O trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Bruno Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/277360
Resumo: Este estudo se preocupa em debater o trabalho pedagógico e os processos de ensino e de aprendizagem que ocorrem no espaço de uma sala de recreação da ala pediátrica de um hospital de Porto Alegre/RS, compreendendo as estratégias pedagógicas utilizadas. O estudo tem como objetivo compreender o trabalho pedagógico do professor de Educação Física, considerando as situações vividas antes, durante e depois das restrições da pandemia de Covid-19, dentro da ala da pediatria do hospital. O presente trabalho é um estudo de caso de caráter qualitativo com entrevista semiestruturada. A coleta de dados foi realizada com uma professora de Educação Física que atuou em um hospital da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, mais especificamente na ala pediátrica, dentro da sala da recreação na internação pediátrica, durante os anos de 2014 a 2022, vivenciando assim os períodos citados no objetivo. Foi necessário obter o termo de consentimento livre e esclarecido da entrevistada para a aplicação da pesquisa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com 11 questões que foram respondidas de forma oral. A entrevista teve o áudio gravado e posteriormente foi realizada a transcrição das respostas para análise. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados deste estudo mostraram quão difícil foi o trabalho do professor de Educação Física dentro do hospital durante a pandemia. Destaca-se que as intervenções pedagógicas foram outras, exigindo uma adaptabilidade do professor de Educação Física.
id UFRGS-2_9a2fcd6713670242e3bbcb52ed1b3a19
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277360
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Teixeira, Bruno PereiraMachado, Roseli Belmonte2024-08-15T06:30:47Z2023http://hdl.handle.net/10183/277360001209254Este estudo se preocupa em debater o trabalho pedagógico e os processos de ensino e de aprendizagem que ocorrem no espaço de uma sala de recreação da ala pediátrica de um hospital de Porto Alegre/RS, compreendendo as estratégias pedagógicas utilizadas. O estudo tem como objetivo compreender o trabalho pedagógico do professor de Educação Física, considerando as situações vividas antes, durante e depois das restrições da pandemia de Covid-19, dentro da ala da pediatria do hospital. O presente trabalho é um estudo de caso de caráter qualitativo com entrevista semiestruturada. A coleta de dados foi realizada com uma professora de Educação Física que atuou em um hospital da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, mais especificamente na ala pediátrica, dentro da sala da recreação na internação pediátrica, durante os anos de 2014 a 2022, vivenciando assim os períodos citados no objetivo. Foi necessário obter o termo de consentimento livre e esclarecido da entrevistada para a aplicação da pesquisa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com 11 questões que foram respondidas de forma oral. A entrevista teve o áudio gravado e posteriormente foi realizada a transcrição das respostas para análise. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados deste estudo mostraram quão difícil foi o trabalho do professor de Educação Física dentro do hospital durante a pandemia. Destaca-se que as intervenções pedagógicas foram outras, exigindo uma adaptabilidade do professor de Educação Física.This study aims to discuss the pedagogical work and the teaching and learning processes that occur in the playroom of the pediatric ward of a hospital in Porto Alegre, Brazil, including the pedagogical strategies employed. The study's objective is to understand the pedagogical work of the Physical Education teacher, considering the situations experienced before, during, and after the COVID-19 pandemic restrictions within the pediatric ward of the hospital. This research is a qualitative case study with a semi-structured interview approach. Data collection was carried out with a Physical Education teacher who worked at a hospital in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, specifically within the pediatric ward, in the playroom for pediatric inpatients, from 2014 to 2022, experiencing the periods mentioned above. It was necessary to obtain the consent from the interviewee for the research application. The data collection instrument consists in a questionnaire with 11 questions that were answered orally. The interview was recorded, and the responses were subsequently transcribed for analysis. Data were analyzed using Bardin's content analysis. The results of this study revealed how challenging the work of the Physical Education teacher was within the hospital during the pandemic. It is worth noting that pedagogical interventions had to be adapted, requiring flexibility from the Physical Education teacher.application/pdfporAmbiente hospitalarRecreaçãoPrática pedagógicaPandemia de COVID-19 (2020-)HospitalPedagogical workPandemicO trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2023Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001209254.pdf.txt001209254.pdf.txtExtracted Texttext/plain131748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277360/2/001209254.pdf.txt02e0295bd5674364b49569f8953f54a4MD52ORIGINAL001209254.pdfTexto completoapplication/pdf719759http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277360/1/001209254.pdf6643f21c6a1ca0a6dcf931ded7458cd0MD5110183/2773602024-08-16 05:50:00.470711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277360Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-16T08:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19
title O trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19
spellingShingle O trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19
Teixeira, Bruno Pereira
Ambiente hospitalar
Recreação
Prática pedagógica
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Hospital
Pedagogical work
Pandemic
title_short O trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19
title_full O trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19
title_fullStr O trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19
title_full_unstemmed O trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19
title_sort O trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19
author Teixeira, Bruno Pereira
author_facet Teixeira, Bruno Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Bruno Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Roseli Belmonte
contributor_str_mv Machado, Roseli Belmonte
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente hospitalar
Recreação
Prática pedagógica
Pandemia de COVID-19 (2020-)
topic Ambiente hospitalar
Recreação
Prática pedagógica
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Hospital
Pedagogical work
Pandemic
dc.subject.eng.fl_str_mv Hospital
Pedagogical work
Pandemic
description Este estudo se preocupa em debater o trabalho pedagógico e os processos de ensino e de aprendizagem que ocorrem no espaço de uma sala de recreação da ala pediátrica de um hospital de Porto Alegre/RS, compreendendo as estratégias pedagógicas utilizadas. O estudo tem como objetivo compreender o trabalho pedagógico do professor de Educação Física, considerando as situações vividas antes, durante e depois das restrições da pandemia de Covid-19, dentro da ala da pediatria do hospital. O presente trabalho é um estudo de caso de caráter qualitativo com entrevista semiestruturada. A coleta de dados foi realizada com uma professora de Educação Física que atuou em um hospital da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, mais especificamente na ala pediátrica, dentro da sala da recreação na internação pediátrica, durante os anos de 2014 a 2022, vivenciando assim os períodos citados no objetivo. Foi necessário obter o termo de consentimento livre e esclarecido da entrevistada para a aplicação da pesquisa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com 11 questões que foram respondidas de forma oral. A entrevista teve o áudio gravado e posteriormente foi realizada a transcrição das respostas para análise. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados deste estudo mostraram quão difícil foi o trabalho do professor de Educação Física dentro do hospital durante a pandemia. Destaca-se que as intervenções pedagógicas foram outras, exigindo uma adaptabilidade do professor de Educação Física.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-08-15T06:30:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/277360
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001209254
url http://hdl.handle.net/10183/277360
identifier_str_mv 001209254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277360/2/001209254.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277360/1/001209254.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 02e0295bd5674364b49569f8953f54a4
6643f21c6a1ca0a6dcf931ded7458cd0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447370492542976