A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41680 |
Resumo: | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento |
id |
UFU_02a4a1cd2430074e34387a1e5c04882a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/41680 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeiraTeoria das Inteligências MúltiplasEnsino de Língua EspanholaQuadro Comum Europeu de Referência para as LínguasAnálise de materiais didáticosCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESPesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este artigo explora a aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner no ensino de língua espanhola, destacando sua relevância no contexto brasileiro. O foco recai sobre a justificativa de uma abordagem pedagógica que reconheça e valorize as diversas inteligências dos alunos, indo além das competências linguísticas tradicionais. A pesquisa tem como objetivo contribuir para a prática docente ao apresentar uma análise crítica do material didático, alinhando-se ao Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas. Destaca-se a importância de transcender a visão convencional de inteligência, conforme proposto por Gardner, e promover um ambiente de aprendizagem holístico, estimulando a exploração das inteligências musical, corporal cinestésica, lógico-matemática, interpessoal, entre outras. A abordagem centrada no aluno é enfatizada, ressaltando que simples frequências às aulas não garantem o desenvolvimento linguístico. A compreensão das sete inteligências propostas por Gardner é relevante para organizar o currículo e criar um ambiente propício à intuição, descoberta e envolvimento ativo dos alunos. A pesquisa destaca que o aluno é o protagonista, porém é igualmente relevante considerar a postura do professor durante a condução da aula, as estratégias de ensino adotadas, as avaliações realizadas e as correções fornecidas. Esses aspectos são fundamentais para criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, estimulante e eficaz, no qual o professor desempenha um papel essencial não apenas no planejamento das aulas, mas também na interação com os alunos e na adaptação de suas práticas de ensino conforme as necessidades individuais dos estudantes.Universidade Federal de UberlândiaBrasilLetras: Espanhol e Literaturas de Língua EspanholaCastro, Carolina Afonso da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5025021227106799Vianna, Cíntia Camargohttp://lattes.cnpq.br/6105339070953272Sousa, Rosemira Mendes dehttp://lattes.cnpq.br/1875369697243798Nascimento, Ana Cristina Batista2024-07-17T18:24:43Z2024-07-17T18:24:43Z2024-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Ana Cristina Batista. A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol e Literaturas de Língua espanhola) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-07-18T06:20:58Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/41680Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-07-18T06:20:58Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira |
title |
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira |
spellingShingle |
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira Nascimento, Ana Cristina Batista Teoria das Inteligências Múltiplas Ensino de Língua Espanhola Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas Análise de materiais didáticos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira |
title_full |
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira |
title_fullStr |
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira |
title_sort |
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira |
author |
Nascimento, Ana Cristina Batista |
author_facet |
Nascimento, Ana Cristina Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Carolina Afonso da Silva http://lattes.cnpq.br/5025021227106799 Vianna, Cíntia Camargo http://lattes.cnpq.br/6105339070953272 Sousa, Rosemira Mendes de http://lattes.cnpq.br/1875369697243798 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Ana Cristina Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria das Inteligências Múltiplas Ensino de Língua Espanhola Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas Análise de materiais didáticos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Teoria das Inteligências Múltiplas Ensino de Língua Espanhola Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas Análise de materiais didáticos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Pesquisa sem auxílio de agências de fomento |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-17T18:24:43Z 2024-07-17T18:24:43Z 2024-04-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Ana Cristina Batista. A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol e Literaturas de Língua espanhola) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41680 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Ana Cristina Batista. A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol e Literaturas de Língua espanhola) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711368407220224 |