Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deorristt, Aline da Rosa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Adó, Máximo Daniel Lamela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218498
Resumo: Este artigo apresenta uma intervenção poética experimental como parte de uma pesquisade doutorado em Educação, somando duas peças instaladas temporariamente numespaço cultural de uma universidade pública e inauguradas no dia 8 de março de 2020. O trabalho foi feito a partir de um convite para ressignificar o Dia Internacional da Mulher, ese desvia ampliando-se numa proposta de disseminação poética que permite mutaçõesafectivas quanto ao tema. As peças atuam como produções desejantes de um potencialdocente sensorial e literário, que desenha uma proposta de interação com o público.Intervir, transcriar, deslocar e disseminar são estratégias conceituais para se pensar umadocência potencial, com perspectivas que contemplam as filosofias da diferença e umaespeculação crítica nas artes.
id UFRGS-2_98849ea47492ceef4c442a1f46daeb56
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218498
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Deorristt, Aline da RosaAdó, Máximo Daniel Lamela2021-03-09T04:32:21Z20211982-9507http://hdl.handle.net/10183/218498001122285Este artigo apresenta uma intervenção poética experimental como parte de uma pesquisade doutorado em Educação, somando duas peças instaladas temporariamente numespaço cultural de uma universidade pública e inauguradas no dia 8 de março de 2020. O trabalho foi feito a partir de um convite para ressignificar o Dia Internacional da Mulher, ese desvia ampliando-se numa proposta de disseminação poética que permite mutaçõesafectivas quanto ao tema. As peças atuam como produções desejantes de um potencialdocente sensorial e literário, que desenha uma proposta de interação com o público.Intervir, transcriar, deslocar e disseminar são estratégias conceituais para se pensar umadocência potencial, com perspectivas que contemplam as filosofias da diferença e umaespeculação crítica nas artes.This article presents an experimental poetic intervention as part of a doctoral research inEducation, adding two pieces temporarily installed in a cultural space of a public universityand inaugurated on March 8, 2020. The work was made from an invitation to resignify theinternational women's day, and it deviates, expanding into a proposal of poeticdissemination that allows affective mutations on the subject. The plays act as productionswishing for a potential sensory and literary teacher, who draws a proposal for interactionwith the public. Intervening, transcreating, displacing and disseminating are conceptualstrategies to think of a potential teaching, with perspectives that contemplate thephilosophies of difference and a critical speculation in the arts.Este artículo presenta una intervención poética experimental en el marco de unainvestigación doctoral en Educación, añadiendo dos piezas instaladas temporalmente enun espacio cultural de una universidad pública e inauguradas el 8 de marzo de 2020. Eltrabajo se hizo a partir de una invitación a resignificar el día internacional de la mujer, y sedesvía, expandiéndose en una propuesta de difusión poética que permite mutacionesafectivas sobre el tema. Las obras actúan como producciones que desean un potencialdocente sensorial y literario, que dibuja una propuesta de interacción con el público.Intervenir, transcriar, desplazar y diseminar son estrategias conceptuales para pensar unadocencia potencial, con perspectivas que contemplan a las filosofías de la diferencia y unaespeculación crítica en las artes.application/pdfporPós : revista do programa de pós-graduação em artes. Belo Horizonte. Vol. 11, n. 21 (jan./abr. 2021), p. 90-109ProfessorEducação artísticaArtistic teachingTranscreationInterventionDisseminationTranscreaciónIntervenciónDiseminaciónDocencia artísticaIntervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminarPoetic interventions of a teaching : to transcreate, to displace, to disseminateIntervenciones poéticas de la docencia : transcreación, desplazamiento, diseminacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122285.pdf.txt001122285.pdf.txtExtracted Texttext/plain45757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218498/2/001122285.pdf.txt4a118997db3668fc7df2f621d9580124MD52ORIGINAL001122285.pdfTexto completoapplication/pdf498340http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218498/1/001122285.pdf49a5c215652c3689363aa2e1b0038c30MD5110183/2184982021-05-07 04:43:35.169919oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218498Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:43:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Poetic interventions of a teaching : to transcreate, to displace, to disseminate
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Intervenciones poéticas de la docencia : transcreación, desplazamiento, diseminación
title Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar
spellingShingle Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar
Deorristt, Aline da Rosa
Professor
Educação artística
Artistic teaching
Transcreation
Intervention
Dissemination
Transcreación
Intervención
Diseminación
Docencia artística
title_short Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar
title_full Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar
title_fullStr Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar
title_full_unstemmed Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar
title_sort Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar
author Deorristt, Aline da Rosa
author_facet Deorristt, Aline da Rosa
Adó, Máximo Daniel Lamela
author_role author
author2 Adó, Máximo Daniel Lamela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deorristt, Aline da Rosa
Adó, Máximo Daniel Lamela
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Educação artística
topic Professor
Educação artística
Artistic teaching
Transcreation
Intervention
Dissemination
Transcreación
Intervención
Diseminación
Docencia artística
dc.subject.eng.fl_str_mv Artistic teaching
Transcreation
Intervention
Dissemination
dc.subject.spa.fl_str_mv Transcreación
Intervención
Diseminación
Docencia artística
description Este artigo apresenta uma intervenção poética experimental como parte de uma pesquisade doutorado em Educação, somando duas peças instaladas temporariamente numespaço cultural de uma universidade pública e inauguradas no dia 8 de março de 2020. O trabalho foi feito a partir de um convite para ressignificar o Dia Internacional da Mulher, ese desvia ampliando-se numa proposta de disseminação poética que permite mutaçõesafectivas quanto ao tema. As peças atuam como produções desejantes de um potencialdocente sensorial e literário, que desenha uma proposta de interação com o público.Intervir, transcriar, deslocar e disseminar são estratégias conceituais para se pensar umadocência potencial, com perspectivas que contemplam as filosofias da diferença e umaespeculação crítica nas artes.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-09T04:32:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218498
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-9507
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001122285
identifier_str_mv 1982-9507
001122285
url http://hdl.handle.net/10183/218498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pós : revista do programa de pós-graduação em artes. Belo Horizonte. Vol. 11, n. 21 (jan./abr. 2021), p. 90-109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218498/2/001122285.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218498/1/001122285.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a118997db3668fc7df2f621d9580124
49a5c215652c3689363aa2e1b0038c30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447733232730112