Perfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Both, Eusébio João
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13998
Resumo: Este trabalho buscou identificar o perfil dos clientes do segmento empresarial ao se relacionarem com as instituições financeiras sediadas na região do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul - Brasil. Objetivou conhecer a visão, necessidades, atributos valorizados ou não por estes clientes no relacionamento com os bancos, para após verificar a sintonia do Banco do Brasil em relação a estas perspectivas. Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa com abordagem quantitativa, com amostragem probabilística estratificada proporcional de 31 empresas de diferentes segmentos e municípios que compõe esta região, tendo a pretensão de extrapolar os resultados para toda população. Constatou-se que o perfil de relacionamento do cliente empresarial desta região é pautado pela confiança, economicidade e anseio de rapidez no atendimento de suas demandas. Identificaram-se algumas discrepâncias entre expectativas do cliente e o que é apresentado pelos bancos, entre elas o conhecimento do negócio da empresa e a agilidade no atendimento. Ao final do trabalho se constatou o atingimento da maior parte dos objetivos propostos, fazendo-se menção a continuidade do estudo.
id UFRGS-2_b76feebf3042f752d39f5a2d9c7a0b4d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13998
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Both, Eusébio JoãoSlongo, Luiz Antonio2008-09-24T04:13:32Z2007http://hdl.handle.net/10183/13998000649794Este trabalho buscou identificar o perfil dos clientes do segmento empresarial ao se relacionarem com as instituições financeiras sediadas na região do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul - Brasil. Objetivou conhecer a visão, necessidades, atributos valorizados ou não por estes clientes no relacionamento com os bancos, para após verificar a sintonia do Banco do Brasil em relação a estas perspectivas. Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa com abordagem quantitativa, com amostragem probabilística estratificada proporcional de 31 empresas de diferentes segmentos e municípios que compõe esta região, tendo a pretensão de extrapolar os resultados para toda população. Constatou-se que o perfil de relacionamento do cliente empresarial desta região é pautado pela confiança, economicidade e anseio de rapidez no atendimento de suas demandas. Identificaram-se algumas discrepâncias entre expectativas do cliente e o que é apresentado pelos bancos, entre elas o conhecimento do negócio da empresa e a agilidade no atendimento. Ao final do trabalho se constatou o atingimento da maior parte dos objetivos propostos, fazendo-se menção a continuidade do estudo.This project was developed to identify the profile of the enterprise segment customers of the financial institutions located in the Rio dos Sinos Valley, state of Rio Grande do Sul, Brazil. Its objective was to find out the point-of-view, needs and attributes that are or are not valued by these customers in their relationship with banks and, after that, verify if Banco do Brasil S.A. is tuned with those expectations. In order to reach this objective, the methodology of research with quantitative boarding was used, with a probabilistic stratified sampling of 31 companies of different segments and cities of this region, being able to draw inferences about the whole population. This project concluded that the profile of the relationship of the corporate customer of this region is based on confidence, low cost and expectation of quick responses for its demands. Some differences between the customers’ expectative and what the banks actually do were identified, such like the knowledge of the customer’s business and the agility of the attendance. In the end of this project it is evidenced that most of the proposed objectives were reached and it’s mentioned that this study may be continued.application/pdfporPlanejamento estratégicoSegmentação de mercadoMarketing de relacionamentoPesquisa de marketingCliente : Caracterização e/ou classificaçãoPerfil do clienteBanco do Brasil.Marketing researchSegmentationBehavior of the organizational customerCustomer profileBank attendanceStrategic planningPerfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000649794.pdf.txt000649794.pdf.txtExtracted Texttext/plain91546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13998/2/000649794.pdf.txtad2f800979f8e8950f3745690d231484MD52ORIGINAL000649794.pdf000649794.pdfTexto completoapplication/pdf461977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13998/1/000649794.pdf67942e9983a8b1fbff5999777a9f01b0MD51THUMBNAIL000649794.pdf.jpg000649794.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13998/3/000649794.pdf.jpgf7ab9d0facacc461e30f987812ad2901MD5310183/139982018-10-05 08:47:18.297oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13998Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:47:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinos
title Perfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinos
spellingShingle Perfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinos
Both, Eusébio João
Planejamento estratégico
Segmentação de mercado
Marketing de relacionamento
Pesquisa de marketing
Cliente : Caracterização e/ou classificação
Perfil do cliente
Banco do Brasil.
Marketing research
Segmentation
Behavior of the organizational customer
Customer profile
Bank attendance
Strategic planning
title_short Perfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinos
title_full Perfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinos
title_fullStr Perfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinos
title_full_unstemmed Perfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinos
title_sort Perfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinos
author Both, Eusébio João
author_facet Both, Eusébio João
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Both, Eusébio João
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Segmentação de mercado
Marketing de relacionamento
Pesquisa de marketing
Cliente : Caracterização e/ou classificação
Perfil do cliente
Banco do Brasil.
topic Planejamento estratégico
Segmentação de mercado
Marketing de relacionamento
Pesquisa de marketing
Cliente : Caracterização e/ou classificação
Perfil do cliente
Banco do Brasil.
Marketing research
Segmentation
Behavior of the organizational customer
Customer profile
Bank attendance
Strategic planning
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing research
Segmentation
Behavior of the organizational customer
Customer profile
Bank attendance
Strategic planning
description Este trabalho buscou identificar o perfil dos clientes do segmento empresarial ao se relacionarem com as instituições financeiras sediadas na região do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul - Brasil. Objetivou conhecer a visão, necessidades, atributos valorizados ou não por estes clientes no relacionamento com os bancos, para após verificar a sintonia do Banco do Brasil em relação a estas perspectivas. Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa com abordagem quantitativa, com amostragem probabilística estratificada proporcional de 31 empresas de diferentes segmentos e municípios que compõe esta região, tendo a pretensão de extrapolar os resultados para toda população. Constatou-se que o perfil de relacionamento do cliente empresarial desta região é pautado pela confiança, economicidade e anseio de rapidez no atendimento de suas demandas. Identificaram-se algumas discrepâncias entre expectativas do cliente e o que é apresentado pelos bancos, entre elas o conhecimento do negócio da empresa e a agilidade no atendimento. Ao final do trabalho se constatou o atingimento da maior parte dos objetivos propostos, fazendo-se menção a continuidade do estudo.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-09-24T04:13:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13998
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000649794
url http://hdl.handle.net/10183/13998
identifier_str_mv 000649794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13998/2/000649794.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13998/1/000649794.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13998/3/000649794.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ad2f800979f8e8950f3745690d231484
67942e9983a8b1fbff5999777a9f01b0
f7ab9d0facacc461e30f987812ad2901
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224382958272512