Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/173405 |
Resumo: | A Teoria da Relevância constitui, atualmente, um dos importantes paradigmas em Pragmática. O propósito deste artigo é apresentar possíveis contribuições dessa teoria à prática de interpretação de textos em sala de aula a partir da análise de textos de humor. São apresentados alguns conceitos fundamentais da teoria, com base nos quais é realizada uma análise de textos humorísticos. Em seguida, realiza-se uma reflexão sobre a prática escolar da atividade de interpretação de textos à luz dos conceitos da Teoria da Relevância, propondo-se atividades de leitura voltadas à conscientização do caráter inferencial do processo de interpretação de enunciados. |
id |
UFRGS-2_9cf9b206d3111960de399f053eac5fa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173405 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Goldnadel, MarcosOliveira, Rita de Cássia Alves2018-03-15T02:32:03Z20091415-1928http://hdl.handle.net/10183/173405000719408A Teoria da Relevância constitui, atualmente, um dos importantes paradigmas em Pragmática. O propósito deste artigo é apresentar possíveis contribuições dessa teoria à prática de interpretação de textos em sala de aula a partir da análise de textos de humor. São apresentados alguns conceitos fundamentais da teoria, com base nos quais é realizada uma análise de textos humorísticos. Em seguida, realiza-se uma reflexão sobre a prática escolar da atividade de interpretação de textos à luz dos conceitos da Teoria da Relevância, propondo-se atividades de leitura voltadas à conscientização do caráter inferencial do processo de interpretação de enunciados.Relevance Theory is currently an important paradigm in Pragmatics. This article aims to show some contributions of this theory for text interpretation activities in school through the analysis of humor texts. Some important concepts of the theory, through which the analysis is done, are here presented. A reflection on the school practice of text interpretation is also proposed in the light of Relevance Theory concepts, suggesting reading activities which aim at raising awareness regarding the inferential aspect of the utterance interpretation.application/pdfporLinguagem & ensino. Pelotas, RS. Vol. 12, n. 1 (jan./jun. 2009), p. 33-48Interpretação de textoTeoria da relevânciaRelevance TheoryImplicatureInferenceTextual interpretationEducationContribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humorContributions of Relevance Theory for text interpretation: a demonstration through humor texts info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000719408.pdf000719408.pdfTexto completoapplication/pdf145865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173405/1/000719408.pdf43108175cb3e76d4fb05c322cac18c29MD51TEXT000719408.pdf.txt000719408.pdf.txtExtracted Texttext/plain39528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173405/2/000719408.pdf.txt7552ec58b47df2310f03b5dfbae5c986MD5210183/1734052018-03-16 02:31:48.580181oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173405Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-03-16T05:31:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humor |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Contributions of Relevance Theory for text interpretation: a demonstration through humor texts |
title |
Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humor |
spellingShingle |
Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humor Goldnadel, Marcos Interpretação de texto Teoria da relevância Relevance Theory Implicature Inference Textual interpretation Education |
title_short |
Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humor |
title_full |
Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humor |
title_fullStr |
Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humor |
title_full_unstemmed |
Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humor |
title_sort |
Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humor |
author |
Goldnadel, Marcos |
author_facet |
Goldnadel, Marcos Oliveira, Rita de Cássia Alves |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Rita de Cássia Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goldnadel, Marcos Oliveira, Rita de Cássia Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interpretação de texto Teoria da relevância |
topic |
Interpretação de texto Teoria da relevância Relevance Theory Implicature Inference Textual interpretation Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Relevance Theory Implicature Inference Textual interpretation Education |
description |
A Teoria da Relevância constitui, atualmente, um dos importantes paradigmas em Pragmática. O propósito deste artigo é apresentar possíveis contribuições dessa teoria à prática de interpretação de textos em sala de aula a partir da análise de textos de humor. São apresentados alguns conceitos fundamentais da teoria, com base nos quais é realizada uma análise de textos humorísticos. Em seguida, realiza-se uma reflexão sobre a prática escolar da atividade de interpretação de textos à luz dos conceitos da Teoria da Relevância, propondo-se atividades de leitura voltadas à conscientização do caráter inferencial do processo de interpretação de enunciados. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-15T02:32:03Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/173405 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-1928 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000719408 |
identifier_str_mv |
1415-1928 000719408 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/173405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Linguagem & ensino. Pelotas, RS. Vol. 12, n. 1 (jan./jun. 2009), p. 33-48 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173405/1/000719408.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173405/2/000719408.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43108175cb3e76d4fb05c322cac18c29 7552ec58b47df2310f03b5dfbae5c986 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224939186946048 |