Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/246562 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo discutir conhecimentos advindos de pesquisas nas Neurociências e na Psicolinguística sobre alguns dos processos linguísticos e cognitivos envolvidos no desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças bilíngues. Para isso, são apresentadas reflexões sobre quatro questões que ilustram dúvidas constantes de pais e educadores que atuam em contextos de educação bilíngue. |
id |
UFRGS-2_9d758efb7ed0900658b493a5368500f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246562 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brentano, Luciana de SouzaFinger, Ingrid2022-08-11T04:40:57Z20201984-4301http://hdl.handle.net/10183/246562001145187O presente artigo tem como objetivo discutir conhecimentos advindos de pesquisas nas Neurociências e na Psicolinguística sobre alguns dos processos linguísticos e cognitivos envolvidos no desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças bilíngues. Para isso, são apresentadas reflexões sobre quatro questões que ilustram dúvidas constantes de pais e educadores que atuam em contextos de educação bilíngue.This article aims to discuss knowledge from research in Neuroscien-ces and Psycholinguistics about some of the linguistic and cognitive processes involved in the development of reading and writing in bilingual children. For this, reflections are presented on four issues that illustrate constant doubts of parents and educators who work in bilingual education contexts.application/pdfporLetrônica. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 4 (out./dez. 2020), e-37528, p. [1]-12BilingüismoNeurociênciasPsicolinguísticaCriançaEducação bilíngueBilingualismBiliteracyLiteracy in two languagesReading and writing in two languagesBiliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilínguesBiliteracy and bilingual education : Neurosciences and Psycholinguistics contributions to the comprehension of reading and writing development in bilingual childreninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145187.pdf.txt001145187.pdf.txtExtracted Texttext/plain53520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246562/2/001145187.pdf.txt5db168efa66331c91afbd0a53c4ab674MD52ORIGINAL001145187.pdfTexto completoapplication/pdf450181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246562/1/001145187.pdf0481e22fec2c77bc3893c42491882e11MD5110183/2465622022-08-12 04:46:25.452321oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246562Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-12T07:46:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Biliteracy and bilingual education : Neurosciences and Psycholinguistics contributions to the comprehension of reading and writing development in bilingual children |
title |
Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues |
spellingShingle |
Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues Brentano, Luciana de Souza Bilingüismo Neurociências Psicolinguística Criança Educação bilíngue Bilingualism Biliteracy Literacy in two languages Reading and writing in two languages |
title_short |
Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues |
title_full |
Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues |
title_fullStr |
Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues |
title_full_unstemmed |
Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues |
title_sort |
Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues |
author |
Brentano, Luciana de Souza |
author_facet |
Brentano, Luciana de Souza Finger, Ingrid |
author_role |
author |
author2 |
Finger, Ingrid |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brentano, Luciana de Souza Finger, Ingrid |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bilingüismo Neurociências Psicolinguística Criança Educação bilíngue |
topic |
Bilingüismo Neurociências Psicolinguística Criança Educação bilíngue Bilingualism Biliteracy Literacy in two languages Reading and writing in two languages |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Bilingualism Biliteracy Literacy in two languages Reading and writing in two languages |
description |
O presente artigo tem como objetivo discutir conhecimentos advindos de pesquisas nas Neurociências e na Psicolinguística sobre alguns dos processos linguísticos e cognitivos envolvidos no desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças bilíngues. Para isso, são apresentadas reflexões sobre quatro questões que ilustram dúvidas constantes de pais e educadores que atuam em contextos de educação bilíngue. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-11T04:40:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/246562 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1984-4301 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145187 |
identifier_str_mv |
1984-4301 001145187 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/246562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Letrônica. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 4 (out./dez. 2020), e-37528, p. [1]-12 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246562/2/001145187.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246562/1/001145187.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5db168efa66331c91afbd0a53c4ab674 0481e22fec2c77bc3893c42491882e11 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447800446451712 |