Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188560 |
Resumo: | Inovação no Ensino Superior requer priorizar uma ação educativa significativa a partir de movimento, contradição, análise sistemática e intencional de problemas contextualizados que permitam a construção de sínteses numa ação mediada entre alunos e professores. O presente texto se propõe analisar as práticas pedagógicas no contexto do Ensino Universitário de uma universidade pública brasileira [omitida para revisão blind], em duas áreas disciplinares: Engenharia e Educação sob o viés da motivação decorrente das propostas metodológicas usadas nas aulas de graduação bem como a percepção dos alunos sobre a contribuição das mesmas em sua vida profissional. A metodologia de cunho qualitativo é o estudo de caso que se desenvolveu no primeiro semestre de 2018 e no qual participaram duas turmas de graduação nas áreas de humanas e de exatas. A coleta dos dados foi triangulada a partir da observação participante, da utilização do questionário IMI (Intrinsic Motivation Inventory) e de entrevistas individuais online. Os resultados mostram que a metodologia orientada à resolução de problemas, o uso de recursos pedagógicos desafiadores e o trabalho colaborativo potencializam a motivação dos estudantes e propiciam condições para a construção de um processo de ensino e aprendizagem enriquecedor. |
id |
UFRGS-2_9a69c262b33b8f617b2f30b65caf96ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188560 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Coutinho, Kátia SoaresPasserino, Liliana MariaHenriques, Renato Ventura BayanAvila, Marlus Moschen2019-02-07T02:32:38Z20182179-8435http://hdl.handle.net/10183/188560001085950Inovação no Ensino Superior requer priorizar uma ação educativa significativa a partir de movimento, contradição, análise sistemática e intencional de problemas contextualizados que permitam a construção de sínteses numa ação mediada entre alunos e professores. O presente texto se propõe analisar as práticas pedagógicas no contexto do Ensino Universitário de uma universidade pública brasileira [omitida para revisão blind], em duas áreas disciplinares: Engenharia e Educação sob o viés da motivação decorrente das propostas metodológicas usadas nas aulas de graduação bem como a percepção dos alunos sobre a contribuição das mesmas em sua vida profissional. A metodologia de cunho qualitativo é o estudo de caso que se desenvolveu no primeiro semestre de 2018 e no qual participaram duas turmas de graduação nas áreas de humanas e de exatas. A coleta dos dados foi triangulada a partir da observação participante, da utilização do questionário IMI (Intrinsic Motivation Inventory) e de entrevistas individuais online. Os resultados mostram que a metodologia orientada à resolução de problemas, o uso de recursos pedagógicos desafiadores e o trabalho colaborativo potencializam a motivação dos estudantes e propiciam condições para a construção de um processo de ensino e aprendizagem enriquecedor.Innovation in Higher Education requires prioritizing a meaningful educational action based on movement, contradiction, systematic and intentional analysis of contextualized problems that allow the construction of syntheses in a mediated action between students and teachers. This paper proposes to analyze pedagogical practices in the context of University Education of a Brazilian public university, in two disciplinary areas: Engineering and Education under the bias of the motivation derived of the methodological proposals used in the undergraduate classes as well as the students’ perception about their contribution in their own professional life. The qualitative methodology is the case study that was developed in the first semester of 2018 and in which two undergraduate classes participated in the human and exact areas. Data collection was triangulated through participant observation, the use of the IMI (Intrinsic Motivation Inventory) questionnaire and individual online interviews. The results show that the problem-solving methodology, the use of challenging pedagogical resources and the collaborative work increase students motivation and provide conditions for the construction of an enhanced teaching and learning process.application/pdfporEducação por escrito. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 2 (jul./dez. 2018), p. 310-330Tecnologia educacionalResolução de problemasPrática pedagógicaInovação educacionalEnsino universitarioProblem resolutionInnovative practicesTechnology in educationUniversity educationPráticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunosInnovative pedagogical practices in university education : an analysis of students motivation and perceptioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085950.pdf.txt001085950.pdf.txtExtracted Texttext/plain55427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188560/2/001085950.pdf.txtb5f223b1ed04b1505621f4bdd3673fecMD52ORIGINAL001085950.pdfTexto completoapplication/pdf631962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188560/1/001085950.pdf7a44770254911d629079cd173fb7f8f6MD5110183/1885602019-11-09 04:49:55.750055oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188560Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:49:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Innovative pedagogical practices in university education : an analysis of students motivation and perception |
title |
Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunos |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunos Coutinho, Kátia Soares Tecnologia educacional Resolução de problemas Prática pedagógica Inovação educacional Ensino universitario Problem resolution Innovative practices Technology in education University education |
title_short |
Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunos |
title_full |
Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunos |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunos |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunos |
title_sort |
Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunos |
author |
Coutinho, Kátia Soares |
author_facet |
Coutinho, Kátia Soares Passerino, Liliana Maria Henriques, Renato Ventura Bayan Avila, Marlus Moschen |
author_role |
author |
author2 |
Passerino, Liliana Maria Henriques, Renato Ventura Bayan Avila, Marlus Moschen |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Kátia Soares Passerino, Liliana Maria Henriques, Renato Ventura Bayan Avila, Marlus Moschen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Resolução de problemas Prática pedagógica Inovação educacional Ensino universitario |
topic |
Tecnologia educacional Resolução de problemas Prática pedagógica Inovação educacional Ensino universitario Problem resolution Innovative practices Technology in education University education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Problem resolution Innovative practices Technology in education University education |
description |
Inovação no Ensino Superior requer priorizar uma ação educativa significativa a partir de movimento, contradição, análise sistemática e intencional de problemas contextualizados que permitam a construção de sínteses numa ação mediada entre alunos e professores. O presente texto se propõe analisar as práticas pedagógicas no contexto do Ensino Universitário de uma universidade pública brasileira [omitida para revisão blind], em duas áreas disciplinares: Engenharia e Educação sob o viés da motivação decorrente das propostas metodológicas usadas nas aulas de graduação bem como a percepção dos alunos sobre a contribuição das mesmas em sua vida profissional. A metodologia de cunho qualitativo é o estudo de caso que se desenvolveu no primeiro semestre de 2018 e no qual participaram duas turmas de graduação nas áreas de humanas e de exatas. A coleta dos dados foi triangulada a partir da observação participante, da utilização do questionário IMI (Intrinsic Motivation Inventory) e de entrevistas individuais online. Os resultados mostram que a metodologia orientada à resolução de problemas, o uso de recursos pedagógicos desafiadores e o trabalho colaborativo potencializam a motivação dos estudantes e propiciam condições para a construção de um processo de ensino e aprendizagem enriquecedor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-07T02:32:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/188560 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2179-8435 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001085950 |
identifier_str_mv |
2179-8435 001085950 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/188560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação por escrito. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 2 (jul./dez. 2018), p. 310-330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188560/2/001085950.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188560/1/001085950.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b5f223b1ed04b1505621f4bdd3673fec 7a44770254911d629079cd173fb7f8f6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447680774569984 |