Evasão no curso de gestão da assistência farmacêutica: modalidade educação a distância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219165 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, Florianópolis, 2019. |
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Evasão no curso de gestão da assistência farmacêutica: modalidade educação a distânciaFarmáciaEvasão universitáriaEnsino à distânciaAssistência FarmacêuticaEducação permanenteEducação em saúdeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, Florianópolis, 2019.A evasão é um dos desafios encontrados em cursos de educação a distância, causando perdas, seja de recursos materiais ou pessoais, decorrentes do elevado índice de alunos que abandonam os estudos. Em consonância com o movimento de crescimento de taxas de evasão nos cursos na modalidade a distância, o Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica (GAF-EaD) também apresentou um número significativo de estudantes evadidos. A preocupação com esses índices levou ao desenvolvimento do presente trabalho, que teve como objetivo identificar o perfil dos estudantes evadidos nas duas edições ofertadas, e analisar aspectos relacionados à evasão no Curso, focando nos motivos que contribuíram para evasão dos estudantes e nos fatores relacionados ao Curso que poderiam contribuir para a permanência dos mesmos. Optou-se pela realização de um estudo descritivo e exploratório, utilizando as abordagens quantitativa e qualitativa. Para esse estudo, consideraram-se evadidos: os estudantes que reprovaram por frequência insuficiente; os que foram desligados por frequência insuficiente; ou aqueles que formalizaram a desistência por meio de formulário específico ou comunicado via e-mail. A etapa quantitativa, que considera as duas edições do Curso GAF-EaD, foi desenvolvida com base nos dados obtidos a partir do Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação (CAPG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As variáveis analisadas foram: idade, sexo, Polo Regional Presencial, distância do município em que residia do Polo Presencial, tempo de formado (em anos) e vínculo empregatício. Utilizou-se a ferramenta tabela dinâmica do software Microsoft Excel®, versão 2010, para tabulação e análise descritiva dos dados. Os resultados foram apresentados de forma descritiva, por meio de frequência absoluta e relativa. Para a etapa qualitativa, foi realizada a análise documental dos formulários de desistência e também dos e-mails enviados à Coordenação Técnica informando sobre a desistência, além de um questionário enviado aos estudantes evadidos da segunda edição do Curso GAF-EaD. As características dos estudantes evadidos foram semelhantes em ambas as edições, havendo o predomínio do sexo feminino, faixa etária entre 25 e 39 anos, até 10 anos de formado, residentes mais afastados do Polo Regional, vinculados aos Polos da região Nordeste ou Norte, e estatutários, sendo que algumas dessas características refletem o perfil geral dos estudantes matriculados no Curso. Demonstrou-se no presente estudo que os fatores relatados que contribuíram para a evasão na maioria das vezes são multicausais, sendo possível agrupar estes fatores em diferentes categorias, que se convergem na maioria das vezes. Foi possível identificar diferentes grupos de fatores, de acordo com o respectivo instrumento analisado neste estudo (formulário de desistência e questionário aplicado). Assim, a ?impossibilidade de realizar tarefas?, a ?troca de emprego ou função?, ?outros? e as questões de ?saúde? se mostraram mais evidentes nas respostas obtidas pela questão fechada dos formulários de desistência, enquanto que ?dificuldade de acompanhar as atividades?, as ?condições pessoais?, a ?mudança de emprego ou função? e o ?contexto familiar? foram os fatores mais evidentes apontados na questão que solicitava a explanação de maiores detalhes sobre os motivos da desistência, presente no mesmo formulário. As respostas mais frequentes respondidas no questionário autoaplicado permitiram agrupá-las em ?condições pessoais?, ?dificuldade para acompanhar as atividades? e ?dificuldade na liberação para participar dos encontros presenciais?. Com relação aos fatores apontados pelos estudantes que contribuiriam para a não evasão do Curso GAF-EaD, foram identificados aspectos relacionados à ?infraestrutura e logística?, à dualidade entre as modalidades ?distância versus presencial?, ao ?apoio pedagógico? experimentado e ao ?conteúdo? do Curso.Abstract: Dropout is one of the challenges encountered in distance education courses, causing losses, either material or personal resources, due to the high rate of students who drop out from distance learning courses. In line with the growing movement of dropout rates in distance learning courses, the Pharmaceutical Care Management Course (GAF-EaD) also featured a significant number of dropout students. The concern with these indices led to the development of the present work, which aimed to identify the profile of students evaded in the two editions offered, and to analyze aspects related to dropout in the course, focusing on the reasons that contributed to students' dropout and the factors related to the dropout that could contribute to their permanence. We opted for a descriptive and exploratory study, using the quantitative and qualitative approaches. For this study, the following were considered evaded: students who failed due to insufficient frequency; those that were turned off for insufficient frequency; or those who formalized the withdrawal through a specific form or communicated via email. The quantitative stage, which considers the two editions of the GAF-EaD Course, was developed based on data obtained from the Graduate Academic Control System (CAPG) of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). The variables analyzed were: age, gender, Regional Presence Center, distance from the city where he resided at the Presence Center, time since graduation (in years) and employment relationship. The dinamic tool of the Microsoft Excel® software, version 2010, was used for tabulation and data?s descriptive analysis. The results were presented descriptively by absolute and relative frequency. For the qualitative stage, the documentary analysis of the drop-out forms and also the e-mails sent to the Technical Coordination informing about the drop-out was performed, as well as a questionnaire sent to the evaded students of the second edition of the GAF-EaD Course. The characteristics of the evaded students were similar in both editions, with the predominance of females, aged between 25 and 39 years, up to 10 years of graduation, residents furthest from the Regional Pole, linked to the Northeast or North Poles, and some of these characteristics reflect the general profile of students enrolled in the Course. It was demonstrated in the present study that the reported factors that contributed to the dropout most of the time are multicausal, and it is possible to group these factors into different categories, which converge most of the time. It was possible to identify different groups of factors, according to the respective instrument analyzed in this study (dropout form and applied questionnaire). Thus, the ?impossibility to perform tasks?, the ?change of job or function?, ?others? and the ?health? issues were more evident in the answers obtained by the closed question of the dropout forms, while the ?difficulty in following up the activities ?, the? personal conditions ?, the? change of job or function ?and the? family context ?were the most evident factors pointed out in the question that requested the explanation of more details about the reasons for withdrawal, present in the same form. The most frequent answers in the self-administered questionnaire allowed them to be grouped into ?personal conditions?, ?difficulty in following the activities? and ?difficulty in releasing them to participate in face-to-face meetings?. Regarding the factors pointed out by the students that would contribute to the non-dropout of the GAF-EaD Course, aspects related to ?infrastructure and logistics?, the duality between the ?distance versus face-to-face? modalities, the ?pedagogical support? experienced and the course content.Diehl, Eliana ElisabethUniversidade Federal de Santa CatarinaTristão, Adriana Cristiane Longo2021-01-14T18:00:45Z2021-01-14T18:00:45Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis85 p.| il., gráfs.application/pdf370634https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219165porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:00:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219165Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:00:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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