Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Golbert, Kenya Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148230
Resumo: O crescente aumento da prevalência mundial do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) evidencia a necessidade de identificação e intervenção precoce para um melhor prognóstico e qualidade de vida das crianças e de suas famílias. Diversos estudos têm descrito os indicadores que avaliam o TEA; entretanto, pesquisas que relacionam esse diagnóstico a propostas de intervenção ainda são escassas no contexto brasileiro. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo vincular os resultados, obtidos por meio de um processo psicodiagnóstico, à construção de possibilidades terapêuticas em um caso de Transtorno do Espectro Autista. O material clínico estudado foi proveniente de uma entrevista inicial com os pais, do Protocolo de Avaliação Comportamental de Crianças Pré-escolares com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista (PROTEA) e do parecer resultante das sessões de avaliação, sendo aplicado em um caso único de uma de criança do sexo masculino com diagnóstico de TEA. Os resultados demonstram que a identificação das áreas em que a criança apresentou maior dificuldade durante a avaliação pode ser norteadora para o planejamento de estratégias de intervenção a serem desenvolvidas no decorrer do processo interventivo, o que auxiliará na utilização de técnicas que façam emergir as potencialidades da criança; contribuindo para um melhor prognóstico do paciente.
id UFRGS-2_9c34f456a13e60d9775123a5a729f00f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148230
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Golbert, Kenya SilvaBosa, Cleonice AlvesSulzbach, Sandra Laura Frischenbruder2016-09-17T02:13:48Z2016http://hdl.handle.net/10183/148230001001683O crescente aumento da prevalência mundial do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) evidencia a necessidade de identificação e intervenção precoce para um melhor prognóstico e qualidade de vida das crianças e de suas famílias. Diversos estudos têm descrito os indicadores que avaliam o TEA; entretanto, pesquisas que relacionam esse diagnóstico a propostas de intervenção ainda são escassas no contexto brasileiro. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo vincular os resultados, obtidos por meio de um processo psicodiagnóstico, à construção de possibilidades terapêuticas em um caso de Transtorno do Espectro Autista. O material clínico estudado foi proveniente de uma entrevista inicial com os pais, do Protocolo de Avaliação Comportamental de Crianças Pré-escolares com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista (PROTEA) e do parecer resultante das sessões de avaliação, sendo aplicado em um caso único de uma de criança do sexo masculino com diagnóstico de TEA. Os resultados demonstram que a identificação das áreas em que a criança apresentou maior dificuldade durante a avaliação pode ser norteadora para o planejamento de estratégias de intervenção a serem desenvolvidas no decorrer do processo interventivo, o que auxiliará na utilização de técnicas que façam emergir as potencialidades da criança; contribuindo para um melhor prognóstico do paciente.application/pdfporAutismoPsicodiagnósticoIntervenção psicológicaDo diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2016Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001683.pdf001001683.pdfTexto completoapplication/pdf550185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148230/1/001001683.pdf8cab511dbde043d1e0283c66a3cd77cfMD51TEXT001001683.pdf.txt001001683.pdf.txtExtracted Texttext/plain98731http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148230/2/001001683.pdf.txtab8572ad72b071a097a128599b25c4e9MD52THUMBNAIL001001683.pdf.jpg001001683.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148230/3/001001683.pdf.jpgf456db4806a46d9d8b31258d314ab572MD5310183/1482302018-10-29 08:53:21.116oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148230Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:53:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica
title Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica
spellingShingle Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica
Golbert, Kenya Silva
Autismo
Psicodiagnóstico
Intervenção psicológica
title_short Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica
title_full Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica
title_fullStr Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica
title_full_unstemmed Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica
title_sort Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica
author Golbert, Kenya Silva
author_facet Golbert, Kenya Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Golbert, Kenya Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bosa, Cleonice Alves
Sulzbach, Sandra Laura Frischenbruder
contributor_str_mv Bosa, Cleonice Alves
Sulzbach, Sandra Laura Frischenbruder
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Psicodiagnóstico
Intervenção psicológica
topic Autismo
Psicodiagnóstico
Intervenção psicológica
description O crescente aumento da prevalência mundial do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) evidencia a necessidade de identificação e intervenção precoce para um melhor prognóstico e qualidade de vida das crianças e de suas famílias. Diversos estudos têm descrito os indicadores que avaliam o TEA; entretanto, pesquisas que relacionam esse diagnóstico a propostas de intervenção ainda são escassas no contexto brasileiro. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo vincular os resultados, obtidos por meio de um processo psicodiagnóstico, à construção de possibilidades terapêuticas em um caso de Transtorno do Espectro Autista. O material clínico estudado foi proveniente de uma entrevista inicial com os pais, do Protocolo de Avaliação Comportamental de Crianças Pré-escolares com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista (PROTEA) e do parecer resultante das sessões de avaliação, sendo aplicado em um caso único de uma de criança do sexo masculino com diagnóstico de TEA. Os resultados demonstram que a identificação das áreas em que a criança apresentou maior dificuldade durante a avaliação pode ser norteadora para o planejamento de estratégias de intervenção a serem desenvolvidas no decorrer do processo interventivo, o que auxiliará na utilização de técnicas que façam emergir as potencialidades da criança; contribuindo para um melhor prognóstico do paciente.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-17T02:13:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148230
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001683
url http://hdl.handle.net/10183/148230
identifier_str_mv 001001683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148230/1/001001683.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148230/2/001001683.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148230/3/001001683.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8cab511dbde043d1e0283c66a3cd77cf
ab8572ad72b071a097a128599b25c4e9
f456db4806a46d9d8b31258d314ab572
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224516998791168