Movimento Physics First : uma herança positivista?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos Filho, Jenner Barretto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Massoni, Neusa Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204796
Resumo: O objetivo precípuo deste trabalho é pesquisar eventuais e/ou reais influências exercidas pelo positivismo de lavra comtiana no movimento Physics First. Explora-se a semelhança da reivindicação veemente do movimento Physics First em prol de um ensino das ciências seguindo a ordem cronológica Física-Química-Biologia com a ordem ensejada pela classificação das ciências de Comte. Conexões entre os planos pedagógicos e epistemológicos são discutidas. Argumenta-se que embora a ciência e epistemologia modernas não respaldem a filosofia positivista que submete a imaginação e a conjectura a um estatuto inferior àqueles dos dados imediatos da observação, ainda assim há elementos bastante relevantes em ambos, no movimento Physics First e no positivismo, e que sugerem atalhos cognitivos e matrizes de pré-requisitos disciplinares compatíveis com uma crescente divisão social do trabalho. Assevera-se ainda que tal influência não deve ser demonizada.
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spelling Bastos Filho, Jenner BarrettoMassoni, Neusa Teresinha2020-01-22T04:11:06Z20202237-9185http://hdl.handle.net/10183/204796001110159O objetivo precípuo deste trabalho é pesquisar eventuais e/ou reais influências exercidas pelo positivismo de lavra comtiana no movimento Physics First. Explora-se a semelhança da reivindicação veemente do movimento Physics First em prol de um ensino das ciências seguindo a ordem cronológica Física-Química-Biologia com a ordem ensejada pela classificação das ciências de Comte. Conexões entre os planos pedagógicos e epistemológicos são discutidas. Argumenta-se que embora a ciência e epistemologia modernas não respaldem a filosofia positivista que submete a imaginação e a conjectura a um estatuto inferior àqueles dos dados imediatos da observação, ainda assim há elementos bastante relevantes em ambos, no movimento Physics First e no positivismo, e que sugerem atalhos cognitivos e matrizes de pré-requisitos disciplinares compatíveis com uma crescente divisão social do trabalho. Assevera-se ainda que tal influência não deve ser demonizada.The aim of this paper is the search of eventual and/or real influence exerted by Comte’s positivistic philosophy on the motion Physics First. It is explored the similitude between, on one side, the claiming in favor of the practice of the science teaching according to the chronological order Physics-Chemistry-Biology and, on the other, the Comte’s classification of science following the order from the simplicity to the growing complexity. Connections between pedagogical and epistemological plans are discussed. It is argued that, in spite of the development of modern science and epistemology do not agree with positivistic claims of major status attributed to observation than speculation and imagination, it is possible to conclude that both, Physics First and positivism, present relevant aspects concerning simplification of the teaching and the knowledge due to a growing social division of the work. This influence must be considered and not demonized.application/pdfporRevista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 4, n. 1 (2020), p. 76-95Ensino de físicaPositivismoEpistemologiaPhysics First MovementEpistemologyPositivismPhysics TeachingMovimento Physics First : uma herança positivista?Physics First Movement : would it be a positivist inheritance?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110159.pdf.txt001110159.pdf.txtExtracted Texttext/plain76651http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204796/2/001110159.pdf.txt1630d1768a14b9fba73fee3fcd16efb5MD52ORIGINAL001110159.pdfTexto completoapplication/pdf190081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204796/1/001110159.pdfe43719f4e27a38f61d015b6c15ffd765MD5110183/2047962020-01-23 05:06:04.17811oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204796Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-23T07:06:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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