Alfabetização multissensorial em crianças com deficiência intelectual: uma proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mekhitarian, Giovanna Pandjarjian [UNIFESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/72289
Resumo: Introdução: A pessoa com deficiência intelectual apresenta o funcionamento intelectual abaixo da média, com limitações em habilidades adaptativas, tais como, comunicação, habilidades sociais, cuidado pessoal, entre outras. A educação inclusiva tem o objetivo de garantir: acesso, permanência e aprendizagem para todos(as) os(as) estudantes. No entanto, é comum atualmente observar práticas pedagógicas que não possibilitam o aproveitamento das habilidades de discentes com deficiência intelectual, principalmente em fase de alfabetização. O método multissensorial é frequentemente utilizado para indivíduos com dislexia ou outras dificuldades de aprendizagem, empregando todas as modalidades sensoriais (visão, audição, tato, cinestésico) para o aprendizado. O presente estudo tem como objetivos: realizar uma revisão de literatura sobre a alfabetização de indivíduos com deficiência intelectual e sobre as intervenções baseadas no método multissensorial e elaborar uma proposta de intervenção fonoaudiológica para a alfabetização de pessoas com deficiência intelectual, fundamentada no método de alfabetização multissensorial. Métodos: Para a realização da primeira parte do presente estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica dividida em duas partes: a primeira composta por textos relacionados à Deficiência Intelectual e Alfabetização e a segunda sobre Alfabetização Multissensorial. Com base na literatura, foram propostas sessões de intervenção fonoaudiológica com utilização de métodos multissensoriais para pessoas com deficiência intelectual. Resultados: A revisão bibliográfica apontou diversos desafios na alfabetização de indivíduos com deficiência intelectual, principalmente quando utilizado apenas o método fônico, devido ao desconhecimento sobre estratégias facilitadoras para o aprendizado. Os estudos que descreveram intervenções pela alfabetização multissensorial mostraram resultados eficazes para o desenvolvimento da leitura e escrita. Foi elaborada uma proposta de intervenção para crianças com deficiência intelectual com o método multissensorial de alfabetização, com estimulação das seguintes habilidades: Conhecimento do alfabeto, Associação Grafo-Fonêmica, Associação do grafema Com a Imagem Fonovisuoarticulatória, Leitura De Palavras, Escrita de Palavras, Segmentação Frasal e escrita de Frases. Serão 15 sessões semanais com 50 minutos de duração. Conclusão: A literatura até o momento mostra que a utilização de diferentes modalidades sensoriais, combinadas com a estimulação das habilidades de consciência fonológica, é benéfica para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A partir da revisão bibliográfica foi possível realizar uma proposta de intervenção fonoaudiológica com utilização dos preceitos do método multissensorial, mas ainda há necessidade de aplicação das sessões para verificação da viabilidade e efetividade da intervenção descrita.
id UFSP_9af38fe2ff46c5f76aab48a6448ca04b
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/72289
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Alfabetização multissensorial em crianças com deficiência intelectual: uma proposta de intervençãoAlfabetização multissensorialIntervençãoDeficiencia intelectualIntrodução: A pessoa com deficiência intelectual apresenta o funcionamento intelectual abaixo da média, com limitações em habilidades adaptativas, tais como, comunicação, habilidades sociais, cuidado pessoal, entre outras. A educação inclusiva tem o objetivo de garantir: acesso, permanência e aprendizagem para todos(as) os(as) estudantes. No entanto, é comum atualmente observar práticas pedagógicas que não possibilitam o aproveitamento das habilidades de discentes com deficiência intelectual, principalmente em fase de alfabetização. O método multissensorial é frequentemente utilizado para indivíduos com dislexia ou outras dificuldades de aprendizagem, empregando todas as modalidades sensoriais (visão, audição, tato, cinestésico) para o aprendizado. O presente estudo tem como objetivos: realizar uma revisão de literatura sobre a alfabetização de indivíduos com deficiência intelectual e sobre as intervenções baseadas no método multissensorial e elaborar uma proposta de intervenção fonoaudiológica para a alfabetização de pessoas com deficiência intelectual, fundamentada no método de alfabetização multissensorial. Métodos: Para a realização da primeira parte do presente estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica dividida em duas partes: a primeira composta por textos relacionados à Deficiência Intelectual e Alfabetização e a segunda sobre Alfabetização Multissensorial. Com base na literatura, foram propostas sessões de intervenção fonoaudiológica com utilização de métodos multissensoriais para pessoas com deficiência intelectual. Resultados: A revisão bibliográfica apontou diversos desafios na alfabetização de indivíduos com deficiência intelectual, principalmente quando utilizado apenas o método fônico, devido ao desconhecimento sobre estratégias facilitadoras para o aprendizado. Os estudos que descreveram intervenções pela alfabetização multissensorial mostraram resultados eficazes para o desenvolvimento da leitura e escrita. Foi elaborada uma proposta de intervenção para crianças com deficiência intelectual com o método multissensorial de alfabetização, com estimulação das seguintes habilidades: Conhecimento do alfabeto, Associação Grafo-Fonêmica, Associação do grafema Com a Imagem Fonovisuoarticulatória, Leitura De Palavras, Escrita de Palavras, Segmentação Frasal e escrita de Frases. Serão 15 sessões semanais com 50 minutos de duração. Conclusão: A literatura até o momento mostra que a utilização de diferentes modalidades sensoriais, combinadas com a estimulação das habilidades de consciência fonológica, é benéfica para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A partir da revisão bibliográfica foi possível realizar uma proposta de intervenção fonoaudiológica com utilização dos preceitos do método multissensorial, mas ainda há necessidade de aplicação das sessões para verificação da viabilidade e efetividade da intervenção descrita.Universidade Federal de São PauloSacaloski, Marisa [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3501056496991426http://lattes.cnpq.br/4347422061220368Mekhitarian, Giovanna Pandjarjian [UNIFESP]2024-10-18T18:46:12Z2024-10-18T18:46:12Z2024-09-09info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion27 f.application/pdfMEKHITARIAN, Giovanna Pandjarjian. Alfabetização multissensorial em crianças com deficiência intelectual: uma proposta de intervenção. