A escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95024 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar alguns pontos que mostram de que maneira, ao longo da história da educação, a escola e o professor se constituíram como peças fundamentais do processo educativo. Além disso, tem como intuito fazer breves reflexões sobre a função que a escola e o professor desempenham no processo de ensino e aprendizagem e na formação de sujeitos. Nesse sentido, busca-se entender que exigências são feitas a eles a partir das mudanças da sociedade atual e a relevância que assume o professor na modernidade e na contemporaneidade como agente motivador no processo de aprendizagem, na construção de conhecimentos significativos e na formação de sujeitos. |
id |
UFRGS-2_9b5f733558b97e967f0d47220bdef267 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95024 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kersting, Rafaela MilaraBriggmann, Arcanjo Pedro2014-05-07T02:04:53Z2013http://hdl.handle.net/10183/95024000916365Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar alguns pontos que mostram de que maneira, ao longo da história da educação, a escola e o professor se constituíram como peças fundamentais do processo educativo. Além disso, tem como intuito fazer breves reflexões sobre a função que a escola e o professor desempenham no processo de ensino e aprendizagem e na formação de sujeitos. Nesse sentido, busca-se entender que exigências são feitas a eles a partir das mudanças da sociedade atual e a relevância que assume o professor na modernidade e na contemporaneidade como agente motivador no processo de aprendizagem, na construção de conhecimentos significativos e na formação de sujeitos.Este trabajo de conclusión de curso tiene como objetivo presentar algunos aspectos que muestran de qué manera, a lo largo de la historia de la educación, la escuela y el profesor se constituyeron como piezas fundamentales del proceso educativo. Además, tiene la idea de hacer breves reflexiones sobre la función que la escuela y el profesor ocupan en el proceso de enseñanza y aprendizaje y en la formación de sujetos. En este sentido, se busca entender qué exigencias se les hacen a partir de los cambios de la sociedad actual y la relevancia que asume el profesor en la modernidad y en la contemporaneidad como agente motivador en el proceso de aprendizaje, en la construcción de conocimientos significativos y en la formación de sujetos.application/pdfporProfessorEscolaMotivaçãoAprendizagemProfesorEscuelaMotivaciónAprendizajeA escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Português e Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916365.pdf000916365.pdfTexto completoapplication/pdf262258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95024/1/000916365.pdfa0affa200d9facd1a35da8442aa56b54MD51TEXT000916365.pdf.txt000916365.pdf.txtExtracted Texttext/plain67921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95024/2/000916365.pdf.txt5be239a6e274bdff7a207f499a8ae9a3MD52THUMBNAIL000916365.pdf.jpg000916365.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95024/3/000916365.pdf.jpgfc8fd3961f52d3cd068bfdeb0ea5e408MD5310183/950242022-08-06 04:53:17.624477oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95024Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:53:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizagem |
title |
A escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
A escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizagem Kersting, Rafaela Milara Professor Escola Motivação Aprendizagem Profesor Escuela Motivación Aprendizaje |
title_short |
A escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
A escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
A escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
A escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizagem |
author |
Kersting, Rafaela Milara |
author_facet |
Kersting, Rafaela Milara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kersting, Rafaela Milara |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Briggmann, Arcanjo Pedro |
contributor_str_mv |
Briggmann, Arcanjo Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Escola Motivação Aprendizagem |
topic |
Professor Escola Motivação Aprendizagem Profesor Escuela Motivación Aprendizaje |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Profesor Escuela Motivación Aprendizaje |
description |
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar alguns pontos que mostram de que maneira, ao longo da história da educação, a escola e o professor se constituíram como peças fundamentais do processo educativo. Além disso, tem como intuito fazer breves reflexões sobre a função que a escola e o professor desempenham no processo de ensino e aprendizagem e na formação de sujeitos. Nesse sentido, busca-se entender que exigências são feitas a eles a partir das mudanças da sociedade atual e a relevância que assume o professor na modernidade e na contemporaneidade como agente motivador no processo de aprendizagem, na construção de conhecimentos significativos e na formação de sujeitos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-07T02:04:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95024 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000916365 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95024 |
identifier_str_mv |
000916365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95024/1/000916365.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95024/2/000916365.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95024/3/000916365.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a0affa200d9facd1a35da8442aa56b54 5be239a6e274bdff7a207f499a8ae9a3 fc8fd3961f52d3cd068bfdeb0ea5e408 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447125073330176 |