Novas tecnologias da informação e comunicação e o ensino da língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peralta, Elisabete Soares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197862
Resumo: Vivemos na época dos computadores, da informatização, das tecnologias cada vez mais eficientes e cada vez mais necessárias, instrumentos muito conhecidos dos jovens, e que cabem, muitas vezes na palma da mão, e os acompanham durante todo o dia fazendo parte de suas vidas de maneira muito natural; ao procurarmos métodos de ensino, devemos reconhecer que se faz necessário revermos nossos conceitos sobre a didática que utilizamos, para não ficarmos aquém da expectativa de nossos aprendizes. Desta forma, o presente trabalho teve como temática o ensino da Língua Portuguesa e o uso das TICs na aprendizagem da língua materna, com o objetivo de apresentar trabalhos e referências trazidas por estudiosos do tema, através de pesquisa bibliográfica, que buscou compreender como as novas tecnologias podem ser utilizadas no contexto escolar. A pesquisa apresenta como essas tecnologias estão influenciando o trabalho docente e como os profissionais de educação estão lidando com esses instrumentos no contexto escolar. O trabalho trouxe esclarecimentos sobre algumas questões, mostrando sua importância e buscando identificar quais tecnologias podem ser utilizadas com mais desenvolvimento dentro da sala de aula. Os resultados mostram que o aproveitamento do computador depende de como será utilizado e cabe ao professor planejar suas aulas, aproveitando-se do uso desse recurso.
id UFRGS-2_9da0d6cff2a6046f334be1466f0d6a5d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197862
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Peralta, Elisabete SoaresHusemann, Ronaldo2019-08-10T02:31:27Z2019http://hdl.handle.net/10183/197862001099090Vivemos na época dos computadores, da informatização, das tecnologias cada vez mais eficientes e cada vez mais necessárias, instrumentos muito conhecidos dos jovens, e que cabem, muitas vezes na palma da mão, e os acompanham durante todo o dia fazendo parte de suas vidas de maneira muito natural; ao procurarmos métodos de ensino, devemos reconhecer que se faz necessário revermos nossos conceitos sobre a didática que utilizamos, para não ficarmos aquém da expectativa de nossos aprendizes. Desta forma, o presente trabalho teve como temática o ensino da Língua Portuguesa e o uso das TICs na aprendizagem da língua materna, com o objetivo de apresentar trabalhos e referências trazidas por estudiosos do tema, através de pesquisa bibliográfica, que buscou compreender como as novas tecnologias podem ser utilizadas no contexto escolar. A pesquisa apresenta como essas tecnologias estão influenciando o trabalho docente e como os profissionais de educação estão lidando com esses instrumentos no contexto escolar. O trabalho trouxe esclarecimentos sobre algumas questões, mostrando sua importância e buscando identificar quais tecnologias podem ser utilizadas com mais desenvolvimento dentro da sala de aula. Os resultados mostram que o aproveitamento do computador depende de como será utilizado e cabe ao professor planejar suas aulas, aproveitando-se do uso desse recurso.We live in the age of computers, computerization, increasingly efficient and increasingly necessary technologies, instruments that are well known to young people and often fit in the palm of the hand and accompany them throughout the day as part of their lives very naturally; when looking for teaching methods, we must recognize that it is necessary to revise our concepts about the didactics we use, so that we do not fall short of the expectations of our apprentices. In this way, the present work had as its theme the teaching of the Portuguese Language and the use of ICT in the learning of the mother tongue, with the objective of presenting works and references brought by scholars of the subject, through bibliographical research, that sought to understand how the new technologies can be used in the school context. The research shows how these technologies are influencing teacher work and how education professionals are dealing with these tools in the school context. The work brought clarification on some issues, showing its importance and seeking to identify which technologies can be used with more development within the classroom. The results show that the use of the computer depends on how it will be used and it is up to the teacher to plan his classes, taking advantage of the use of this resource.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Trabalho docenteEscolaEducationSchool contextTechnologyEducational toolNovas tecnologias da informação e comunicação e o ensino da língua portuguesaNew Information and communication technologies and the teaching of the Portuguese Language info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099090.pdf.txt001099090.pdf.txtExtracted Texttext/plain79851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197862/2/001099090.pdf.txte9d578382b047984dfb8b471f06e81c0MD52ORIGINAL001099090.pdfTexto completoapplication/pdf684115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197862/1/001099090.pdf5423525f5bb667e90d9a96a4e19f0380MD5110183/1978622019-08-11 02:32:14.854395oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197862Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-11T05:32:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Novas tecnologias da informação e comunicação e o ensino da língua portuguesa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv New Information and communication technologies and the teaching of the Portuguese Language
title Novas tecnologias da informação e comunicação e o ensino da língua portuguesa
spellingShingle Novas tecnologias da informação e comunicação e o ensino da língua portuguesa
Peralta, Elisabete Soares
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Trabalho docente
Escola
Education
School context
Technology
Educational tool
title_short Novas tecnologias da informação e comunicação e o ensino da língua portuguesa
title_full Novas tecnologias da informação e comunicação e o ensino da língua portuguesa
title_fullStr Novas tecnologias da informação e comunicação e o ensino da língua portuguesa
title_full_unstemmed Novas tecnologias da informação e comunicação e o ensino da língua portuguesa
title_sort Novas tecnologias da informação e comunicação e o ensino da língua portuguesa
author Peralta, Elisabete Soares
author_facet Peralta, Elisabete Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peralta, Elisabete Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Husemann, Ronaldo
contributor_str_mv Husemann, Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Trabalho docente
Escola
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Trabalho docente
Escola
Education
School context
Technology
Educational tool
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
School context
Technology
Educational tool
description Vivemos na época dos computadores, da informatização, das tecnologias cada vez mais eficientes e cada vez mais necessárias, instrumentos muito conhecidos dos jovens, e que cabem, muitas vezes na palma da mão, e os acompanham durante todo o dia fazendo parte de suas vidas de maneira muito natural; ao procurarmos métodos de ensino, devemos reconhecer que se faz necessário revermos nossos conceitos sobre a didática que utilizamos, para não ficarmos aquém da expectativa de nossos aprendizes. Desta forma, o presente trabalho teve como temática o ensino da Língua Portuguesa e o uso das TICs na aprendizagem da língua materna, com o objetivo de apresentar trabalhos e referências trazidas por estudiosos do tema, através de pesquisa bibliográfica, que buscou compreender como as novas tecnologias podem ser utilizadas no contexto escolar. A pesquisa apresenta como essas tecnologias estão influenciando o trabalho docente e como os profissionais de educação estão lidando com esses instrumentos no contexto escolar. O trabalho trouxe esclarecimentos sobre algumas questões, mostrando sua importância e buscando identificar quais tecnologias podem ser utilizadas com mais desenvolvimento dentro da sala de aula. Os resultados mostram que o aproveitamento do computador depende de como será utilizado e cabe ao professor planejar suas aulas, aproveitando-se do uso desse recurso.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T02:31:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197862
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001099090
url http://hdl.handle.net/10183/197862
identifier_str_mv 001099090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197862/2/001099090.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197862/1/001099090.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9d578382b047984dfb8b471f06e81c0
5423525f5bb667e90d9a96a4e19f0380
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224578205220864