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Linguagem e Fala) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11600/72289porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-10-19T04:01:37Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/72289Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-10-19T04:01:37Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização multissensorial em crianças com deficiência intelectual: uma proposta de intervenção
title Alfabetização multissensorial em crianças com deficiência intelectual: uma proposta de intervenção
spellingShingle Alfabetização multissensorial em crianças com deficiência intelectual: uma proposta de intervenção
Mekhitarian, Giovanna Pandjarjian [UNIFESP]
Alfabetização multissensorial
Intervenção
Deficiencia intelectual
title_short Alfabetização multissensorial em crianças com deficiência intelectual: uma proposta de intervenção
title_full Alfabetização multissensorial em crianças com deficiência intelectual: uma proposta de intervenção
title_fullStr Alfabetização multissensorial em crianças com deficiência intelectual: uma proposta de intervenção
title_full_unstemmed Alfabetização multissensorial em crianças com deficiência intelectual: uma proposta de intervenção
title_sort Alfabetização multissensorial em crianças com deficiência intelectual: uma proposta de intervenção
author Mekhitarian, Giovanna Pandjarjian [UNIFESP]
author_facet Mekhitarian, Giovanna Pandjarjian [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sacaloski, Marisa [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/3501056496991426
http://lattes.cnpq.br/4347422061220368
dc.contributor.author.fl_str_mv Mekhitarian, Giovanna Pandjarjian [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização multissensorial
Intervenção
Deficiencia intelectual
topic Alfabetização multissensorial
Intervenção
Deficiencia intelectual
description Introdução: A pessoa com deficiência intelectual apresenta o funcionamento intelectual abaixo da média, com limitações em habilidades adaptativas, tais como, comunicação, habilidades sociais, cuidado pessoal, entre outras. A educação inclusiva tem o objetivo de garantir: acesso, permanência e aprendizagem para todos(as) os(as) estudantes. No entanto, é comum atualmente observar práticas pedagógicas que não possibilitam o aproveitamento das habilidades de discentes com deficiência intelectual, principalmente em fase de alfabetização. O método multissensorial é frequentemente utilizado para indivíduos com dislexia ou outras dificuldades de aprendizagem, empregando todas as modalidades sensoriais (visão, audição, tato, cinestésico) para o aprendizado. O presente estudo tem como objetivos: realizar uma revisão de literatura sobre a alfabetização de indivíduos com deficiência intelectual e sobre as intervenções baseadas no método multissensorial e elaborar uma proposta de intervenção fonoaudiológica para a alfabetização de pessoas com deficiência intelectual, fundamentada no método de alfabetização multissensorial. Métodos: Para a realização da primeira parte do presente estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica dividida em duas partes: a primeira composta por textos relacionados à Deficiência Intelectual e Alfabetização e a segunda sobre Alfabetização Multissensorial. Com base na literatura, foram propostas sessões de intervenção fonoaudiológica com utilização de métodos multissensoriais para pessoas com deficiência intelectual. Resultados: A revisão bibliográfica apontou diversos desafios na alfabetização de indivíduos com deficiência intelectual, principalmente quando utilizado apenas o método fônico, devido ao desconhecimento sobre estratégias facilitadoras para o aprendizado. Os estudos que descreveram intervenções pela alfabetização multissensorial mostraram resultados eficazes para o desenvolvimento da leitura e escrita. Foi elaborada uma proposta de intervenção para crianças com deficiência intelectual com o método multissensorial de alfabetização, com estimulação das seguintes habilidades: Conhecimento do alfabeto, Associação Grafo-Fonêmica, Associação do grafema Com a Imagem Fonovisuoarticulatória, Leitura De Palavras, Escrita de Palavras, Segmentação Frasal e escrita de Frases. Serão 15 sessões semanais com 50 minutos de duração. Conclusão: A literatura até o momento mostra que a utilização de diferentes modalidades sensoriais, combinadas com a estimulação das habilidades de consciência fonológica, é benéfica para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A partir da revisão bibliográfica foi possível realizar uma proposta de intervenção fonoaudiológica com utilização dos preceitos do método multissensorial, mas ainda há necessidade de aplicação das sessões para verificação da viabilidade e efetividade da intervenção descrita.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-10-18T18:46:12Z
2024-10-18T18:46:12Z
2024-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEKHITARIAN, Giovanna Pandjarjian. Alfabetização multissensorial em crianças com deficiência intelectual: uma proposta de intervenção. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Linguagem e Fala) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2024.
https://hdl.handle.net/11600/72289
identifier_str_mv MEKHITARIAN, Giovanna Pandjarjian. Alfabetização multissensorial em crianças com deficiência intelectual: uma proposta de intervenção. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Linguagem e Fala) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2024.
url https://hdl.handle.net/11600/72289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 27 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268341302329344