Concepções político-ideológicas e didático-pedagógicas dos participantes do IV ENESEB
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140461 |
Resumo: | O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com os participantes do IV Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) ocorrido no ano de 2015. A análise engloba o perfil dos participantes, concepções didático-pedagógicas e político-ideológicas, percepções sobre a finalidade da Sociologia no Ensino Médio, e sobre as dificuldades e desafios para a qualificação do ensino da disciplina. Os resultados apontam para a existência de um perfil heterogêneo, assim como para diferenças significativas nas concepções didáticas e políticas entre professores da Educação Básica e da Educação Superior, e estudantes de Ciências Sociais. Entre as maiores dificuldades destaca-se a ausência de material didático e sua inadequação para o ensino da disciplina, assim como a falta de legitimidade frente às disciplinas tradicionais; já o baixo percentual de professores licenciados em Ciências Sociais lecionando e a necessidade de qualificar o ensino da disciplina aparecem como principais desafios. Por fim, a despeito do perfil heterogêneo identificado e das diversas concepções didático-políticas mapeadas, com destaque para a pragmática e a emancipatória, a pesquisa revela a existência de consenso sobre a relevância do papel das Orientações Curriculares Nacionais (OCNs) para a qualificação do ensino da disciplina de Sociologia. |
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Raizer, LeandroMocelin, Daniel Gustavo2016-05-07T02:08:54Z20151519-7050http://hdl.handle.net/10183/140461000986933O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com os participantes do IV Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) ocorrido no ano de 2015. A análise engloba o perfil dos participantes, concepções didático-pedagógicas e político-ideológicas, percepções sobre a finalidade da Sociologia no Ensino Médio, e sobre as dificuldades e desafios para a qualificação do ensino da disciplina. Os resultados apontam para a existência de um perfil heterogêneo, assim como para diferenças significativas nas concepções didáticas e políticas entre professores da Educação Básica e da Educação Superior, e estudantes de Ciências Sociais. Entre as maiores dificuldades destaca-se a ausência de material didático e sua inadequação para o ensino da disciplina, assim como a falta de legitimidade frente às disciplinas tradicionais; já o baixo percentual de professores licenciados em Ciências Sociais lecionando e a necessidade de qualificar o ensino da disciplina aparecem como principais desafios. Por fim, a despeito do perfil heterogêneo identificado e das diversas concepções didático-políticas mapeadas, com destaque para a pragmática e a emancipatória, a pesquisa revela a existência de consenso sobre a relevância do papel das Orientações Curriculares Nacionais (OCNs) para a qualificação do ensino da disciplina de Sociologia.The article presents the results of a survey conducted with the participants of the 4th National Meeting on the Teaching of Sociology in Basic Education (ENESEB) held in 2015. The analysis includes the profile of the participants, pedagogical as well political and ideological conceptions, perceptions about the purpose of sociology in high school, and the difficulties and challenges for the qualification of the discipline. The results point to the existence of a heterogeneous profile, as well as significant differences in educational and political views among teachers of Basic Education and Higher Education, as well as students of Social Sciences. Major difficulties that were highlighted are the lack of teaching materials and their unsuitability for the teaching of the discipline as well as the lack of legitimacy vis-à-vis traditional disciplines; on the other hand, the low percentage of teachers with a university degree in Social Sciences and the need to qualify the teaching of the discipline appear as major challenges. Finally, despite the heterogeneous profile and different pedagogical and political views that were mapped, particularly the pragmatic and emancipatory ones, the survey reveals the existence of a consensus on the important role of the National Curriculum Guidelines (OCNS) for the qualification of the teaching of sociology as a discipline.application/pdfporCiências sociais UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 51, n. 3 (set./dez. 2015), f. 316-329Ensino de sociologiaEnsino médioDidáticaTeaching sociologyHigh schoolDidactic and educationConcepções político-ideológicas e didático-pedagógicas dos participantes do IV ENESEBPolitical-ideological and pedagogical conceptions of the participants of the 4th ENESEB info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986933.pdf000986933.pdfTexto completoapplication/pdf645195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140461/1/000986933.pdfe696b26260f348aca4c7e2181c786f13MD51TEXT000986933.pdf.txt000986933.pdf.txtExtracted Texttext/plain62275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140461/2/000986933.pdf.txt1f4fb811472e621219bea33e88011cd3MD52THUMBNAIL000986933.pdf.jpg000986933.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140461/3/000986933.pdf.jpgb10b4208e7e56f679035b39c684a3597MD5310183/1404612018-10-05 07:36:29.588oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140461Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:36:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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