Perfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/13998 |
Resumo: | Este trabalho buscou identificar o perfil dos clientes do segmento empresarial ao se relacionarem com as instituições financeiras sediadas na região do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul - Brasil. Objetivou conhecer a visão, necessidades, atributos valorizados ou não por estes clientes no relacionamento com os bancos, para após verificar a sintonia do Banco do Brasil em relação a estas perspectivas. Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa com abordagem quantitativa, com amostragem probabilística estratificada proporcional de 31 empresas de diferentes segmentos e municípios que compõe esta região, tendo a pretensão de extrapolar os resultados para toda população. Constatou-se que o perfil de relacionamento do cliente empresarial desta região é pautado pela confiança, economicidade e anseio de rapidez no atendimento de suas demandas. Identificaram-se algumas discrepâncias entre expectativas do cliente e o que é apresentado pelos bancos, entre elas o conhecimento do negócio da empresa e a agilidade no atendimento. Ao final do trabalho se constatou o atingimento da maior parte dos objetivos propostos, fazendo-se menção a continuidade do estudo. |
id |
UFRGS-2_b76feebf3042f752d39f5a2d9c7a0b4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13998 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Both, Eusébio JoãoSlongo, Luiz Antonio2008-09-24T04:13:32Z2007http://hdl.handle.net/10183/13998000649794Este trabalho buscou identificar o perfil dos clientes do segmento empresarial ao se relacionarem com as instituições financeiras sediadas na região do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul - Brasil. Objetivou conhecer a visão, necessidades, atributos valorizados ou não por estes clientes no relacionamento com os bancos, para após verificar a sintonia do Banco do Brasil em relação a estas perspectivas. Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa com abordagem quantitativa, com amostragem probabilística estratificada proporcional de 31 empresas de diferentes segmentos e municípios que compõe esta região, tendo a pretensão de extrapolar os resultados para toda população. Constatou-se que o perfil de relacionamento do cliente empresarial desta região é pautado pela confiança, economicidade e anseio de rapidez no atendimento de suas demandas. Identificaram-se algumas discrepâncias entre expectativas do cliente e o que é apresentado pelos bancos, entre elas o conhecimento do negócio da empresa e a agilidade no atendimento. Ao final do trabalho se constatou o atingimento da maior parte dos objetivos propostos, fazendo-se menção a continuidade do estudo.This project was developed to identify the profile of the enterprise segment customers of the financial institutions located in the Rio dos Sinos Valley, state of Rio Grande do Sul, Brazil. Its objective was to find out the point-of-view, needs and attributes that are or are not valued by these customers in their relationship with banks and, after that, verify if Banco do Brasil S.A. is tuned with those expectations. In order to reach this objective, the methodology of research with quantitative boarding was used, with a probabilistic stratified sampling of 31 companies of different segments and cities of this region, being able to draw inferences about the whole population. This project concluded that the profile of the relationship of the corporate customer of this region is based on confidence, low cost and expectation of quick responses for its demands. Some differences between the customers’ expectative and what the banks actually do were identified, such like the knowledge of the customer’s business and the agility of the attendance. In the end of this project it is evidenced that most of the proposed objectives were reached and it’s mentioned that this study may be continued.application/pdfporPlanejamento estratégicoSegmentação de mercadoMarketing de relacionamentoPesquisa de marketingCliente : Caracterização e/ou classificaçãoPerfil do clienteBanco do Brasil.Marketing researchSegmentationBehavior of the organizational customerCustomer profileBank attendanceStrategic planningPerfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000649794.pdf.txt000649794.pdf.txtExtracted Texttext/plain91546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13998/2/000649794.pdf.txtad2f800979f8e8950f3745690d231484MD52ORIGINAL000649794.pdf000649794.pdfTexto completoapplication/pdf461977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13998/1/000649794.pdf67942e9983a8b1fbff5999777a9f01b0MD51THUMBNAIL000649794.pdf.jpg000649794.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13998/3/000649794.pdf.jpgf7ab9d0facacc461e30f987812ad2901MD5310183/139982018-10-05 08:47:18.297oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13998Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:47:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinos |
title |
Perfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinos |
spellingShingle |
Perfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinos Both, Eusébio João Planejamento estratégico Segmentação de mercado Marketing de relacionamento Pesquisa de marketing Cliente : Caracterização e/ou classificação Perfil do cliente Banco do Brasil. Marketing research Segmentation Behavior of the organizational customer Customer profile Bank attendance Strategic planning |
title_short |
Perfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinos |
title_full |
Perfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinos |
title_fullStr |
Perfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinos |
title_full_unstemmed |
Perfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinos |
title_sort |
Perfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinos |
author |
Both, Eusébio João |
author_facet |
Both, Eusébio João |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Both, Eusébio João |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio |
contributor_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Segmentação de mercado Marketing de relacionamento Pesquisa de marketing Cliente : Caracterização e/ou classificação Perfil do cliente Banco do Brasil. |
topic |
Planejamento estratégico Segmentação de mercado Marketing de relacionamento Pesquisa de marketing Cliente : Caracterização e/ou classificação Perfil do cliente Banco do Brasil. Marketing research Segmentation Behavior of the organizational customer Customer profile Bank attendance Strategic planning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Marketing research Segmentation Behavior of the organizational customer Customer profile Bank attendance Strategic planning |
description |
Este trabalho buscou identificar o perfil dos clientes do segmento empresarial ao se relacionarem com as instituições financeiras sediadas na região do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul - Brasil. Objetivou conhecer a visão, necessidades, atributos valorizados ou não por estes clientes no relacionamento com os bancos, para após verificar a sintonia do Banco do Brasil em relação a estas perspectivas. Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa com abordagem quantitativa, com amostragem probabilística estratificada proporcional de 31 empresas de diferentes segmentos e municípios que compõe esta região, tendo a pretensão de extrapolar os resultados para toda população. Constatou-se que o perfil de relacionamento do cliente empresarial desta região é pautado pela confiança, economicidade e anseio de rapidez no atendimento de suas demandas. Identificaram-se algumas discrepâncias entre expectativas do cliente e o que é apresentado pelos bancos, entre elas o conhecimento do negócio da empresa e a agilidade no atendimento. Ao final do trabalho se constatou o atingimento da maior parte dos objetivos propostos, fazendo-se menção a continuidade do estudo. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-09-24T04:13:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/13998 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000649794 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/13998 |
identifier_str_mv |
000649794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13998/2/000649794.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13998/1/000649794.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13998/3/000649794.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ad2f800979f8e8950f3745690d231484 67942e9983a8b1fbff5999777a9f01b0 f7ab9d0facacc461e30f987812ad2901 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224382958272512 |