Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148230 |
Resumo: | O crescente aumento da prevalência mundial do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) evidencia a necessidade de identificação e intervenção precoce para um melhor prognóstico e qualidade de vida das crianças e de suas famílias. Diversos estudos têm descrito os indicadores que avaliam o TEA; entretanto, pesquisas que relacionam esse diagnóstico a propostas de intervenção ainda são escassas no contexto brasileiro. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo vincular os resultados, obtidos por meio de um processo psicodiagnóstico, à construção de possibilidades terapêuticas em um caso de Transtorno do Espectro Autista. O material clínico estudado foi proveniente de uma entrevista inicial com os pais, do Protocolo de Avaliação Comportamental de Crianças Pré-escolares com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista (PROTEA) e do parecer resultante das sessões de avaliação, sendo aplicado em um caso único de uma de criança do sexo masculino com diagnóstico de TEA. Os resultados demonstram que a identificação das áreas em que a criança apresentou maior dificuldade durante a avaliação pode ser norteadora para o planejamento de estratégias de intervenção a serem desenvolvidas no decorrer do processo interventivo, o que auxiliará na utilização de técnicas que façam emergir as potencialidades da criança; contribuindo para um melhor prognóstico do paciente. |
id |
UFRGS-2_9c34f456a13e60d9775123a5a729f00f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148230 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Golbert, Kenya SilvaBosa, Cleonice AlvesSulzbach, Sandra Laura Frischenbruder2016-09-17T02:13:48Z2016http://hdl.handle.net/10183/148230001001683O crescente aumento da prevalência mundial do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) evidencia a necessidade de identificação e intervenção precoce para um melhor prognóstico e qualidade de vida das crianças e de suas famílias. Diversos estudos têm descrito os indicadores que avaliam o TEA; entretanto, pesquisas que relacionam esse diagnóstico a propostas de intervenção ainda são escassas no contexto brasileiro. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo vincular os resultados, obtidos por meio de um processo psicodiagnóstico, à construção de possibilidades terapêuticas em um caso de Transtorno do Espectro Autista. O material clínico estudado foi proveniente de uma entrevista inicial com os pais, do Protocolo de Avaliação Comportamental de Crianças Pré-escolares com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista (PROTEA) e do parecer resultante das sessões de avaliação, sendo aplicado em um caso único de uma de criança do sexo masculino com diagnóstico de TEA. Os resultados demonstram que a identificação das áreas em que a criança apresentou maior dificuldade durante a avaliação pode ser norteadora para o planejamento de estratégias de intervenção a serem desenvolvidas no decorrer do processo interventivo, o que auxiliará na utilização de técnicas que façam emergir as potencialidades da criança; contribuindo para um melhor prognóstico do paciente.application/pdfporAutismoPsicodiagnósticoIntervenção psicológicaDo diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2016Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001683.pdf001001683.pdfTexto completoapplication/pdf550185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148230/1/001001683.pdf8cab511dbde043d1e0283c66a3cd77cfMD51TEXT001001683.pdf.txt001001683.pdf.txtExtracted Texttext/plain98731http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148230/2/001001683.pdf.txtab8572ad72b071a097a128599b25c4e9MD52THUMBNAIL001001683.pdf.jpg001001683.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148230/3/001001683.pdf.jpgf456db4806a46d9d8b31258d314ab572MD5310183/1482302018-10-29 08:53:21.116oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148230Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:53:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica |
title |
Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica |
spellingShingle |
Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica Golbert, Kenya Silva Autismo Psicodiagnóstico Intervenção psicológica |
title_short |
Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica |
title_full |
Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica |
title_fullStr |
Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica |
title_full_unstemmed |
Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica |
title_sort |
Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica |
author |
Golbert, Kenya Silva |
author_facet |
Golbert, Kenya Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Golbert, Kenya Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bosa, Cleonice Alves Sulzbach, Sandra Laura Frischenbruder |
contributor_str_mv |
Bosa, Cleonice Alves Sulzbach, Sandra Laura Frischenbruder |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Psicodiagnóstico Intervenção psicológica |
topic |
Autismo Psicodiagnóstico Intervenção psicológica |
description |
O crescente aumento da prevalência mundial do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) evidencia a necessidade de identificação e intervenção precoce para um melhor prognóstico e qualidade de vida das crianças e de suas famílias. Diversos estudos têm descrito os indicadores que avaliam o TEA; entretanto, pesquisas que relacionam esse diagnóstico a propostas de intervenção ainda são escassas no contexto brasileiro. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo vincular os resultados, obtidos por meio de um processo psicodiagnóstico, à construção de possibilidades terapêuticas em um caso de Transtorno do Espectro Autista. O material clínico estudado foi proveniente de uma entrevista inicial com os pais, do Protocolo de Avaliação Comportamental de Crianças Pré-escolares com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista (PROTEA) e do parecer resultante das sessões de avaliação, sendo aplicado em um caso único de uma de criança do sexo masculino com diagnóstico de TEA. Os resultados demonstram que a identificação das áreas em que a criança apresentou maior dificuldade durante a avaliação pode ser norteadora para o planejamento de estratégias de intervenção a serem desenvolvidas no decorrer do processo interventivo, o que auxiliará na utilização de técnicas que façam emergir as potencialidades da criança; contribuindo para um melhor prognóstico do paciente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-17T02:13:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148230 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001001683 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148230 |
identifier_str_mv |
001001683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148230/1/001001683.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148230/2/001001683.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148230/3/001001683.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8cab511dbde043d1e0283c66a3cd77cf ab8572ad72b071a097a128599b25c4e9 f456db4806a46d9d8b31258d314ab572 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224516998791168 |