Análise de abordagens interventivas em Psicologia para crianças com transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jandira dos Anjos Alencar Duarte de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32608
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem sendo vastamente pesquisado devido ao reconhecido aumento do número de casos, provavelmente associado à sua identificação precoce, e ainda, pelo uso de estratégias mais amplas de diagnóstico. Por possuir etiologia múltipla, há modelos ou abordagens clínica, metodológica ou terapêutica distintas diante de suas bases teóricas, situadas no cruzamento de numerosas estratégias clínicas. O objetivo do estudo consiste em analisar as abordagens interventivas na área de Psicologia utilizadas em crianças com TEA em instituições da cidade de Natal/RN/Brasil. Trata-se de estudo qualitativo, exploratório, transversal, com amostra composta por conveniência. Participaram sete profissionais de psicologia de três instituições referências em TEA da cidade de Natal/RN. O instrumento utilizado foi um questionário elaborado pela pesquisadora e as respostas baseadas na análise de conteúdo de Bardin (1977). Foram elencadas três categorias: a) base teórica, b) intervenção e c) benefícios de cada proposta interventiva. Os resultados mostraram o delineamento prático a partir do referencial teórico escolhido que moldam as propostas de intervenção e o olhar para a criança com TEA. O estudo evidenciou a necessidade de promover espaços de discussão científica, possibilitando diálogos e construção de uma diversidade de modos de conceber o transtorno, assim como o reconhecimento da pluralidade que se apresenta em cada sujeito com o diagnóstico de TEA. Diante disso, é posto a importância da diversidade nos modos de compreender as intervenções, permitindo contextos, também múltiplos, de acolhimento.
id UFRN_339622debbd8227d49cc4f6e63da9a04
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32608
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Jandira dos Anjos Alencar Duarte dehttp://lattes.cnpq.br/3726604779913305http://lattes.cnpq.br/4935645902363577Gomes, Ediana Rosselly de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3846459015672255Ciasca, Sylvia Mariahttp://lattes.cnpq.br/6690000912372980Azoni, Cintia Alves Salgado2021-06-09T15:30:01Z2021-06-09T15:30:01Z2021-02-18LIMA, Jandira dos Anjos Alencar Duarte de. Análise de abordagens interventivas em Psicologia para crianças com transtorno do espectro autista. 2021. 134f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32608O Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem sendo vastamente pesquisado devido ao reconhecido aumento do número de casos, provavelmente associado à sua identificação precoce, e ainda, pelo uso de estratégias mais amplas de diagnóstico. Por possuir etiologia múltipla, há modelos ou abordagens clínica, metodológica ou terapêutica distintas diante de suas bases teóricas, situadas no cruzamento de numerosas estratégias clínicas. O objetivo do estudo consiste em analisar as abordagens interventivas na área de Psicologia utilizadas em crianças com TEA em instituições da cidade de Natal/RN/Brasil. Trata-se de estudo qualitativo, exploratório, transversal, com amostra composta por conveniência. Participaram sete profissionais de psicologia de três instituições referências em TEA da cidade de Natal/RN. O instrumento utilizado foi um questionário elaborado pela pesquisadora e as respostas baseadas na análise de conteúdo de Bardin (1977). Foram elencadas três categorias: a) base teórica, b) intervenção e c) benefícios de cada proposta interventiva. Os resultados mostraram o delineamento prático a partir do referencial teórico escolhido que moldam as propostas de intervenção e o olhar para a criança com TEA. O estudo evidenciou a necessidade de promover espaços de discussão científica, possibilitando diálogos e construção de uma diversidade de modos de conceber o transtorno, assim como o reconhecimento da pluralidade que se apresenta em cada sujeito com o diagnóstico de TEA. Diante disso, é posto a importância da diversidade nos modos de compreender as intervenções, permitindo contextos, também múltiplos, de acolhimento.The Autistic Spectrum Disorder (ASD) has been extensively researched due to the recognized increase in the number of cases, probably associated with its early identification, and also, due to the use of broader diagnostic strategies. Because of its multiple etiology, there are models or approaches clinical, methodological, or therapeutic distinct from their theoretical bases, located at the intersection of numerous clinical strategies. The ASD can be found between numerous clinical strategies. The goal of the study is to analyze the interventional approaches in Psychology used in children with ASD in institutions in the city of Natal-RN/Brazil. This is a qualitative, exploratory, cross-sectional study, with the sample consisting of convenience. Seven psychology professionals were selected from three ASD reference institutions in the city of Natal-RN/. The instrument used was a questionnaire prepared by the researcher and the answers based in Bardin‟s analysis. Three categories of analysis were selected: 1) theoretical basis, 2) intervention and 3) benefits of each intervention proposal. The results showed the practical outline from the chosen theoretical framework that shapes the intervention proposals and the look at the child with ASD. From them, the study aimed to highlight the need to promote spaces for scientific discussion, enabling dialogues and building a diversity of ways of conceiving the disorder, as well as the recognition of the plurality that appears in each subject with the diagnosis of ASD. Therefore, the importance of understanding the diversity in the ways of conceiving interventions is highlighted, allowing contexts, also multiple, of welcoming individuals.