Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brentano, Luciana de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Finger, Ingrid
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246562
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir conhecimentos advindos de pesquisas nas Neurociências e na Psicolinguística sobre alguns dos processos linguísticos e cognitivos envolvidos no desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças bilíngues. Para isso, são apresentadas reflexões sobre quatro questões que ilustram dúvidas constantes de pais e educadores que atuam em contextos de educação bilíngue.
id UFRGS-2_9d758efb7ed0900658b493a5368500f4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246562
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brentano, Luciana de SouzaFinger, Ingrid2022-08-11T04:40:57Z20201984-4301http://hdl.handle.net/10183/246562001145187O presente artigo tem como objetivo discutir conhecimentos advindos de pesquisas nas Neurociências e na Psicolinguística sobre alguns dos processos linguísticos e cognitivos envolvidos no desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças bilíngues. Para isso, são apresentadas reflexões sobre quatro questões que ilustram dúvidas constantes de pais e educadores que atuam em contextos de educação bilíngue.This article aims to discuss knowledge from research in Neuroscien-ces and Psycholinguistics about some of the linguistic and cognitive processes involved in the development of reading and writing in bilingual children. For this, reflections are presented on four issues that illustrate constant doubts of parents and educators who work in bilingual education contexts.application/pdfporLetrônica. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 4 (out./dez. 2020), e-37528, p. [1]-12BilingüismoNeurociênciasPsicolinguísticaCriançaEducação bilíngueBilingualismBiliteracyLiteracy in two languagesReading and writing in two languagesBiliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilínguesBiliteracy and bilingual education : Neurosciences and Psycholinguistics contributions to the comprehension of reading and writing development in bilingual childreninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145187.pdf.txt001145187.pdf.txtExtracted Texttext/plain53520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246562/2/001145187.pdf.txt5db168efa66331c91afbd0a53c4ab674MD52ORIGINAL001145187.pdfTexto completoapplication/pdf450181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246562/1/001145187.pdf0481e22fec2c77bc3893c42491882e11MD5110183/2465622022-08-12 04:46:25.452321oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246562Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-12T07:46:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Biliteracy and bilingual education : Neurosciences and Psycholinguistics contributions to the comprehension of reading and writing development in bilingual children
title Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues
spellingShingle Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues
Brentano, Luciana de Souza
Bilingüismo
Neurociências
Psicolinguística
Criança
Educação bilíngue
Bilingualism
Biliteracy
Literacy in two languages
Reading and writing in two languages
title_short Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues
title_full Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues
title_fullStr Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues
title_full_unstemmed Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues
title_sort Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues
author Brentano, Luciana de Souza
author_facet Brentano, Luciana de Souza
Finger, Ingrid
author_role author
author2 Finger, Ingrid
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brentano, Luciana de Souza
Finger, Ingrid
dc.subject.por.fl_str_mv Bilingüismo
Neurociências
Psicolinguística
Criança
Educação bilíngue
topic Bilingüismo
Neurociências
Psicolinguística
Criança
Educação bilíngue
Bilingualism
Biliteracy
Literacy in two languages
Reading and writing in two languages
dc.subject.eng.fl_str_mv Bilingualism
Biliteracy
Literacy in two languages
Reading and writing in two languages
description O presente artigo tem como objetivo discutir conhecimentos advindos de pesquisas nas Neurociências e na Psicolinguística sobre alguns dos processos linguísticos e cognitivos envolvidos no desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças bilíngues. Para isso, são apresentadas reflexões sobre quatro questões que ilustram dúvidas constantes de pais e educadores que atuam em contextos de educação bilíngue.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-11T04:40:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/246562
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-4301
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145187
identifier_str_mv 1984-4301
001145187
url http://hdl.handle.net/10183/246562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Letrônica. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 4 (out./dez. 2020), e-37528, p. [1]-12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246562/2/001145187.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246562/1/001145187.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5db168efa66331c91afbd0a53c4ab674
0481e22fec2c77bc3893c42491882e11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447800446451712