Questionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haugen, Cecilie Ronning
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fajardo, Ananyr Porto, Gandin, Luis Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226296
Resumo: Este artigo investiga as práticas educacionais, voltadas à treinabilidade equitativa, ao examinar um projeto norte-americano sobre estratégias de aprendizagem que também está sendo usado em escolas norueguesas. Uma característica especial do projeto é seu foco sobre os saberes prévios dos alunos. A autora examina como os saberes prévios são interpretados e utilizados em contextos específicos de sala de aula. A variação nas interpretações, tanto de professores como de alunos, demonstra que pode ser difícil canalizar o conhecimento e a pedagogia na escola em sentidos específicos ao usar o projeto de estratégia de aprendizagem em questão. Além disso, a origem social do estudante pode influenciar a ativação e o uso estratégico de saberes prévios legítimos. A autora defende que a pesquisa sobre estratégias de aprendizagem pode ser desenvolvida aproveitando perspectivas da sociologia da educação.
id UFRGS-2_9c38809bea45285a6384d10fbd2d9ceb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226296
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Haugen, Cecilie RonningFajardo, Ananyr PortoGandin, Luis Armando2021-08-31T04:20:04Z20150100-3143http://hdl.handle.net/10183/226296000969214Este artigo investiga as práticas educacionais, voltadas à treinabilidade equitativa, ao examinar um projeto norte-americano sobre estratégias de aprendizagem que também está sendo usado em escolas norueguesas. Uma característica especial do projeto é seu foco sobre os saberes prévios dos alunos. A autora examina como os saberes prévios são interpretados e utilizados em contextos específicos de sala de aula. A variação nas interpretações, tanto de professores como de alunos, demonstra que pode ser difícil canalizar o conhecimento e a pedagogia na escola em sentidos específicos ao usar o projeto de estratégia de aprendizagem em questão. Além disso, a origem social do estudante pode influenciar a ativação e o uso estratégico de saberes prévios legítimos. A autora defende que a pesquisa sobre estratégias de aprendizagem pode ser desenvolvida aproveitando perspectivas da sociologia da educação.This article investigates educational practices aimed at equitable trainability by looking into an American project on learning strategies that is also being used in Norwegian schools. One special feature of the project is its focus on the pupils’ background knowledge. The author examines how background knowledge is interpreted and used in specific classroom contexts. The variation in interpretations from both teachers and pupils demonstrates that it may be hard to channel knowledge and pedagogy in school in specific directions using the learning-strategy project in question. Furthermore, the social background of the student may influence whether legitimate background knowledge is activated and used strategically. The author argues that the research on learning strategies can be developed by drawing on perspectives from the sociology of education.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 40, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 421-442EqüidadeBernstein, Basil, 1824-2000Background knowledgeTrainabilityLearning strategiesQuestionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunosQuestioning the Neutrality of Learning Strategies: teachers' and pupils' use of background knowledge info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000969214.pdf.txt000969214.pdf.txtExtracted Texttext/plain65205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226296/2/000969214.pdf.txt29acc658c622e8699f0aefcd2cfe5a2cMD52ORIGINAL000969214.pdfTexto completoapplication/pdf228756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226296/1/000969214.pdfac84d7c4fd24479596f3ec157d7c7556MD5110183/2262962023-04-27 03:29:02.105344oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226296Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:29:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Questionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Questioning the Neutrality of Learning Strategies: teachers' and pupils' use of background knowledge
title Questionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunos
spellingShingle Questionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunos
Haugen, Cecilie Ronning
Eqüidade
Bernstein, Basil, 1824-2000
Background knowledge
Trainability
Learning strategies
title_short Questionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunos
title_full Questionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunos
title_fullStr Questionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunos
title_full_unstemmed Questionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunos
title_sort Questionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunos
author Haugen, Cecilie Ronning
author_facet Haugen, Cecilie Ronning
Fajardo, Ananyr Porto
Gandin, Luis Armando
author_role author
author2 Fajardo, Ananyr Porto
Gandin, Luis Armando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Haugen, Cecilie Ronning
Fajardo, Ananyr Porto
Gandin, Luis Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Eqüidade
Bernstein, Basil, 1824-2000
topic Eqüidade
Bernstein, Basil, 1824-2000
Background knowledge
Trainability
Learning strategies
dc.subject.eng.fl_str_mv Background knowledge
Trainability
Learning strategies
description Este artigo investiga as práticas educacionais, voltadas à treinabilidade equitativa, ao examinar um projeto norte-americano sobre estratégias de aprendizagem que também está sendo usado em escolas norueguesas. Uma característica especial do projeto é seu foco sobre os saberes prévios dos alunos. A autora examina como os saberes prévios são interpretados e utilizados em contextos específicos de sala de aula. A variação nas interpretações, tanto de professores como de alunos, demonstra que pode ser difícil canalizar o conhecimento e a pedagogia na escola em sentidos específicos ao usar o projeto de estratégia de aprendizagem em questão. Além disso, a origem social do estudante pode influenciar a ativação e o uso estratégico de saberes prévios legítimos. A autora defende que a pesquisa sobre estratégias de aprendizagem pode ser desenvolvida aproveitando perspectivas da sociologia da educação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-31T04:20:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226296
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000969214
identifier_str_mv 0100-3143
000969214
url http://hdl.handle.net/10183/226296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 40, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 421-442
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226296/2/000969214.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226296/1/000969214.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 29acc658c622e8699f0aefcd2cfe5a2c
ac84d7c4fd24479596f3ec157d7c7556
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225034336829440