A escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kersting, Rafaela Milara
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95024
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar alguns pontos que mostram de que maneira, ao longo da história da educação, a escola e o professor se constituíram como peças fundamentais do processo educativo. Além disso, tem como intuito fazer breves reflexões sobre a função que a escola e o professor desempenham no processo de ensino e aprendizagem e na formação de sujeitos. Nesse sentido, busca-se entender que exigências são feitas a eles a partir das mudanças da sociedade atual e a relevância que assume o professor na modernidade e na contemporaneidade como agente motivador no processo de aprendizagem, na construção de conhecimentos significativos e na formação de sujeitos.
id UFRGS-2_9b5f733558b97e967f0d47220bdef267
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95024
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kersting, Rafaela MilaraBriggmann, Arcanjo Pedro2014-05-07T02:04:53Z2013http://hdl.handle.net/10183/95024000916365Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar alguns pontos que mostram de que maneira, ao longo da história da educação, a escola e o professor se constituíram como peças fundamentais do processo educativo. Além disso, tem como intuito fazer breves reflexões sobre a função que a escola e o professor desempenham no processo de ensino e aprendizagem e na formação de sujeitos. Nesse sentido, busca-se entender que exigências são feitas a eles a partir das mudanças da sociedade atual e a relevância que assume o professor na modernidade e na contemporaneidade como agente motivador no processo de aprendizagem, na construção de conhecimentos significativos e na formação de sujeitos.Este trabajo de conclusión de curso tiene como objetivo presentar algunos aspectos que muestran de qué manera, a lo largo de la historia de la educación, la escuela y el profesor se constituyeron como piezas fundamentales del proceso educativo. Además, tiene la idea de hacer breves reflexiones sobre la función que la escuela y el profesor ocupan en el proceso de enseñanza y aprendizaje y en la formación de sujetos. En este sentido, se busca entender qué exigencias se les hacen a partir de los cambios de la sociedad actual y la relevancia que asume el profesor en la modernidad y en la contemporaneidad como agente motivador en el proceso de aprendizaje, en la construcción de conocimientos significativos y en la formación de sujetos.application/pdfporProfessorEscolaMotivaçãoAprendizagemProfesorEscuelaMotivaciónAprendizajeA escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Português e Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916365.pdf000916365.pdfTexto completoapplication/pdf262258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95024/1/000916365.pdfa0affa200d9facd1a35da8442aa56b54MD51TEXT000916365.pdf.txt000916365.pdf.txtExtracted Texttext/plain67921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95024/2/000916365.pdf.txt5be239a6e274bdff7a207f499a8ae9a3MD52THUMBNAIL000916365.pdf.jpg000916365.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95024/3/000916365.pdf.jpgfc8fd3961f52d3cd068bfdeb0ea5e408MD5310183/950242022-08-06 04:53:17.624477oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95024Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:53:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizagem
title A escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle A escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizagem
Kersting, Rafaela Milara
Professor
Escola
Motivação
Aprendizagem
Profesor
Escuela
Motivación
Aprendizaje
title_short A escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizagem
title_full A escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr A escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed A escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizagem
title_sort A escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizagem
author Kersting, Rafaela Milara
author_facet Kersting, Rafaela Milara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kersting, Rafaela Milara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Briggmann, Arcanjo Pedro
contributor_str_mv Briggmann, Arcanjo Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Escola
Motivação
Aprendizagem
topic Professor
Escola
Motivação
Aprendizagem
Profesor
Escuela
Motivación
Aprendizaje
dc.subject.spa.fl_str_mv Profesor
Escuela
Motivación
Aprendizaje
description Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar alguns pontos que mostram de que maneira, ao longo da história da educação, a escola e o professor se constituíram como peças fundamentais do processo educativo. Além disso, tem como intuito fazer breves reflexões sobre a função que a escola e o professor desempenham no processo de ensino e aprendizagem e na formação de sujeitos. Nesse sentido, busca-se entender que exigências são feitas a eles a partir das mudanças da sociedade atual e a relevância que assume o professor na modernidade e na contemporaneidade como agente motivador no processo de aprendizagem, na construção de conhecimentos significativos e na formação de sujeitos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-07T02:04:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95024
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000916365
url http://hdl.handle.net/10183/95024
identifier_str_mv 000916365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95024/1/000916365.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95024/2/000916365.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95024/3/000916365.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a0affa200d9facd1a35da8442aa56b54
5be239a6e274bdff7a207f499a8ae9a3
fc8fd3961f52d3cd068bfdeb0ea5e408
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224463967059968