Modelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Amanda Caroline Fagundes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246923
Resumo: Neste artigo analisamos aulas que envolveram Modelagem Matemática em duas disciplinas da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, focando nos indicadores conhecimentos/assuntos em estudo e trabalhos/atividades a realizar apresentados por Santos (2010). Para isso, caracterizamos excertos das aulas de Combinatória I e Geometria II - MAT (em que os licenciandos desenvolveram projetos de Modelagem Matemática) por meio dos conceitos de classificação e enquadramento (BERNSTEIN, 1998), após termos observado, gravado em vídeo e transcrito tais aulas. Em relação à Modelagem Matemática, alguns excertos contribuíram para observarmos a recontextualização (BERNSTEIN, 1998) entre a concepção de Barbosa (2001a), na qual as aulas foram baseadas, e o desenvolvimento dessas aulas. Observamos que houve discussões de cunho social e que a professora buscou relacionar conhecimentos e disciplinas, partilhou o controle com os licenciandos (que vivenciaram a Modelagem Matemática na posição de aprendizes), mas apresentou explicações com pormenor e ilustrações.
id UFRGS-2_9d2ecadcb8fbfed9d96610b59d2ffc2b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246923
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Campos, Amanda Caroline FagundesSant'Ana, Marilaine de Fraga2022-08-16T04:46:23Z20200104-270Xhttp://hdl.handle.net/10183/246923001141320Neste artigo analisamos aulas que envolveram Modelagem Matemática em duas disciplinas da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, focando nos indicadores conhecimentos/assuntos em estudo e trabalhos/atividades a realizar apresentados por Santos (2010). Para isso, caracterizamos excertos das aulas de Combinatória I e Geometria II - MAT (em que os licenciandos desenvolveram projetos de Modelagem Matemática) por meio dos conceitos de classificação e enquadramento (BERNSTEIN, 1998), após termos observado, gravado em vídeo e transcrito tais aulas. Em relação à Modelagem Matemática, alguns excertos contribuíram para observarmos a recontextualização (BERNSTEIN, 1998) entre a concepção de Barbosa (2001a), na qual as aulas foram baseadas, e o desenvolvimento dessas aulas. Observamos que houve discussões de cunho social e que a professora buscou relacionar conhecimentos e disciplinas, partilhou o controle com os licenciandos (que vivenciaram a Modelagem Matemática na posição de aprendizes), mas apresentou explicações com pormenor e ilustrações.In this article we analyze classes that involved Mathematical Modeling in two subjects of the Universidade Federal Rio Grande do Sul mathematics teaching course, focusing on the indicators knowledge /issues in study and practical work /activities presented by Santos (2010). For this, we characterized excerpts from the Combinatória I and Geometria II - MAT classes (in which the undergraduates developed Mathematical Modeling projects) through the concepts of classification and framing (BERNSTEIN, 1998), after observing, video recording and transcribing the classes. Regarding Mathematical Modeling, some excerpts contributed to observe the recontextualization (BERNSTEIN, 1998) between Barbosa’s (2001a) conception, on which the classes were based, and the development of these classes; We observed that there was with discussions of a social nature and that the teacher sought to relate knowledge and subjects, shared control with the undergraduates (who experienced Mathematical Modeling in the position of apprentices), but presented detailed explanations and illustrations.application/pdfporVidya. Santa Maria, RS. Vol. 40, n. 1 (2020), p. 63 - 80LicenciaturaModelagem matemáticaMathematical modelingMathematics teaching courseClassification and framingIssues in studyPractical worksModelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramentoMatematical modeling in a mathematics teaching course : analysis of issues in study and practical works by classification and framing conceptsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141320.pdf.txt001141320.pdf.txtExtracted Texttext/plain60212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246923/2/001141320.pdf.txt5edead0bb4181749df78d7925927be8cMD52ORIGINAL001141320.pdfTexto completoapplication/pdf676023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246923/1/001141320.pdf541c1f5cb80193961b92f4605edbe172MD5110183/2469232022-08-17 04:47:45.031398oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246923Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:47:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Matematical modeling in a mathematics teaching course : analysis of issues in study and practical works by classification and framing concepts
title Modelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento
spellingShingle Modelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento
Campos, Amanda Caroline Fagundes
Licenciatura
Modelagem matemática
Mathematical modeling
Mathematics teaching course
Classification and framing
Issues in study
Practical works
title_short Modelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento
title_full Modelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento
title_fullStr Modelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento
title_full_unstemmed Modelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento
title_sort Modelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramento
author Campos, Amanda Caroline Fagundes
author_facet Campos, Amanda Caroline Fagundes
Sant'Ana, Marilaine de Fraga
author_role author
author2 Sant'Ana, Marilaine de Fraga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Amanda Caroline Fagundes
Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura
Modelagem matemática
topic Licenciatura
Modelagem matemática
Mathematical modeling
Mathematics teaching course
Classification and framing
Issues in study
Practical works
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical modeling
Mathematics teaching course
Classification and framing
dc.subject.spa.fl_str_mv Issues in study
Practical works
description Neste artigo analisamos aulas que envolveram Modelagem Matemática em duas disciplinas da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, focando nos indicadores conhecimentos/assuntos em estudo e trabalhos/atividades a realizar apresentados por Santos (2010). Para isso, caracterizamos excertos das aulas de Combinatória I e Geometria II - MAT (em que os licenciandos desenvolveram projetos de Modelagem Matemática) por meio dos conceitos de classificação e enquadramento (BERNSTEIN, 1998), após termos observado, gravado em vídeo e transcrito tais aulas. Em relação à Modelagem Matemática, alguns excertos contribuíram para observarmos a recontextualização (BERNSTEIN, 1998) entre a concepção de Barbosa (2001a), na qual as aulas foram baseadas, e o desenvolvimento dessas aulas. Observamos que houve discussões de cunho social e que a professora buscou relacionar conhecimentos e disciplinas, partilhou o controle com os licenciandos (que vivenciaram a Modelagem Matemática na posição de aprendizes), mas apresentou explicações com pormenor e ilustrações.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-16T04:46:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/246923
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-270X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001141320
identifier_str_mv 0104-270X
001141320
url http://hdl.handle.net/10183/246923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Vidya. Santa Maria, RS. Vol. 40, n. 1 (2020), p. 63 - 80
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246923/2/001141320.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246923/1/001141320.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5edead0bb4181749df78d7925927be8c
541c1f5cb80193961b92f4605edbe172
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447801393315840