Insubordinação criativa e pensamento computacional : o que dizem os professores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Sychocki da
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Pariz, Jéssica Córdova de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/280010
Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa de dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática. O objetivo deste artigo é apresentar uma das etapas da pesquisa, em que se investigou por meio de um questionário ações de Insubordinação Criativa relacionadas a percepção que professores de Matemática possuem a respeito do Pensamento Computacional (PC) para elaborar as suas aulas, conforme a BNCC. Os referenciais teóricos utilizados contemplam ideias sobre Pensamento Computacional e Insubordinação Criativa. Os dados coletados foram analisados por meio de um viés qualitativo à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam que mesmo com um conhecimento vago sobre PC os participantes já trabalham com recursos relacionados a ele, sinalizando que de alguma forma já está sendo trabalhado em sala de aula. Ainda como resultado infere-se que um maior entendimento do PC precisa ocorrer por meio do acesso dos professores a educação continuada sobre o tema.
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spelling Silva, Rodrigo Sychocki daPariz, Jéssica Córdova de2024-10-15T06:41:28Z20242237-9185http://hdl.handle.net/10183/280010001196938Este artigo é um recorte de uma pesquisa de dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática. O objetivo deste artigo é apresentar uma das etapas da pesquisa, em que se investigou por meio de um questionário ações de Insubordinação Criativa relacionadas a percepção que professores de Matemática possuem a respeito do Pensamento Computacional (PC) para elaborar as suas aulas, conforme a BNCC. Os referenciais teóricos utilizados contemplam ideias sobre Pensamento Computacional e Insubordinação Criativa. Os dados coletados foram analisados por meio de um viés qualitativo à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam que mesmo com um conhecimento vago sobre PC os participantes já trabalham com recursos relacionados a ele, sinalizando que de alguma forma já está sendo trabalhado em sala de aula. Ainda como resultado infere-se que um maior entendimento do PC precisa ocorrer por meio do acesso dos professores a educação continuada sobre o tema.This article is an excerpt from a Master's dissertation research in Mathematics Teaching. The objective of this article is to present one of the stages of the research, in which actions of Creative Insubordination related to the perception that Mathematics teachers have regarding Computational Thinking (CT) were investigated through a questionnaire to prepare their classes, according to the BNCC. The theoretical references used include ideas about Computational Thinking and Creative Insubordination. The data collected was analyzed using a qualitative bias in light of Content Analysis. The research results indicate that even with vague knowledge about PC, participants already work with resources related to it, signaling that in some way it is already being worked on in the classroom. As a result, it is inferred that a greater understanding of CP needs to occur through teachers' access to continuing education on the topic.Este artículo es un extracto de una investigación de tesis de Maestría en Enseñanza de las Matemáticas. El objetivo de este artículo es presentar una de las etapas de investigación, en la que se investigaron, a través de un cuestionario, acciones de Insubordinación Creativa relacionadas con la percepción que tienen los docentes de Matemáticas respecto al Pensamiento Computacional (PC) para preparar sus clases, en conformidad con la BNCC. Los referentes teóricos utilizados aportan ideas sobre el Pensamiento Computacional y la Insubordinación Creativa. Se analizaron los datos recopilados mediante un enfoque cualitativo a la luz del Análisis de Contenido. Los resultados de la investigación indican que, incluso con conocimientos vagos sobre PC, los participantes ya trabajan con recursos relacionados con PC, lo que señala que de alguna manera esto ya se está trabajando en el aula. Asimismo, como resultado, se infiere que es necesario lograr una mayor comprensión del PC a través del acceso de los docentes a la educación continua sobre el tema.application/pdfporRevista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 8 (2024), p. 128-144Professor de matemáticaFormação de professoresInsubordinação criativaPensamento computacionalMath teachers trainingCreative insubordinationComputational thinkingFormación de profesores de matemáticasInsubordinación creativaPensamiento computacionalInsubordinação criativa e pensamento computacional : o que dizem os professores?Creative insubordination and computation thinking : what do teachers say?Insubordinación creativa y pensamiento computacional : ¿qué dicen los docentes?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196938.pdf.txt001196938.pdf.txtExtracted Texttext/plain58381http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280010/2/001196938.pdf.txt233511e9e51d8b9d3c0b02a5c56da582MD52ORIGINAL001196938.pdfTexto completoapplication/pdf218163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280010/1/001196938.pdf103ef2dc45c44d8538fc44b28266662bMD5110183/2800102024-10-16 06:57:51.8763oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280010Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-16T09:57:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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