Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218498 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma intervenção poética experimental como parte de uma pesquisade doutorado em Educação, somando duas peças instaladas temporariamente numespaço cultural de uma universidade pública e inauguradas no dia 8 de março de 2020. O trabalho foi feito a partir de um convite para ressignificar o Dia Internacional da Mulher, ese desvia ampliando-se numa proposta de disseminação poética que permite mutaçõesafectivas quanto ao tema. As peças atuam como produções desejantes de um potencialdocente sensorial e literário, que desenha uma proposta de interação com o público.Intervir, transcriar, deslocar e disseminar são estratégias conceituais para se pensar umadocência potencial, com perspectivas que contemplam as filosofias da diferença e umaespeculação crítica nas artes. |
id |
UFRGS-2_98849ea47492ceef4c442a1f46daeb56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218498 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Deorristt, Aline da RosaAdó, Máximo Daniel Lamela2021-03-09T04:32:21Z20211982-9507http://hdl.handle.net/10183/218498001122285Este artigo apresenta uma intervenção poética experimental como parte de uma pesquisade doutorado em Educação, somando duas peças instaladas temporariamente numespaço cultural de uma universidade pública e inauguradas no dia 8 de março de 2020. O trabalho foi feito a partir de um convite para ressignificar o Dia Internacional da Mulher, ese desvia ampliando-se numa proposta de disseminação poética que permite mutaçõesafectivas quanto ao tema. As peças atuam como produções desejantes de um potencialdocente sensorial e literário, que desenha uma proposta de interação com o público.Intervir, transcriar, deslocar e disseminar são estratégias conceituais para se pensar umadocência potencial, com perspectivas que contemplam as filosofias da diferença e umaespeculação crítica nas artes.This article presents an experimental poetic intervention as part of a doctoral research inEducation, adding two pieces temporarily installed in a cultural space of a public universityand inaugurated on March 8, 2020. The work was made from an invitation to resignify theinternational women's day, and it deviates, expanding into a proposal of poeticdissemination that allows affective mutations on the subject. The plays act as productionswishing for a potential sensory and literary teacher, who draws a proposal for interactionwith the public. Intervening, transcreating, displacing and disseminating are conceptualstrategies to think of a potential teaching, with perspectives that contemplate thephilosophies of difference and a critical speculation in the arts.Este artículo presenta una intervención poética experimental en el marco de unainvestigación doctoral en Educación, añadiendo dos piezas instaladas temporalmente enun espacio cultural de una universidad pública e inauguradas el 8 de marzo de 2020. Eltrabajo se hizo a partir de una invitación a resignificar el día internacional de la mujer, y sedesvía, expandiéndose en una propuesta de difusión poética que permite mutacionesafectivas sobre el tema. Las obras actúan como producciones que desean un potencialdocente sensorial y literario, que dibuja una propuesta de interacción con el público.Intervenir, transcriar, desplazar y diseminar son estrategias conceptuales para pensar unadocencia potencial, con perspectivas que contemplan a las filosofías de la diferencia y unaespeculación crítica en las artes.application/pdfporPós : revista do programa de pós-graduação em artes. Belo Horizonte. Vol. 11, n. 21 (jan./abr. 2021), p. 90-109ProfessorEducação artísticaArtistic teachingTranscreationInterventionDisseminationTranscreaciónIntervenciónDiseminaciónDocencia artísticaIntervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminarPoetic interventions of a teaching : to transcreate, to displace, to disseminateIntervenciones poéticas de la docencia : transcreación, desplazamiento, diseminacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122285.pdf.txt001122285.pdf.txtExtracted Texttext/plain45757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218498/2/001122285.pdf.txt4a118997db3668fc7df2f621d9580124MD52ORIGINAL001122285.pdfTexto completoapplication/pdf498340http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218498/1/001122285.pdf49a5c215652c3689363aa2e1b0038c30MD5110183/2184982021-05-07 04:43:35.169919oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218498Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:43:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Poetic interventions of a teaching : to transcreate, to displace, to disseminate |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Intervenciones poéticas de la docencia : transcreación, desplazamiento, diseminación |
title |
Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar |
spellingShingle |
Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar Deorristt, Aline da Rosa Professor Educação artística Artistic teaching Transcreation Intervention Dissemination Transcreación Intervención Diseminación Docencia artística |
title_short |
Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar |
title_full |
Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar |
title_fullStr |
Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar |
title_full_unstemmed |
Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar |
title_sort |
Intervenções poéticas de uma docência : transcriar, deslocar, disseminar |
author |
Deorristt, Aline da Rosa |
author_facet |
Deorristt, Aline da Rosa Adó, Máximo Daniel Lamela |
author_role |
author |
author2 |
Adó, Máximo Daniel Lamela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deorristt, Aline da Rosa Adó, Máximo Daniel Lamela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Educação artística |
topic |
Professor Educação artística Artistic teaching Transcreation Intervention Dissemination Transcreación Intervención Diseminación Docencia artística |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Artistic teaching Transcreation Intervention Dissemination |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Transcreación Intervención Diseminación Docencia artística |
description |
Este artigo apresenta uma intervenção poética experimental como parte de uma pesquisade doutorado em Educação, somando duas peças instaladas temporariamente numespaço cultural de uma universidade pública e inauguradas no dia 8 de março de 2020. O trabalho foi feito a partir de um convite para ressignificar o Dia Internacional da Mulher, ese desvia ampliando-se numa proposta de disseminação poética que permite mutaçõesafectivas quanto ao tema. As peças atuam como produções desejantes de um potencialdocente sensorial e literário, que desenha uma proposta de interação com o público.Intervir, transcriar, deslocar e disseminar são estratégias conceituais para se pensar umadocência potencial, com perspectivas que contemplam as filosofias da diferença e umaespeculação crítica nas artes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-09T04:32:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218498 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-9507 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001122285 |
identifier_str_mv |
1982-9507 001122285 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Pós : revista do programa de pós-graduação em artes. Belo Horizonte. Vol. 11, n. 21 (jan./abr. 2021), p. 90-109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218498/2/001122285.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218498/1/001122285.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a118997db3668fc7df2f621d9580124 49a5c215652c3689363aa2e1b0038c30 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447733232730112 |