Modelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/246923 |
Resumo: | Neste artigo analisamos aulas que envolveram Modelagem Matemática em duas disciplinas da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, focando nos indicadores conhecimentos/assuntos em estudo e trabalhos/atividades a realizar apresentados por Santos (2010). Para isso, caracterizamos excertos das aulas de Combinatória I e Geometria II - MAT (em que os licenciandos desenvolveram projetos de Modelagem Matemática) por meio dos conceitos de classificação e enquadramento (BERNSTEIN, 1998), após termos observado, gravado em vídeo e transcrito tais aulas. Em relação à Modelagem Matemática, alguns excertos contribuíram para observarmos a recontextualização (BERNSTEIN, 1998) entre a concepção de Barbosa (2001a), na qual as aulas foram baseadas, e o desenvolvimento dessas aulas. Observamos que houve discussões de cunho social e que a professora buscou relacionar conhecimentos e disciplinas, partilhou o controle com os licenciandos (que vivenciaram a Modelagem Matemática na posição de aprendizes), mas apresentou explicações com pormenor e ilustrações. |
id |
UFRGS-2_9d2ecadcb8fbfed9d96610b59d2ffc2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246923 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos, Amanda Caroline FagundesSant'Ana, Marilaine de Fraga2022-08-16T04:46:23Z20200104-270Xhttp://hdl.handle.net/10183/246923001141320Neste artigo analisamos aulas que envolveram Modelagem Matemática em duas disciplinas da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, focando nos indicadores conhecimentos/assuntos em estudo e trabalhos/atividades a realizar apresentados por Santos (2010). Para isso, caracterizamos excertos das aulas de Combinatória I e Geometria II - MAT (em que os licenciandos desenvolveram projetos de Modelagem Matemática) por meio dos conceitos de classificação e enquadramento (BERNSTEIN, 1998), após termos observado, gravado em vídeo e transcrito tais aulas. Em relação à Modelagem Matemática, alguns excertos contribuíram para observarmos a recontextualização (BERNSTEIN, 1998) entre a concepção de Barbosa (2001a), na qual as aulas foram baseadas, e o desenvolvimento dessas aulas. Observamos que houve discussões de cunho social e que a professora buscou relacionar conhecimentos e disciplinas, partilhou o controle com os licenciandos (que vivenciaram a Modelagem Matemática na posição de aprendizes), mas apresentou explicações com pormenor e ilustrações.In this article we analyze classes that involved Mathematical Modeling in two subjects of the Universidade Federal Rio Grande do Sul mathematics teaching course, focusing on the indicators knowledge /issues in study and practical work /activities presented by Santos (2010). For this, we characterized excerpts from the Combinatória I and Geometria II - MAT classes (in which the undergraduates developed Mathematical Modeling projects) through the concepts of classification and framing (BERNSTEIN, 1998), after observing, video recording and transcribing the classes. Regarding Mathematical Modeling, some excerpts contributed to observe the recontextualization (BERNSTEIN, 1998) between Barbosa’s (2001a) conception, on which the classes were based, and the development of these classes; We observed that there was with discussions of a social nature and that the teacher sought to relate knowledge and subjects, shared control with the undergraduates (who experienced Mathematical Modeling in the position of apprentices), but presented detailed explanations and illustrations.application/pdfporVidya. Santa Maria, RS. Vol. 40, n. 1 (2020), p. 63 - 80LicenciaturaModelagem matemáticaMathematical modelingMathematics teaching courseClassification and framingIssues in studyPractical worksModelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramentoMatematical modeling in a mathematics teaching course : analysis of issues in study and practical works by classification and framing conceptsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141320.pdf.txt001141320.pdf.txtExtracted Texttext/plain60212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246923/2/001141320.pdf.txt5edead0bb4181749df78d7925927be8cMD52ORIGINAL001141320.pdfTexto completoapplication/pdf676023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246923/1/001141320.pdf541c1f5cb80193961b92f4605edbe172MD5110183/2469232022-08-17 04:47:45.031398oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246923Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:47:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Matematical modeling in a mathematics teaching course : analysis of issues in study and practical works by classification and framing concepts |
title |
Modelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento |
spellingShingle |
Modelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento Campos, Amanda Caroline Fagundes Licenciatura Modelagem matemática Mathematical modeling Mathematics teaching course Classification and framing Issues in study Practical works |
title_short |
Modelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento |
title_full |
Modelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento |
title_fullStr |
Modelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento |
title_sort |
Modelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento |
author |
Campos, Amanda Caroline Fagundes |
author_facet |
Campos, Amanda Caroline Fagundes Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
author_role |
author |
author2 |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Amanda Caroline Fagundes Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura Modelagem matemática |
topic |
Licenciatura Modelagem matemática Mathematical modeling Mathematics teaching course Classification and framing Issues in study Practical works |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical modeling Mathematics teaching course Classification and framing |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Issues in study Practical works |
description |
Neste artigo analisamos aulas que envolveram Modelagem Matemática em duas disciplinas da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, focando nos indicadores conhecimentos/assuntos em estudo e trabalhos/atividades a realizar apresentados por Santos (2010). Para isso, caracterizamos excertos das aulas de Combinatória I e Geometria II - MAT (em que os licenciandos desenvolveram projetos de Modelagem Matemática) por meio dos conceitos de classificação e enquadramento (BERNSTEIN, 1998), após termos observado, gravado em vídeo e transcrito tais aulas. Em relação à Modelagem Matemática, alguns excertos contribuíram para observarmos a recontextualização (BERNSTEIN, 1998) entre a concepção de Barbosa (2001a), na qual as aulas foram baseadas, e o desenvolvimento dessas aulas. Observamos que houve discussões de cunho social e que a professora buscou relacionar conhecimentos e disciplinas, partilhou o controle com os licenciandos (que vivenciaram a Modelagem Matemática na posição de aprendizes), mas apresentou explicações com pormenor e ilustrações. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-16T04:46:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/246923 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-270X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001141320 |
identifier_str_mv |
0104-270X 001141320 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/246923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Vidya. Santa Maria, RS. Vol. 40, n. 1 (2020), p. 63 - 80 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246923/2/001141320.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246923/1/001141320.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5edead0bb4181749df78d7925927be8c 541c1f5cb80193961b92f4605edbe172 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447801393315840 |