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilAutismoPsicologiaIntervenção psicológicaAnálise de abordagens interventivas em Psicologia para crianças com transtorno do espectro autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaliseabordagensinterventivas_Lima_2021.pdfapplication/pdf2557186https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32608/1/Analiseabordagensinterventivas_Lima_2021.pdfb555eb69f6b2dfba5c2915e2a854abf0MD51123456789/326082021-06-09 12:31:09.327oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32608Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-09T15:31:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de abordagens interventivas em Psicologia para crianças com transtorno do espectro autista
title Análise de abordagens interventivas em Psicologia para crianças com transtorno do espectro autista
spellingShingle Análise de abordagens interventivas em Psicologia para crianças com transtorno do espectro autista
Lima, Jandira dos Anjos Alencar Duarte de
Autismo
Psicologia
Intervenção psicológica
title_short Análise de abordagens interventivas em Psicologia para crianças com transtorno do espectro autista
title_full Análise de abordagens interventivas em Psicologia para crianças com transtorno do espectro autista
title_fullStr Análise de abordagens interventivas em Psicologia para crianças com transtorno do espectro autista
title_full_unstemmed Análise de abordagens interventivas em Psicologia para crianças com transtorno do espectro autista
title_sort Análise de abordagens interventivas em Psicologia para crianças com transtorno do espectro autista
author Lima, Jandira dos Anjos Alencar Duarte de
author_facet Lima, Jandira dos Anjos Alencar Duarte de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3726604779913305
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4935645902363577
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gomes, Ediana Rosselly de Oliveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3846459015672255
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Ciasca, Sylvia Maria
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6690000912372980
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Jandira dos Anjos Alencar Duarte de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azoni, Cintia Alves Salgado
contributor_str_mv Azoni, Cintia Alves Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Psicologia
Intervenção psicológica
topic Autismo
Psicologia
Intervenção psicológica
description O Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem sendo vastamente pesquisado devido ao reconhecido aumento do número de casos, provavelmente associado à sua identificação precoce, e ainda, pelo uso de estratégias mais amplas de diagnóstico. Por possuir etiologia múltipla, há modelos ou abordagens clínica, metodológica ou terapêutica distintas diante de suas bases teóricas, situadas no cruzamento de numerosas estratégias clínicas. O objetivo do estudo consiste em analisar as abordagens interventivas na área de Psicologia utilizadas em crianças com TEA em instituições da cidade de Natal/RN/Brasil. Trata-se de estudo qualitativo, exploratório, transversal, com amostra composta por conveniência. Participaram sete profissionais de psicologia de três instituições referências em TEA da cidade de Natal/RN. O instrumento utilizado foi um questionário elaborado pela pesquisadora e as respostas baseadas na análise de conteúdo de Bardin (1977). Foram elencadas três categorias: a) base teórica, b) intervenção e c) benefícios de cada proposta interventiva. Os resultados mostraram o delineamento prático a partir do referencial teórico escolhido que moldam as propostas de intervenção e o olhar para a criança com TEA. O estudo evidenciou a necessidade de promover espaços de discussão científica, possibilitando diálogos e construção de uma diversidade de modos de conceber o transtorno, assim como o reconhecimento da pluralidade que se apresenta em cada sujeito com o diagnóstico de TEA. Diante disso, é posto a importância da diversidade nos modos de compreender as intervenções, permitindo contextos, também múltiplos, de acolhimento.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-09T15:30:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-09T15:30:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Jandira dos Anjos Alencar Duarte de. Análise de abordagens interventivas em Psicologia para crianças com transtorno do espectro autista. 2021. 134f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32608
identifier_str_mv LIMA, Jandira dos Anjos Alencar Duarte de. Análise de abordagens interventivas em Psicologia para crianças com transtorno do espectro autista. 2021. 134f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32608/1/Analiseabordagensinterventivas_Lima_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b555eb69f6b2dfba5c2915e2a854abf0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117695365185536