Identificação dos segmentos atendidos pelo site Seu Crédito Digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luiz Felipe Kessler e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195019
Resumo: Este Trabalho de Conclusão do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul buscou identificar o perfil, o interesse e a segmentação dos leitores do site Seu Crédito Digital, o qual é um site especializado em matérias relacionadas a finanças, com foco em serviços digitais oferecidos por fintechs. Ademais, este mercado está tendo uma expansão exponencial porque, obviamente, os consumidores buscam cada vez mais soluções digitais para suas vidas. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo e a coleta de dados se deu por meio de uma survey. O estudo foi feito com uma amostra de 604 leitores que responderam a 26 perguntas alocadas no site com o objetivo de conhecê-los mais afundo e de fornecer informações pertinentes para os sócios criadores do site. De acordo com a análise dos resultados, a maioria dos leitores são do sexo masculino (59,15%) e têm idade entre 30 a 59 anos. Entre estes o grupo de 40 a 49 anos conta com 33,56%, em seguida aparece o grupo de 50 a 59, com 26,71% e os leitores de 30 a 39 anos são representados por 20,70%. A maioria é casada ou está em uma união estável (49,42%), sendo os solteiros representados por 34,89%. A região Sudeste é bastante expressiva, contando com 49,66%, ou seja, quase a metade dos leitores. Outro dado importante extraído da pesquisa é que a maioria dos respondentes (52,33%) vive com esposo(a) e filho(s). Já os que completaram o ensino médio são representados por 38,25%, e os que têm ensino médio incompleto por 15,23%. Por fim, os leitores com ensino superior são 14,57% e os com ensino superior incompleto, 13,58%. Finalmente, utilizando-se da análise de classe latente, que identificou os leitores com características semelhantes, o público foi divido em quatro subgrupos, mutuamente excludentes, chamados: Subgrupo 1 (21,7%), Subgrupo 2 (21,7%), Subgrupo 3 (27,8%) e Subgrupo 4 (28,9%).
id UFRGS-2_965058ee952d922d1bbafa03b98d2111
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195019
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Luiz Felipe Kessler eCallegaro-de-Menezes, Daniela2019-06-04T02:36:51Z2018http://hdl.handle.net/10183/195019001094097Este Trabalho de Conclusão do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul buscou identificar o perfil, o interesse e a segmentação dos leitores do site Seu Crédito Digital, o qual é um site especializado em matérias relacionadas a finanças, com foco em serviços digitais oferecidos por fintechs. Ademais, este mercado está tendo uma expansão exponencial porque, obviamente, os consumidores buscam cada vez mais soluções digitais para suas vidas. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo e a coleta de dados se deu por meio de uma survey. O estudo foi feito com uma amostra de 604 leitores que responderam a 26 perguntas alocadas no site com o objetivo de conhecê-los mais afundo e de fornecer informações pertinentes para os sócios criadores do site. De acordo com a análise dos resultados, a maioria dos leitores são do sexo masculino (59,15%) e têm idade entre 30 a 59 anos. Entre estes o grupo de 40 a 49 anos conta com 33,56%, em seguida aparece o grupo de 50 a 59, com 26,71% e os leitores de 30 a 39 anos são representados por 20,70%. A maioria é casada ou está em uma união estável (49,42%), sendo os solteiros representados por 34,89%. A região Sudeste é bastante expressiva, contando com 49,66%, ou seja, quase a metade dos leitores. Outro dado importante extraído da pesquisa é que a maioria dos respondentes (52,33%) vive com esposo(a) e filho(s). Já os que completaram o ensino médio são representados por 38,25%, e os que têm ensino médio incompleto por 15,23%. Por fim, os leitores com ensino superior são 14,57% e os com ensino superior incompleto, 13,58%. Finalmente, utilizando-se da análise de classe latente, que identificou os leitores com características semelhantes, o público foi divido em quatro subgrupos, mutuamente excludentes, chamados: Subgrupo 1 (21,7%), Subgrupo 2 (21,7%), Subgrupo 3 (27,8%) e Subgrupo 4 (28,9%).This final paper of the Business Administration Course of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS – Brazil) sought to identify the profile, interests and segmentation of the readers of the site Seu Crédito Digital. It is a website specialized in articles related to finance which focuses on digital services offered by fintechs. This market is exponentially expanding because consumers are increasingly seeking digital solutions for their lives. The quantitative research method was used, and data collection was done through a survey. The study was conducted based on 604 subjects who answered 26 questions placed on the website. The data was collected so that a deeper knowledge of the reader public could be acquired, and pertinent information could be provided to the website owners. According to the analysis of the results, the majority of the readers is male, with 59.15%, and is between the ages of 30 and 59. The age group from 40 to 49 years is 33.56%, followed by the 50 to 59 years, with 26.71%, and