Questionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226296 |
Resumo: | Este artigo investiga as práticas educacionais, voltadas à treinabilidade equitativa, ao examinar um projeto norte-americano sobre estratégias de aprendizagem que também está sendo usado em escolas norueguesas. Uma característica especial do projeto é seu foco sobre os saberes prévios dos alunos. A autora examina como os saberes prévios são interpretados e utilizados em contextos específicos de sala de aula. A variação nas interpretações, tanto de professores como de alunos, demonstra que pode ser difícil canalizar o conhecimento e a pedagogia na escola em sentidos específicos ao usar o projeto de estratégia de aprendizagem em questão. Além disso, a origem social do estudante pode influenciar a ativação e o uso estratégico de saberes prévios legítimos. A autora defende que a pesquisa sobre estratégias de aprendizagem pode ser desenvolvida aproveitando perspectivas da sociologia da educação. |
id |
UFRGS-2_9c38809bea45285a6384d10fbd2d9ceb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226296 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Haugen, Cecilie RonningFajardo, Ananyr PortoGandin, Luis Armando2021-08-31T04:20:04Z20150100-3143http://hdl.handle.net/10183/226296000969214Este artigo investiga as práticas educacionais, voltadas à treinabilidade equitativa, ao examinar um projeto norte-americano sobre estratégias de aprendizagem que também está sendo usado em escolas norueguesas. Uma característica especial do projeto é seu foco sobre os saberes prévios dos alunos. A autora examina como os saberes prévios são interpretados e utilizados em contextos específicos de sala de aula. A variação nas interpretações, tanto de professores como de alunos, demonstra que pode ser difícil canalizar o conhecimento e a pedagogia na escola em sentidos específicos ao usar o projeto de estratégia de aprendizagem em questão. Além disso, a origem social do estudante pode influenciar a ativação e o uso estratégico de saberes prévios legítimos. A autora defende que a pesquisa sobre estratégias de aprendizagem pode ser desenvolvida aproveitando perspectivas da sociologia da educação.This article investigates educational practices aimed at equitable trainability by looking into an American project on learning strategies that is also being used in Norwegian schools. One special feature of the project is its focus on the pupils’ background knowledge. The author examines how background knowledge is interpreted and used in specific classroom contexts. The variation in interpretations from both teachers and pupils demonstrates that it may be hard to channel knowledge and pedagogy in school in specific directions using the learning-strategy project in question. Furthermore, the social background of the student may influence whether legitimate background knowledge is activated and used strategically. The author argues that the research on learning strategies can be developed by drawing on perspectives from the sociology of education.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 40, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 421-442EqüidadeBernstein, Basil, 1824-2000Background knowledgeTrainabilityLearning strategiesQuestionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunosQuestioning the Neutrality of Learning Strategies: teachers' and pupils' use of background knowledge info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000969214.pdf.txt000969214.pdf.txtExtracted Texttext/plain65205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226296/2/000969214.pdf.txt29acc658c622e8699f0aefcd2cfe5a2cMD52ORIGINAL000969214.pdfTexto completoapplication/pdf228756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226296/1/000969214.pdfac84d7c4fd24479596f3ec157d7c7556MD5110183/2262962023-04-27 03:29:02.105344oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226296Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:29:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Questionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Questioning the Neutrality of Learning Strategies: teachers' and pupils' use of background knowledge |
title |
Questionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunos |
spellingShingle |
Questionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunos Haugen, Cecilie Ronning Eqüidade Bernstein, Basil, 1824-2000 Background knowledge Trainability Learning strategies |
title_short |
Questionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunos |
title_full |
Questionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunos |
title_fullStr |
Questionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunos |
title_full_unstemmed |
Questionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunos |
title_sort |
Questionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem : uso dos saberes prévios por professores e alunos |
author |
Haugen, Cecilie Ronning |
author_facet |
Haugen, Cecilie Ronning Fajardo, Ananyr Porto Gandin, Luis Armando |
author_role |
author |
author2 |
Fajardo, Ananyr Porto Gandin, Luis Armando |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haugen, Cecilie Ronning Fajardo, Ananyr Porto Gandin, Luis Armando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eqüidade Bernstein, Basil, 1824-2000 |
topic |
Eqüidade Bernstein, Basil, 1824-2000 Background knowledge Trainability Learning strategies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Background knowledge Trainability Learning strategies |
description |
Este artigo investiga as práticas educacionais, voltadas à treinabilidade equitativa, ao examinar um projeto norte-americano sobre estratégias de aprendizagem que também está sendo usado em escolas norueguesas. Uma característica especial do projeto é seu foco sobre os saberes prévios dos alunos. A autora examina como os saberes prévios são interpretados e utilizados em contextos específicos de sala de aula. A variação nas interpretações, tanto de professores como de alunos, demonstra que pode ser difícil canalizar o conhecimento e a pedagogia na escola em sentidos específicos ao usar o projeto de estratégia de aprendizagem em questão. Além disso, a origem social do estudante pode influenciar a ativação e o uso estratégico de saberes prévios legítimos. A autora defende que a pesquisa sobre estratégias de aprendizagem pode ser desenvolvida aproveitando perspectivas da sociologia da educação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-31T04:20:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226296 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000969214 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000969214 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 40, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 421-442 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226296/2/000969214.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226296/1/000969214.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
29acc658c622e8699f0aefcd2cfe5a2c ac84d7c4fd24479596f3ec157d7c7556 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225034336829440 |