A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ana Cristina Batista
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41680
Resumo: Pesquisa sem auxílio de agências de fomento
id UFU_02a4a1cd2430074e34387a1e5c04882a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/41680
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeiraTeoria das Inteligências MúltiplasEnsino de Língua EspanholaQuadro Comum Europeu de Referência para as LínguasAnálise de materiais didáticosCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESPesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este artigo explora a aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner no ensino de língua espanhola, destacando sua relevância no contexto brasileiro. O foco recai sobre a justificativa de uma abordagem pedagógica que reconheça e valorize as diversas inteligências dos alunos, indo além das competências linguísticas tradicionais. A pesquisa tem como objetivo contribuir para a prática docente ao apresentar uma análise crítica do material didático, alinhando-se ao Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas. Destaca-se a importância de transcender a visão convencional de inteligência, conforme proposto por Gardner, e promover um ambiente de aprendizagem holístico, estimulando a exploração das inteligências musical, corporal cinestésica, lógico-matemática, interpessoal, entre outras. A abordagem centrada no aluno é enfatizada, ressaltando que simples frequências às aulas não garantem o desenvolvimento linguístico. A compreensão das sete inteligências propostas por Gardner é relevante para organizar o currículo e criar um ambiente propício à intuição, descoberta e envolvimento ativo dos alunos. A pesquisa destaca que o aluno é o protagonista, porém é igualmente relevante considerar a postura do professor durante a condução da aula, as estratégias de ensino adotadas, as avaliações realizadas e as correções fornecidas. Esses aspectos são fundamentais para criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, estimulante e eficaz, no qual o professor desempenha um papel essencial não apenas no planejamento das aulas, mas também na interação com os alunos e na adaptação de suas práticas de ensino conforme as necessidades individuais dos estudantes.Universidade Federal de UberlândiaBrasilLetras: Espanhol e Literaturas de Língua EspanholaCastro, Carolina Afonso da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5025021227106799Vianna, Cíntia Camargohttp://lattes.cnpq.br/6105339070953272Sousa, Rosemira Mendes dehttp://lattes.cnpq.br/1875369697243798Nascimento, Ana Cristina Batista2024-07-17T18:24:43Z2024-07-17T18:24:43Z2024-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Ana Cristina Batista. A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol e Literaturas de Língua espanhola) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-07-18T06:20:58Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/41680Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-07-18T06:20:58Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
title A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
spellingShingle A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
Nascimento, Ana Cristina Batista
Teoria das Inteligências Múltiplas
Ensino de Língua Espanhola
Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas
Análise de materiais didáticos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
title_full A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
title_fullStr A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
title_full_unstemmed A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
title_sort A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
author Nascimento, Ana Cristina Batista
author_facet Nascimento, Ana Cristina Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Carolina Afonso da Silva
http://lattes.cnpq.br/5025021227106799
Vianna, Cíntia Camargo
http://lattes.cnpq.br/6105339070953272
Sousa, Rosemira Mendes de
http://lattes.cnpq.br/1875369697243798
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ana Cristina Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria das Inteligências Múltiplas
Ensino de Língua Espanhola
Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas
Análise de materiais didáticos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Teoria das Inteligências Múltiplas
Ensino de Língua Espanhola
Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas
Análise de materiais didáticos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Pesquisa sem auxílio de agências de fomento
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-17T18:24:43Z
2024-07-17T18:24:43Z
2024-04-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Ana Cristina Batista. A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol e Literaturas de Língua espanhola) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41680
identifier_str_mv NASCIMENTO, Ana Cristina Batista. A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol e Literaturas de Língua espanhola) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711368407220224