Alfabetização multissensorial em crianças com deficiência intelectual: uma proposta de intervenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/72289 |
Resumo: | Introdução: A pessoa com deficiência intelectual apresenta o funcionamento intelectual abaixo da média, com limitações em habilidades adaptativas, tais como, comunicação, habilidades sociais, cuidado pessoal, entre outras. A educação inclusiva tem o objetivo de garantir: acesso, permanência e aprendizagem para todos(as) os(as) estudantes. No entanto, é comum atualmente observar práticas pedagógicas que não possibilitam o aproveitamento das habilidades de discentes com deficiência intelectual, principalmente em fase de alfabetização. O método multissensorial é frequentemente utilizado para indivíduos com dislexia ou outras dificuldades de aprendizagem, empregando todas as modalidades sensoriais (visão, audição, tato, cinestésico) para o aprendizado. O presente estudo tem como objetivos: realizar uma revisão de literatura sobre a alfabetização de indivíduos com deficiência intelectual e sobre as intervenções baseadas no método multissensorial e elaborar uma proposta de intervenção fonoaudiológica para a alfabetização de pessoas com deficiência intelectual, fundamentada no método de alfabetização multissensorial. Métodos: Para a realização da primeira parte do presente estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica dividida em duas partes: a primeira composta por textos relacionados à Deficiência Intelectual e Alfabetização e a segunda sobre Alfabetização Multissensorial. Com base na literatura, foram propostas sessões de intervenção fonoaudiológica com utilização de métodos multissensoriais para pessoas com deficiência intelectual. Resultados: A revisão bibliográfica apontou diversos desafios na alfabetização de indivíduos com deficiência intelectual, principalmente quando utilizado apenas o método fônico, devido ao desconhecimento sobre estratégias facilitadoras para o aprendizado. Os estudos que descreveram intervenções pela alfabetização multissensorial mostraram resultados eficazes para o desenvolvimento da leitura e escrita. Foi elaborada uma proposta de intervenção para crianças com deficiência intelectual com o método multissensorial de alfabetização, com estimulação das seguintes habilidades: Conhecimento do alfabeto, Associação Grafo-Fonêmica, Associação do grafema Com a Imagem Fonovisuoarticulatória, Leitura De Palavras, Escrita de Palavras, Segmentação Frasal e escrita de Frases. Serão 15 sessões semanais com 50 minutos de duração. Conclusão: A literatura até o momento mostra que a utilização de diferentes modalidades sensoriais, combinadas com a estimulação das habilidades de consciência fonológica, é benéfica para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A partir da revisão bibliográfica foi possível realizar uma proposta de intervenção fonoaudiológica com utilização dos preceitos do método multissensorial, mas ainda há necessidade de aplicação das sessões para verificação da viabilidade e efetividade da intervenção descrita. |
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