A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Philippsen, Luisa de Baumont
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115775
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso objetiva revelar o uso ou o não uso de dispositivos móveis nas salas de aula como outro possível recurso pedagógico, bem como os programas e leis de fomento a essas tecnologias em âmbito nacional, estadual e municipal. A pesquisa insere-se no campo de educação e tecnologia e utiliza diversos conceitos atuais que auxiliam no entendimento deste tempo contemporâneo de Cultura Digital, tais como Sabedoria Digital (PRENSKY, 2009), Cidadania Digital (LEMOS, 2004) e mídias móveis. O estudo é de abordagem qualitativa com um caráter descritivo, onde utilizo minhas experiências do estágio em docência na EJA, realizado no Município de Porto Alegre, e vivências como aluna do Ensino Superior. O entendimento dessa modalidade ocorreu por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013) que apontam funções da EJA, dissertando acerca dos alunos peculiares que a frequentam, além de apresentar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como um recurso utilizado pelas escolas e na modalidade EAD. As análises constituídas neste estudo visam mostrar os dispositivos móveis com foco em smartphones e tablets como outro recurso pedagógico nas salas da EJA (em especial às turmas de anos iniciais), possibilitando mais dinâmica ao processo escolar de ensino-aprendizagem.
id UFRGS-2_97f200c57c3908899999c8e3cdbe495f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115775
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Philippsen, Luisa de BaumontBoll, Cíntia Inês2015-05-05T01:58:24Z2014http://hdl.handle.net/10183/115775000956734Este trabalho de conclusão de curso objetiva revelar o uso ou o não uso de dispositivos móveis nas salas de aula como outro possível recurso pedagógico, bem como os programas e leis de fomento a essas tecnologias em âmbito nacional, estadual e municipal. A pesquisa insere-se no campo de educação e tecnologia e utiliza diversos conceitos atuais que auxiliam no entendimento deste tempo contemporâneo de Cultura Digital, tais como Sabedoria Digital (PRENSKY, 2009), Cidadania Digital (LEMOS, 2004) e mídias móveis. O estudo é de abordagem qualitativa com um caráter descritivo, onde utilizo minhas experiências do estágio em docência na EJA, realizado no Município de Porto Alegre, e vivências como aluna do Ensino Superior. O entendimento dessa modalidade ocorreu por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013) que apontam funções da EJA, dissertando acerca dos alunos peculiares que a frequentam, além de apresentar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como um recurso utilizado pelas escolas e na modalidade EAD. As análises constituídas neste estudo visam mostrar os dispositivos móveis com foco em smartphones e tablets como outro recurso pedagógico nas salas da EJA (em especial às turmas de anos iniciais), possibilitando mais dinâmica ao processo escolar de ensino-aprendizagem.application/pdfporEducação de jovens e adultosTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Prática pedagógicaA modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprenderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000956734.pdf.txt000956734.pdf.txtExtracted Texttext/plain104364http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115775/2/000956734.pdf.txt39ddf4de0738c364c9c2d0ec64ca85a3MD52ORIGINAL000956734.pdf000956734.pdfTexto completoapplication/pdf499719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115775/1/000956734.pdf397e7ad459d0f70bca8895868a03e6d9MD51THUMBNAIL000956734.pdf.jpg000956734.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115775/3/000956734.pdf.jpg3fe5f763bc1880072e77fb141e647286MD5310183/1157752018-10-25 09:01:23.826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115775Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender
title A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender
spellingShingle A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender
Philippsen, Luisa de Baumont
Educação de jovens e adultos
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Prática pedagógica
title_short A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender
title_full A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender
title_fullStr A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender
title_full_unstemmed A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender
title_sort A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender
author Philippsen, Luisa de Baumont
author_facet Philippsen, Luisa de Baumont
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Philippsen, Luisa de Baumont
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boll, Cíntia Inês
contributor_str_mv Boll, Cíntia Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Prática pedagógica
topic Educação de jovens e adultos
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Prática pedagógica
description Este trabalho de conclusão de curso objetiva revelar o uso ou o não uso de dispositivos móveis nas salas de aula como outro possível recurso pedagógico, bem como os programas e leis de fomento a essas tecnologias em âmbito nacional, estadual e municipal. A pesquisa insere-se no campo de educação e tecnologia e utiliza diversos conceitos atuais que auxiliam no entendimento deste tempo contemporâneo de Cultura Digital, tais como Sabedoria Digital (PRENSKY, 2009), Cidadania Digital (LEMOS, 2004) e mídias móveis. O estudo é de abordagem qualitativa com um caráter descritivo, onde utilizo minhas experiências do estágio em docência na EJA, realizado no Município de Porto Alegre, e vivências como aluna do Ensino Superior. O entendimento dessa modalidade ocorreu por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013) que apontam funções da EJA, dissertando acerca dos alunos peculiares que a frequentam, além de apresentar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como um recurso utilizado pelas escolas e na modalidade EAD. As análises constituídas neste estudo visam mostrar os dispositivos móveis com foco em smartphones e tablets como outro recurso pedagógico nas salas da EJA (em especial às turmas de anos iniciais), possibilitando mais dinâmica ao processo escolar de ensino-aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-05T01:58:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115775
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000956734
url http://hdl.handle.net/10183/115775
identifier_str_mv 000956734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115775/2/000956734.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115775/1/000956734.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115775/3/000956734.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 39ddf4de0738c364c9c2d0ec64ca85a3
397e7ad459d0f70bca8895868a03e6d9
3fe5f763bc1880072e77fb141e647286
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447146365714432