Modelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Amanda Caroline Fagundes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246998
Resumo: Neste artigo refletimos sobre como licenciandos em matemática reconhecem especificidades de Modelagem Matemática, como justificam as especificidades reconhecidas e exemplificam planejamentos, com as referidas especificidades, no âmbito da Modelagem Matemática. Para isso, analisamos qualitativamente os textos produzidos em uma entrevista, entendendo texto como uma forma de relação social tornada visível, palpável e/ou material, que abrange não só a escrita, mas também falas e gestos (BERNSTEIN, 1996). Ao explorar tais textos identificamos: justificativas não argumentadas com menção a leituras, discussões e/ou práticas vivenciadas anteriormente; reconhecimento parcial de especificidades de Modelagem Matemática, e; exemplos de planejamentos dissonantes de especificidades escolhidas pelos entrevistados. Diante disso, apresentamos sugestões para os cursos de formação de professores de matemática e trazemos questões para próximas investigações.
id UFRGS-2_1e84e9e6c3a44698c0f1608a6631a1d5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246998
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Campos, Amanda Caroline FagundesSant'Ana, Marilaine de Fraga2022-08-16T04:47:40Z20221982-5153http://hdl.handle.net/10183/246998001141467Neste artigo refletimos sobre como licenciandos em matemática reconhecem especificidades de Modelagem Matemática, como justificam as especificidades reconhecidas e exemplificam planejamentos, com as referidas especificidades, no âmbito da Modelagem Matemática. Para isso, analisamos qualitativamente os textos produzidos em uma entrevista, entendendo texto como uma forma de relação social tornada visível, palpável e/ou material, que abrange não só a escrita, mas também falas e gestos (BERNSTEIN, 1996). Ao explorar tais textos identificamos: justificativas não argumentadas com menção a leituras, discussões e/ou práticas vivenciadas anteriormente; reconhecimento parcial de especificidades de Modelagem Matemática, e; exemplos de planejamentos dissonantes de especificidades escolhidas pelos entrevistados. Diante disso, apresentamos sugestões para os cursos de formação de professores de matemática e trazemos questões para próximas investigações.In this article we analyze how three undergraduate students in Mathematics at the recognize specificities of some conceptions of Mathematical Modeling and differentiate it from other trends in Mathematics Education; justify there cognized specificities, and; exemplify planning, according toth eaforementioned specificities, within the scope of Mathematical Modeling. For this, we observe qualitatively the texts produced by the aforementioned students in a interview, seen here as a form of social relationship made visible, palpableor material, which covers the writingandal so the speeches and gestures (BERNSTEIN, 1996). We consider that these texts contained: justifications no targued with reference toreadings, discussions or practices previously experienced; partialrecognition of specificities Mathematical Modeling, and; examples of dissonant planning of specificities chosen by the interviewees. Therefore, we make suggestions for mathematics teacher courses and bring questions for further investigations.application/pdfporAlexandria : revista de educação em ciência e tecnologia. Florianópolis, SC. Vol. 15, n. 1 (2022), p. 165 - 188Bernstein, Basil, 1824-2000LicenciaturaModelagem matemáticaMathematics teacher education courseMathematical modelingModelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemáticaMathematical modeling in the pedagogical context : a look at the text produced by three future teacher in mathematicsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141467.pdf.txt001141467.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246998/2/001141467.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001141467.pdfTexto completoapplication/pdf7310273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246998/1/001141467.pdf1ebb098189189448068e51210727e8e3MD5110183/2469982022-08-17 04:49:45.761731oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246998Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:49:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mathematical modeling in the pedagogical context : a look at the text produced by three future teacher in mathematics
title Modelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemática
spellingShingle Modelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemática
Campos, Amanda Caroline Fagundes
Bernstein, Basil, 1824-2000
Licenciatura
Modelagem matemática
Mathematics teacher education course
Mathematical modeling
title_short Modelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemática
title_full Modelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemática
title_fullStr Modelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemática
title_full_unstemmed Modelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemática
title_sort Modelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemática
author Campos, Amanda Caroline Fagundes
author_facet Campos, Amanda Caroline Fagundes
Sant'Ana, Marilaine de Fraga
author_role author
author2 Sant'Ana, Marilaine de Fraga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Amanda Caroline Fagundes
Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Bernstein, Basil, 1824-2000
Licenciatura
Modelagem matemática
topic Bernstein, Basil, 1824-2000
Licenciatura
Modelagem matemática
Mathematics teacher education course
Mathematical modeling
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics teacher education course
Mathematical modeling
description Neste artigo refletimos sobre como licenciandos em matemática reconhecem especificidades de Modelagem Matemática, como justificam as especificidades reconhecidas e exemplificam planejamentos, com as referidas especificidades, no âmbito da Modelagem Matemática. Para isso, analisamos qualitativamente os textos produzidos em uma entrevista, entendendo texto como uma forma de relação social tornada visível, palpável e/ou material, que abrange não só a escrita, mas também falas e gestos (BERNSTEIN, 1996). Ao explorar tais textos identificamos: justificativas não argumentadas com menção a leituras, discussões e/ou práticas vivenciadas anteriormente; reconhecimento parcial de especificidades de Modelagem Matemática, e; exemplos de planejamentos dissonantes de especificidades escolhidas pelos entrevistados. Diante disso, apresentamos sugestões para os cursos de formação de professores de matemática e trazemos questões para próximas investigações.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-16T04:47:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/246998
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-5153
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001141467
identifier_str_mv 1982-5153
001141467
url http://hdl.handle.net/10183/246998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Alexandria : revista de educação em ciência e tecnologia. Florianópolis, SC. Vol. 15, n. 1 (2022), p. 165 - 188
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246998/2/001141467.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246998/1/001141467.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
1ebb098189189448068e51210727e8e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225064817885184