A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115775 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso objetiva revelar o uso ou o não uso de dispositivos móveis nas salas de aula como outro possível recurso pedagógico, bem como os programas e leis de fomento a essas tecnologias em âmbito nacional, estadual e municipal. A pesquisa insere-se no campo de educação e tecnologia e utiliza diversos conceitos atuais que auxiliam no entendimento deste tempo contemporâneo de Cultura Digital, tais como Sabedoria Digital (PRENSKY, 2009), Cidadania Digital (LEMOS, 2004) e mídias móveis. O estudo é de abordagem qualitativa com um caráter descritivo, onde utilizo minhas experiências do estágio em docência na EJA, realizado no Município de Porto Alegre, e vivências como aluna do Ensino Superior. O entendimento dessa modalidade ocorreu por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013) que apontam funções da EJA, dissertando acerca dos alunos peculiares que a frequentam, além de apresentar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como um recurso utilizado pelas escolas e na modalidade EAD. As análises constituídas neste estudo visam mostrar os dispositivos móveis com foco em smartphones e tablets como outro recurso pedagógico nas salas da EJA (em especial às turmas de anos iniciais), possibilitando mais dinâmica ao processo escolar de ensino-aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_97f200c57c3908899999c8e3cdbe495f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115775 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Philippsen, Luisa de BaumontBoll, Cíntia Inês2015-05-05T01:58:24Z2014http://hdl.handle.net/10183/115775000956734Este trabalho de conclusão de curso objetiva revelar o uso ou o não uso de dispositivos móveis nas salas de aula como outro possível recurso pedagógico, bem como os programas e leis de fomento a essas tecnologias em âmbito nacional, estadual e municipal. A pesquisa insere-se no campo de educação e tecnologia e utiliza diversos conceitos atuais que auxiliam no entendimento deste tempo contemporâneo de Cultura Digital, tais como Sabedoria Digital (PRENSKY, 2009), Cidadania Digital (LEMOS, 2004) e mídias móveis. O estudo é de abordagem qualitativa com um caráter descritivo, onde utilizo minhas experiências do estágio em docência na EJA, realizado no Município de Porto Alegre, e vivências como aluna do Ensino Superior. O entendimento dessa modalidade ocorreu por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013) que apontam funções da EJA, dissertando acerca dos alunos peculiares que a frequentam, além de apresentar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como um recurso utilizado pelas escolas e na modalidade EAD. As análises constituídas neste estudo visam mostrar os dispositivos móveis com foco em smartphones e tablets como outro recurso pedagógico nas salas da EJA (em especial às turmas de anos iniciais), possibilitando mais dinâmica ao processo escolar de ensino-aprendizagem.application/pdfporEducação de jovens e adultosTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Prática pedagógicaA modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprenderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000956734.pdf.txt000956734.pdf.txtExtracted Texttext/plain104364http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115775/2/000956734.pdf.txt39ddf4de0738c364c9c2d0ec64ca85a3MD52ORIGINAL000956734.pdf000956734.pdfTexto completoapplication/pdf499719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115775/1/000956734.pdf397e7ad459d0f70bca8895868a03e6d9MD51THUMBNAIL000956734.pdf.jpg000956734.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115775/3/000956734.pdf.jpg3fe5f763bc1880072e77fb141e647286MD5310183/1157752018-10-25 09:01:23.826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115775Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender |
title |
A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender |
spellingShingle |
A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender Philippsen, Luisa de Baumont Educação de jovens e adultos Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Prática pedagógica |
title_short |
A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender |
title_full |
A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender |
title_fullStr |
A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender |
title_full_unstemmed |
A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender |
title_sort |
A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender |
author |
Philippsen, Luisa de Baumont |
author_facet |
Philippsen, Luisa de Baumont |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Philippsen, Luisa de Baumont |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Boll, Cíntia Inês |
contributor_str_mv |
Boll, Cíntia Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Prática pedagógica |
topic |
Educação de jovens e adultos Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Prática pedagógica |
description |
Este trabalho de conclusão de curso objetiva revelar o uso ou o não uso de dispositivos móveis nas salas de aula como outro possível recurso pedagógico, bem como os programas e leis de fomento a essas tecnologias em âmbito nacional, estadual e municipal. A pesquisa insere-se no campo de educação e tecnologia e utiliza diversos conceitos atuais que auxiliam no entendimento deste tempo contemporâneo de Cultura Digital, tais como Sabedoria Digital (PRENSKY, 2009), Cidadania Digital (LEMOS, 2004) e mídias móveis. O estudo é de abordagem qualitativa com um caráter descritivo, onde utilizo minhas experiências do estágio em docência na EJA, realizado no Município de Porto Alegre, e vivências como aluna do Ensino Superior. O entendimento dessa modalidade ocorreu por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013) que apontam funções da EJA, dissertando acerca dos alunos peculiares que a frequentam, além de apresentar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como um recurso utilizado pelas escolas e na modalidade EAD. As análises constituídas neste estudo visam mostrar os dispositivos móveis com foco em smartphones e tablets como outro recurso pedagógico nas salas da EJA (em especial às turmas de anos iniciais), possibilitando mais dinâmica ao processo escolar de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-05T01:58:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115775 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000956734 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115775 |
identifier_str_mv |
000956734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115775/2/000956734.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115775/1/000956734.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115775/3/000956734.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
39ddf4de0738c364c9c2d0ec64ca85a3 397e7ad459d0f70bca8895868a03e6d9 3fe5f763bc1880072e77fb141e647286 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447146365714432 |