Pesquisas com Crianças na Educação Infantil: aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tebaldi, Lisiane Rossatto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Vanessa Rosa da, Carvalho, Rodrigo Saballa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1100
Resumo: O trabalho, a partir do campo dos Estudos da Infância, tem como objetivo discutir os aspectos éticos e metodológicos implicados nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial na Educação Infantil. Metodologicamente, apresenta um mapeamento realizado no site da Biblioteca Digital de Teses de Dissertações (BDTD) a respeito das estratégias de produção de dados presentes em investigações defendidas no período de 2008 a 2018 e seus correlatos cuidados éticos no fazer investigativo. Com base nas análises, o artigo discute as especificidades das investigações com crianças e define, então, três unidades de análise: 1) especificidades da pesquisa com crianças; 2) estratégias de produção de dados presentes nas pesquisas: bricolagens metodológicas; 3) a ética na pesquisa. Com o trabalho, é possível inferir sobre a complexidade das investigações com crianças e, sobretudo, sobre a importância de que sejam conhecidos os modos como as crianças pensam sobre os assuntos que lhes dizem respeito, tendo em vista a qualificação das práticas pedagógicas e a promoção de espaços de maior participação e protagonismo dos pequenos na Educação Infantil.
id CLAEC-1_e44201b2cb627ad4a333a9491756b59d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1100
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Pesquisas com Crianças na Educação Infantil: aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racialEducação Infantilestratégias ético-metodológicasidentidade étnica-racialletramentoPesquisa com Crianças.O trabalho, a partir do campo dos Estudos da Infância, tem como objetivo discutir os aspectos éticos e metodológicos implicados nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial na Educação Infantil. Metodologicamente, apresenta um mapeamento realizado no site da Biblioteca Digital de Teses de Dissertações (BDTD) a respeito das estratégias de produção de dados presentes em investigações defendidas no período de 2008 a 2018 e seus correlatos cuidados éticos no fazer investigativo. Com base nas análises, o artigo discute as especificidades das investigações com crianças e define, então, três unidades de análise: 1) especificidades da pesquisa com crianças; 2) estratégias de produção de dados presentes nas pesquisas: bricolagens metodológicas; 3) a ética na pesquisa. Com o trabalho, é possível inferir sobre a complexidade das investigações com crianças e, sobretudo, sobre a importância de que sejam conhecidos os modos como as crianças pensam sobre os assuntos que lhes dizem respeito, tendo em vista a qualificação das práticas pedagógicas e a promoção de espaços de maior participação e protagonismo dos pequenos na Educação Infantil.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/110010.23899/relacult.v5i4.1100RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1100/857Copyright (c) 2019 Lisiane Rossatto Tebaldi, Vanessa Rosa da Costa, Rodrigo Saballa de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTebaldi, Lisiane RossattoCosta, Vanessa Rosa daCarvalho, Rodrigo Saballa de2019-05-06T01:38:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1100Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:43RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas com Crianças na Educação Infantil: aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial
title Pesquisas com Crianças na Educação Infantil: aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial
spellingShingle Pesquisas com Crianças na Educação Infantil: aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial
Tebaldi, Lisiane Rossatto
Educação Infantil
estratégias ético-metodológicas
identidade étnica-racial
letramento
Pesquisa com Crianças.
title_short Pesquisas com Crianças na Educação Infantil: aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial
title_full Pesquisas com Crianças na Educação Infantil: aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial
title_fullStr Pesquisas com Crianças na Educação Infantil: aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial
title_full_unstemmed Pesquisas com Crianças na Educação Infantil: aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial
title_sort Pesquisas com Crianças na Educação Infantil: aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial
author Tebaldi, Lisiane Rossatto
author_facet Tebaldi, Lisiane Rossatto
Costa, Vanessa Rosa da
Carvalho, Rodrigo Saballa de
author_role author
author2 Costa, Vanessa Rosa da
Carvalho, Rodrigo Saballa de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tebaldi, Lisiane Rossatto
Costa, Vanessa Rosa da
Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
estratégias ético-metodológicas
identidade étnica-racial
letramento
Pesquisa com Crianças.
topic Educação Infantil
estratégias ético-metodológicas
identidade étnica-racial
letramento
Pesquisa com Crianças.
description O trabalho, a partir do campo dos Estudos da Infância, tem como objetivo discutir os aspectos éticos e metodológicos implicados nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial na Educação Infantil. Metodologicamente, apresenta um mapeamento realizado no site da Biblioteca Digital de Teses de Dissertações (BDTD) a respeito das estratégias de produção de dados presentes em investigações defendidas no período de 2008 a 2018 e seus correlatos cuidados éticos no fazer investigativo. Com base nas análises, o artigo discute as especificidades das investigações com crianças e define, então, três unidades de análise: 1) especificidades da pesquisa com crianças; 2) estratégias de produção de dados presentes nas pesquisas: bricolagens metodológicas; 3) a ética na pesquisa. Com o trabalho, é possível inferir sobre a complexidade das investigações com crianças e, sobretudo, sobre a importância de que sejam conhecidos os modos como as crianças pensam sobre os assuntos que lhes dizem respeito, tendo em vista a qualificação das práticas pedagógicas e a promoção de espaços de maior participação e protagonismo dos pequenos na Educação Infantil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1100
10.23899/relacult.v5i4.1100
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1100
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1100/857
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Lisiane Rossatto Tebaldi, Vanessa Rosa da Costa, Rodrigo Saballa de Carvalho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Lisiane Rossatto Tebaldi, Vanessa Rosa da Costa, Rodrigo Saballa de Carvalho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490161266688