Deficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147840 |
Resumo: | A presente pesquisa está situada na área da alfabetização e educação especial, com foco nas estratégias pedagógicas para alfabetização de pessoas com deficiência intelectual. O objetivo consiste em analisar a potencialidade do uso de recursos e estratégias como auxiliares no processo de alfabetização de um aluno com Deficiência Intelectual. A linha de investigação se configura como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. O Estudo de caso aconteceu com um sujeito com deficiência intelectual, foram planejados e praticados quatro encontros. Através de entrevistas, observação e do primeiro encontro constatou-se que o sujeito necessitava comunicar-se melhor. Para isso, os encontros visaram desenvolver a comunicação, colaborar na construção da autonomia do sujeito, enfocando na alfabetização como um meio para que esta autonomia aconteça. As análises aqui apresentadas são escritas à medida que descrevo os encontros realizados. Como resultados, destaco como estratégias e recursos mais potentes para o desenvolvimento dos objetivos propostos, a utilização de fichas de Comunicação Alternativa (CA), uma vez que além de facilitarem a comunicação, constituem-se como um recurso visual para que o sujeito se recorde do que estava fazendo após ter algum espasmo ou convulsão (comuns no sujeito pesquisado, por ter Síndrome de West). Também, verificou-se que atividades lúdicas e com curta duração podem render muito mais em termos de aprendizagens, já que se observou que quando o sujeito se concentrava tinha mais espasmos. |
id |
UFRGS-2_98bad5a97c56af435a650318cfd2d6d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147840 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mette, Camila MiliszewskiPasserino, Liliana Maria2016-08-31T02:18:18Z2016http://hdl.handle.net/10183/147840001000182A presente pesquisa está situada na área da alfabetização e educação especial, com foco nas estratégias pedagógicas para alfabetização de pessoas com deficiência intelectual. O objetivo consiste em analisar a potencialidade do uso de recursos e estratégias como auxiliares no processo de alfabetização de um aluno com Deficiência Intelectual. A linha de investigação se configura como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. O Estudo de caso aconteceu com um sujeito com deficiência intelectual, foram planejados e praticados quatro encontros. Através de entrevistas, observação e do primeiro encontro constatou-se que o sujeito necessitava comunicar-se melhor. Para isso, os encontros visaram desenvolver a comunicação, colaborar na construção da autonomia do sujeito, enfocando na alfabetização como um meio para que esta autonomia aconteça. As análises aqui apresentadas são escritas à medida que descrevo os encontros realizados. Como resultados, destaco como estratégias e recursos mais potentes para o desenvolvimento dos objetivos propostos, a utilização de fichas de Comunicação Alternativa (CA), uma vez que além de facilitarem a comunicação, constituem-se como um recurso visual para que o sujeito se recorde do que estava fazendo após ter algum espasmo ou convulsão (comuns no sujeito pesquisado, por ter Síndrome de West). Também, verificou-se que atividades lúdicas e com curta duração podem render muito mais em termos de aprendizagens, já que se observou que quando o sujeito se concentrava tinha mais espasmos.application/pdfporDeficiência intelectualAlfabetizaçãoEstratégiaAlunoDeficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000182.pdf001000182.pdfTexto completoapplication/pdf1367396http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147840/1/001000182.pdf536f8db1b82de39f1e64fb5723d76c89MD51TEXT001000182.pdf.txt001000182.pdf.txtExtracted Texttext/plain80275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147840/2/001000182.pdf.txt88206e1d7fa7a6c0743a7afb1c6ae786MD52THUMBNAIL001000182.pdf.jpg001000182.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147840/3/001000182.pdf.jpge8113e863dbc8b9c3c0570c11da43740MD5310183/1478402018-10-29 08:45:28.134oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147840Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:45:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Deficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicas |
title |
Deficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicas |
spellingShingle |
Deficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicas Mette, Camila Miliszewski Deficiência intelectual Alfabetização Estratégia Aluno |
title_short |
Deficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicas |
title_full |
Deficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicas |
title_fullStr |
Deficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Deficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicas |
title_sort |
Deficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicas |
author |
Mette, Camila Miliszewski |
author_facet |
Mette, Camila Miliszewski |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mette, Camila Miliszewski |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passerino, Liliana Maria |
contributor_str_mv |
Passerino, Liliana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência intelectual Alfabetização Estratégia Aluno |
topic |
Deficiência intelectual Alfabetização Estratégia Aluno |
description |
A presente pesquisa está situada na área da alfabetização e educação especial, com foco nas estratégias pedagógicas para alfabetização de pessoas com deficiência intelectual. O objetivo consiste em analisar a potencialidade do uso de recursos e estratégias como auxiliares no processo de alfabetização de um aluno com Deficiência Intelectual. A linha de investigação se configura como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. O Estudo de caso aconteceu com um sujeito com deficiência intelectual, foram planejados e praticados quatro encontros. Através de entrevistas, observação e do primeiro encontro constatou-se que o sujeito necessitava comunicar-se melhor. Para isso, os encontros visaram desenvolver a comunicação, colaborar na construção da autonomia do sujeito, enfocando na alfabetização como um meio para que esta autonomia aconteça. As análises aqui apresentadas são escritas à medida que descrevo os encontros realizados. Como resultados, destaco como estratégias e recursos mais potentes para o desenvolvimento dos objetivos propostos, a utilização de fichas de Comunicação Alternativa (CA), uma vez que além de facilitarem a comunicação, constituem-se como um recurso visual para que o sujeito se recorde do que estava fazendo após ter algum espasmo ou convulsão (comuns no sujeito pesquisado, por ter Síndrome de West). Também, verificou-se que atividades lúdicas e com curta duração podem render muito mais em termos de aprendizagens, já que se observou que quando o sujeito se concentrava tinha mais espasmos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-31T02:18:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147840 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001000182 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147840 |
identifier_str_mv |
001000182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147840/1/001000182.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147840/2/001000182.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147840/3/001000182.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
536f8db1b82de39f1e64fb5723d76c89 88206e1d7fa7a6c0743a7afb1c6ae786 e8113e863dbc8b9c3c0570c11da43740 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447180884836352 |