Concepções político-ideológicas e didático-pedagógicas dos participantes do IV ENESEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raizer, Leandro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mocelin, Daniel Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140461
Resumo: O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com os participantes do IV Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) ocorrido no ano de 2015. A análise engloba o perfil dos participantes, concepções didático-pedagógicas e político-ideológicas, percepções sobre a finalidade da Sociologia no Ensino Médio, e sobre as dificuldades e desafios para a qualificação do ensino da disciplina. Os resultados apontam para a existência de um perfil heterogêneo, assim como para diferenças significativas nas concepções didáticas e políticas entre professores da Educação Básica e da Educação Superior, e estudantes de Ciências Sociais. Entre as maiores dificuldades destaca-se a ausência de material didático e sua inadequação para o ensino da disciplina, assim como a falta de legitimidade frente às disciplinas tradicionais; já o baixo percentual de professores licenciados em Ciências Sociais lecionando e a necessidade de qualificar o ensino da disciplina aparecem como principais desafios. Por fim, a despeito do perfil heterogêneo identificado e das diversas concepções didático-políticas mapeadas, com destaque para a pragmática e a emancipatória, a pesquisa revela a existência de consenso sobre a relevância do papel das Orientações Curriculares Nacionais (OCNs) para a qualificação do ensino da disciplina de Sociologia.
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