by the 30 to 39 years, represented by 20.70%. Most of the subjects are married or are in a stable union (49.42%), while single subjects are represented by 34.89%. The majority of the readers is from the Southeast region of the country (49.66%), and lives with spouse and children (52.33%). Those who have completed high school are 38.25%, and those who have incomplete secondary education are 15.23%. Subsequently, readers with higher education were 14.57%, and with incomplete higher education were 13.58%. Finally, latent class analysis was used. The software identified readers with similar characteristics, thus, they were divided into four subgroups, which were named after these characteristics: Subgroup 1, Subgroup 2, Subgroup 3, and Subgroup 4.application/pdfporMarketingAdministraçãoInovaçãoRecursos digitaisProfileMarket segmentationResearchInterestsIdentificação dos segmentos atendidos pelo site Seu Crédito Digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094097.pdf.txt001094097.pdf.txtExtracted Texttext/plain92115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195019/2/001094097.pdf.txt18038b17ff172809a1e5e06f72658db5MD52ORIGINAL001094097.pdfTexto completoapplication/pdf1849786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195019/1/001094097.pdfd679e2c7815f871b39d29f3c1f5f3faeMD5110183/1950192019-06-05 02:34:04.037589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195019Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-05T05:34:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identificação dos segmentos atendidos pelo site Seu Crédito Digital
title Identificação dos segmentos atendidos pelo site Seu Crédito Digital
spellingShingle Identificação dos segmentos atendidos pelo site Seu Crédito Digital
Silva, Luiz Felipe Kessler e
Marketing
Administração
Inovação
Recursos digitais
Profile
Market segmentation
Research
Interests
title_short Identificação dos segmentos atendidos pelo site Seu Crédito Digital
title_full Identificação dos segmentos atendidos pelo site Seu Crédito Digital
title_fullStr Identificação dos segmentos atendidos pelo site Seu Crédito Digital
title_full_unstemmed Identificação dos segmentos atendidos pelo site Seu Crédito Digital
title_sort Identificação dos segmentos atendidos pelo site Seu Crédito Digital
author Silva, Luiz Felipe Kessler e
author_facet Silva, Luiz Felipe Kessler e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luiz Felipe Kessler e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
contributor_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Administração
Inovação
Recursos digitais
topic Marketing
Administração
Inovação
Recursos digitais
Profile
Market segmentation
Research
Interests
dc.subject.eng.fl_str_mv Profile
Market segmentation
Research
Interests
description Este Trabalho de Conclusão do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul buscou identificar o perfil, o interesse e a segmentação dos leitores do site Seu Crédito Digital, o qual é um site especializado em matérias relacionadas a finanças, com foco em serviços digitais oferecidos por fintechs. Ademais, este mercado está tendo uma expansão exponencial porque, obviamente, os consumidores buscam cada vez mais soluções digitais para suas vidas. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo e a coleta de dados se deu por meio de uma survey. O estudo foi feito com uma amostra de 604 leitores que responderam a 26 perguntas alocadas no site com o objetivo de conhecê-los mais afundo e de fornecer informações pertinentes para os sócios criadores do site. De acordo com a análise dos resultados, a maioria dos leitores são do sexo masculino (59,15%) e têm idade entre 30 a 59 anos. Entre estes o grupo de 40 a 49 anos conta com 33,56%, em seguida aparece o grupo de 50 a 59, com 26,71% e os leitores de 30 a 39 anos são representados por 20,70%. A maioria é casada ou está em uma união estável (49,42%), sendo os solteiros representados por 34,89%. A região Sudeste é bastante expressiva, contando com 49,66%, ou seja, quase a metade dos leitores. Outro dado importante extraído da pesquisa é que a maioria dos respondentes (52,33%) vive com esposo(a) e filho(s). Já os que completaram o ensino médio são representados por 38,25%, e os que têm ensino médio incompleto por 15,23%. Por fim, os leitores com ensino superior são 14,57% e os com ensino superior incompleto, 13,58%. Finalmente, utilizando-se da análise de classe latente, que identificou os leitores com características semelhantes, o público foi divido em quatro subgrupos, mutuamente excludentes, chamados: Subgrupo 1 (21,7%), Subgrupo 2 (21,7%), Subgrupo 3 (27,8%) e Subgrupo 4 (28,9%).
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-04T02:36:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/195019
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094097
url http://hdl.handle.net/10183/195019
identifier_str_mv 001094097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195019/2/001094097.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195019/1/001094097.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 18038b17ff172809a1e5e06f72658db5
d679e2c7815f871b39d29f3c1f5f3fae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224574385258496