trabalho, a partir das contribuições dos Estudos da Pedagogia da Infância e dos Estudos sobre Pesquisas com Crianças, tem como objetivo evidenciar as estratégias metodológicas e os cuidados éticos presentes nas investigações desenvolvidas na Linha de Pesquisa Estudos das Infâncias (PPGEDU/UFRGS), na Educação Infantil, no período de 2006 a 2015. Para tanto, metodologicamente foi desenvolvido um "estado do conhecimento" das investigações com crianças. Tal metodologia se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica e tem o objetivo de mapear o que está sendo estudado em determinado campo do conhecimento. Desse modo, o corpus analítico da investigação foi composto por dezessete Dissertações de Mestrado e sete Teses de Doutorado em Educação, desenvolvidas na Linha de Pesquisa Estudos das Infâncias. As pesquisas mapeadas foram pesquisadas no site Lume - repositório digital da UFRGS. A estratégia de análise dos dados gerados através do mapeamento das pesquisas foi a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), com base nos três polos cronológicos apontados pela autora: 1) pré-análise; 2) exploração do material; 3) tratamento dos resultados, interferência e interpretação. Assim, foi possível evidenciar que as estratégias de geração de dados nas pesquisas com crianças, mais utilizadas pelos pesquisadores foram: a) diário/caderno de campo; b) observação participante, c) registro fotográfico; c) registro fílmico; d) gravação de áudio de entrevistas, conversas informais ou brincadeiras das crianças. Em relação aos cuidados éticos, os pesquisadores utilizaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para autorização dos responsáveis pelas crianças e o Termo de Assentimento para as crianças (maiores de 03 anos de idade). A partir da pesquisa, é possível inferir sobre a importância de reconhecer as crianças da Educação Infantil enquanto atores sociais e sujeitos de direitos. Nesse sentido, as pesquisas desenvolvidas na Linha Estudos da Infância têm colaborado indefectivelmente desde 2005, com a construção de uma Pedagogia da Infância que leve em consideração os modos de ser, de viver e de se relacionar das crianças no cotidiano das instituições educacionais, a partir do acolhimento, respeito e reconhecimento de suas peculiaridades e necessidades enquanto seres humanos recém-chegados ao mundo.application/pdfporPesquisa educacionalÉticaEducação infantilPesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092248.pdf.txt001092248.pdf.txtExtracted Texttext/plain230023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194811/2/001092248.pdf.txtdd87b41e05637ef8ef2a2e625df1aabcMD52ORIGINAL001092248.pdfTexto completoapplication/pdf1789161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194811/1/001092248.pdf6ff0563841be1b293fdc1421040401e5MD5110183/1948112021-05-07 05:12:06.808669oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194811Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:12:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGS |
title |
Pesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGS |
spellingShingle |
Pesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGS Elias, Lucciane dos Santos Pesquisa educacional Ética Educação infantil |
title_short |
Pesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGS |
title_full |
Pesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGS |
title_fullStr |
Pesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGS |
title_full_unstemmed |
Pesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGS |
title_sort |
Pesquisas com crianças : uma análise dos aspectos éticos e metodológicos presentes nas investigações da linha de pesquisa estudos das infâncias PPGEDU/UFRGS |
author |
Elias, Lucciane dos Santos |
author_facet |
Elias, Lucciane dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elias, Lucciane dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
contributor_str_mv |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa educacional Ética Educação infantil |
topic |
Pesquisa educacional Ética Educação infantil |
description |
O presente trabalho, a partir das contribuições dos Estudos da Pedagogia da Infância e dos Estudos sobre Pesquisas com Crianças, tem como objetivo evidenciar as estratégias metodológicas e os cuidados éticos presentes nas investigações desenvolvidas na Linha de Pesquisa Estudos das Infâncias (PPGEDU/UFRGS), na Educação Infantil, no período de 2006 a 2015. Para tanto, metodologicamente foi desenvolvido um "estado do conhecimento" das investigações com crianças. Tal metodologia se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica e tem o objetivo de mapear o que está sendo estudado em determinado campo do conhecimento. Desse modo, o corpus analítico da investigação foi composto por dezessete Dissertações de Mestrado e sete Teses de Doutorado em Educação, desenvolvidas na Linha de Pesquisa Estudos das Infâncias. As pesquisas mapeadas foram pesquisadas no site Lume - repositório digital da UFRGS. A estratégia de análise dos dados gerados através do mapeamento das pesquisas foi a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), com base nos três polos cronológicos apontados pela autora: 1) pré-análise; 2) exploração do material; 3) tratamento dos resultados, interferência e interpretação. Assim, foi possível evidenciar que as estratégias de geração de dados nas pesquisas com crianças, mais utilizadas pelos pesquisadores foram: a) diário/caderno de campo; b) observação participante, c) registro fotográfico; c) registro fílmico; d) gravação de áudio de entrevistas, conversas informais ou brincadeiras das crianças. Em relação aos cuidados éticos, os pesquisadores utilizaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para autorização dos responsáveis pelas crianças e o Termo de Assentimento para as crianças (maiores de 03 anos de idade). A partir da pesquisa, é possível inferir sobre a importância de reconhecer as crianças da Educação Infantil enquanto atores sociais e sujeitos de direitos. Nesse sentido, as pesquisas desenvolvidas na Linha Estudos da Infância têm colaborado indefectivelmente desde 2005, com a construção de uma Pedagogia da Infância que leve em consideração os modos de ser, de viver e de se relacionar das crianças no cotidiano das instituições educacionais, a partir do acolhimento, respeito e reconhecimento de suas peculiaridades e necessidades enquanto seres humanos recém-chegados ao mundo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-31T02:45:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/194811 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001092248 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/194811 |
identifier_str_mv |
001092248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194811/2/001092248.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194811/1/001092248.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd87b41e05637ef8ef2a2e625df1aabc 6ff0563841be1b293fdc1421040401e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447242190880768 |