Ensino de matemática no período da pandemia : a emergência do uso de tecnologias digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/241796 |
Resumo: | Em fevereiro de 2020, foi confirmado no Brasil o primeiro caso de covid-19. A pandemia mudou tudo na vida da população mundial, a maneira como trabalhamos, fazemos compras e estudamos. Para evitar o contágio, as aulas foram suspensas a fim de evitar aglomerações. Iniciou-se então o Ensino Remoto Emergencial. Professores migraram suas atividades presenciais para atividades remotas. As tecnologias digitais foram um importante aliado para manter a educação durante a pandemia. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições das tecnologias digitais, que foram utilizadas nas aulas de matemática no período da pandemia. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores de escolas públicas, que atuaram nos Ensinos Fundamental e Ensino Médio, no período entre os anos de 2019 e 2022. As entrevistas foram analisadas para tentar identificar como as tecnologias digitais foram usadas por esses educadores, observando as dificuldades, aprendizagens e reflexões que eles tiveram nesse período. Buscamos identificar se foi oferecido algum curso para esses professores ministrarem atividades remotas. Além disso, a pesquisa busca compreender como ocorreu o Ensino Remoto Emergencial, se houve ou não um padrão nas escolas em que esses entrevistados atuam. A partir da análise destes dados, foi possível constatar que durante o ERE, não houve um padrão nas escolas, algumas escolas tiveram atividades online, algumas tiveram só envio de materiais por plataformas educacionais ou era fornecido atividades impressas pela escola, para os alunos sem acesso a internet. Outro dado importante revelado pela pesquisa é a desigualdade social, afinal nem todos os alunos têm acesso à internet e não conseguiram acompanhar as atividades. |
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Morrudo, Mariana PiresBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2022-07-05T05:08:38Z2022http://hdl.handle.net/10183/241796001143483Em fevereiro de 2020, foi confirmado no Brasil o primeiro caso de covid-19. A pandemia mudou tudo na vida da população mundial, a maneira como trabalhamos, fazemos compras e estudamos. Para evitar o contágio, as aulas foram suspensas a fim de evitar aglomerações. Iniciou-se então o Ensino Remoto Emergencial. Professores migraram suas atividades presenciais para atividades remotas. As tecnologias digitais foram um importante aliado para manter a educação durante a pandemia. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições das tecnologias digitais, que foram utilizadas nas aulas de matemática no período da pandemia. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores de escolas públicas, que atuaram nos Ensinos Fundamental e Ensino Médio, no período entre os anos de 2019 e 2022. As entrevistas foram analisadas para tentar identificar como as tecnologias digitais foram usadas por esses educadores, observando as dificuldades, aprendizagens e reflexões que eles tiveram nesse período. Buscamos identificar se foi oferecido algum curso para esses professores ministrarem atividades remotas. Além disso, a pesquisa busca compreender como ocorreu o Ensino Remoto Emergencial, se houve ou não um padrão nas escolas em que esses entrevistados atuam. A partir da análise destes dados, foi possível constatar que durante o ERE, não houve um padrão nas escolas, algumas escolas tiveram atividades online, algumas tiveram só envio de materiais por plataformas educacionais ou era fornecido atividades impressas pela escola, para os alunos sem acesso a internet. Outro dado importante revelado pela pesquisa é a desigualdade social, afinal nem todos os alunos têm acesso à internet e não conseguiram acompanhar as atividades.In February 2020, the first case of covid-19 was confirmed in Brazil. The pandemic has changed everything in the lives of the world's population, the way we do, shop and study. To avoid contagion, classes were suspended to avoid agglomerations. Then, Emergency Remote Teaching began. Teachers migrated their face-to-face activities to remote activities. Digital technologies were an important ally to maintain education during the pandemic. The present digital research aims to analyze the contributions of technologies, which were used in mathematics classes during the pandemic. For this, semi-structured interviews were carried out, which worked with elementary and high school teachers, in the period between the years 2022. the difficulties, learning and that they had in this period. We are looking for teachers if offered any courses for these remote administrative activities. In addition, the research understands how Remote Learning Emerges, whether or not a standard in schools, which they believed to be dissociated. From the analysis of these data, it was possible to verify that during a pattern, some schools had online activities, only materials were sent by educational strategies or only printed activities were sent by the school, students without access to the internet. Another data from the research is social inequality, after all, not all students have access to the internet and are not revealed as activities.application/pdfporEnsino de matemáticaTecnologias digitaisEnsino Remoto Emergencial (ERE)Teaching mathematicsDigital technologiesCOVID-19 pandemicEnsino de matemática no período da pandemia : a emergência do uso de tecnologias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2022Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143483.pdf.txt001143483.pdf.txtExtracted Texttext/plain223759http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241796/2/001143483.pdf.txt197dfbc78feea304546d8c6ed9c6a0b3MD52ORIGINAL001143483.pdfTexto completoapplication/pdf591731http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241796/1/001143483.pdff10eb0ec2e1f983ea0dc84cdb3fea60aMD5110183/2417962022-07-06 04:58:50.894832oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241796Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-06T07:58:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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