O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Daniele Goulart
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141528
Resumo: A utilização das mídias na educação é, além de um tema bastante atual, por vezes muito controverso, haja vista a grande necessidade de sua inserção no universo ensino-aprendizagem e a razoável resistência de alguns professores no que refere-se à adequação da prática pedagógica à essa inovação tecnológica. Os comportamentos sociais que envolvem as mídias são um grande desafio para a ação da escola na atualidade, pois ela deve viabilizar-se como espaço crítico em relação ao uso e à apropriação dessas tecnologias de comunicação e informação. Além disso, deve reconhecer sua importância e capacidade de interferência no modo de ser e de agir das pessoas e na própria maneira de se comportarem diante do seu grupo social, como cidadãs. O desenvolvimento da consciência crítica, fortalecendo a identidade de cada um, é desafiador para os professores diante de novas sabedorias que circulam a sociedade. O objetivo do presente trabalho monográfico foi Identificar o uso pedagógico das novas tecnologias pelo professor na sala de aula e sua eficácia didática no processo de ensino-aprendizagem e o problema elencado foi de que forma investigar esse referido uso pedagógico das novas tecnologias. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e como aspectos conclusivos pode-se ressaltar que a possibilidade das novas tecnologias e o advento da internet e sua popularização ampliada trouxeram inúmeras inovações ao fazer educativo e pretendem romper com barreiras tradicionais sobre a forma de se ensinar e as possibilidades de novos jeitos de aprender, ou seja, transpor a forma vertical e hierarquizada do fazer pedagógico, propondo uma interatividade cada vez maior e um poder de comunicação cada vez mais abrangente no contexto escolar. As novas tecnologias são capazes de introduzir no seio da sala de aula uma relação horizontal entre o professor, o conteúdo socialmente construído e o aluno. O professor é, nesse contexto, muito mais um organizador e mediador na construção do conhecimento e não mais e tão somente um mero transmissor de conteúdos.
id UFRGS-2_b40a2a8c33c6e5efc1d9f91b81ccd51c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141528
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Daniele GoulartFlôres, Maria Lucia Pozzatti2016-05-21T02:09:11Z2010http://hdl.handle.net/10183/141528000988459A utilização das mídias na educação é, além de um tema bastante atual, por vezes muito controverso, haja vista a grande necessidade de sua inserção no universo ensino-aprendizagem e a razoável resistência de alguns professores no que refere-se à adequação da prática pedagógica à essa inovação tecnológica. Os comportamentos sociais que envolvem as mídias são um grande desafio para a ação da escola na atualidade, pois ela deve viabilizar-se como espaço crítico em relação ao uso e à apropriação dessas tecnologias de comunicação e informação. Além disso, deve reconhecer sua importância e capacidade de interferência no modo de ser e de agir das pessoas e na própria maneira de se comportarem diante do seu grupo social, como cidadãs. O desenvolvimento da consciência crítica, fortalecendo a identidade de cada um, é desafiador para os professores diante de novas sabedorias que circulam a sociedade. O objetivo do presente trabalho monográfico foi Identificar o uso pedagógico das novas tecnologias pelo professor na sala de aula e sua eficácia didática no processo de ensino-aprendizagem e o problema elencado foi de que forma investigar esse referido uso pedagógico das novas tecnologias. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e como aspectos conclusivos pode-se ressaltar que a possibilidade das novas tecnologias e o advento da internet e sua popularização ampliada trouxeram inúmeras inovações ao fazer educativo e pretendem romper com barreiras tradicionais sobre a forma de se ensinar e as possibilidades de novos jeitos de aprender, ou seja, transpor a forma vertical e hierarquizada do fazer pedagógico, propondo uma interatividade cada vez maior e um poder de comunicação cada vez mais abrangente no contexto escolar. As novas tecnologias são capazes de introduzir no seio da sala de aula uma relação horizontal entre o professor, o conteúdo socialmente construído e o aluno. O professor é, nesse contexto, muito mais um organizador e mediador na construção do conhecimento e não mais e tão somente um mero transmissor de conteúdos.application/pdfporInclusão digitalNovas tecnologiasProfessorO uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988459.pdf000988459.pdfTexto completoapplication/pdf101592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141528/1/000988459.pdf5cdce4b5e4f3358d1657cf230e3feea5MD51TEXT000988459.pdf.txt000988459.pdf.txtExtracted Texttext/plain46270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141528/2/000988459.pdf.txt4cc2f3548a4a43bc6897debff3b6a89dMD52THUMBNAIL000988459.pdf.jpg000988459.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141528/3/000988459.pdf.jpg8512020f653a9b786c398f1f041220e1MD5310183/1415282018-10-25 10:06:07.653oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141528Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula
title O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula
spellingShingle O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula
Pereira, Daniele Goulart
Inclusão digital
Novas tecnologias
Professor
title_short O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula
title_full O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula
title_fullStr O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula
title_full_unstemmed O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula
title_sort O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula
author Pereira, Daniele Goulart
author_facet Pereira, Daniele Goulart
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Daniele Goulart
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flôres, Maria Lucia Pozzatti
contributor_str_mv Flôres, Maria Lucia Pozzatti
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Novas tecnologias
Professor
topic Inclusão digital
Novas tecnologias
Professor
description A utilização das mídias na educação é, além de um tema bastante atual, por vezes muito controverso, haja vista a grande necessidade de sua inserção no universo ensino-aprendizagem e a razoável resistência de alguns professores no que refere-se à adequação da prática pedagógica à essa inovação tecnológica. Os comportamentos sociais que envolvem as mídias são um grande desafio para a ação da escola na atualidade, pois ela deve viabilizar-se como espaço crítico em relação ao uso e à apropriação dessas tecnologias de comunicação e informação. Além disso, deve reconhecer sua importância e capacidade de interferência no modo de ser e de agir das pessoas e na própria maneira de se comportarem diante do seu grupo social, como cidadãs. O desenvolvimento da consciência crítica, fortalecendo a identidade de cada um, é desafiador para os professores diante de novas sabedorias que circulam a sociedade. O objetivo do presente trabalho monográfico foi Identificar o uso pedagógico das novas tecnologias pelo professor na sala de aula e sua eficácia didática no processo de ensino-aprendizagem e o problema elencado foi de que forma investigar esse referido uso pedagógico das novas tecnologias. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e como aspectos conclusivos pode-se ressaltar que a possibilidade das novas tecnologias e o advento da internet e sua popularização ampliada trouxeram inúmeras inovações ao fazer educativo e pretendem romper com barreiras tradicionais sobre a forma de se ensinar e as possibilidades de novos jeitos de aprender, ou seja, transpor a forma vertical e hierarquizada do fazer pedagógico, propondo uma interatividade cada vez maior e um poder de comunicação cada vez mais abrangente no contexto escolar. As novas tecnologias são capazes de introduzir no seio da sala de aula uma relação horizontal entre o professor, o conteúdo socialmente construído e o aluno. O professor é, nesse contexto, muito mais um organizador e mediador na construção do conhecimento e não mais e tão somente um mero transmissor de conteúdos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-21T02:09:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141528
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000988459
url http://hdl.handle.net/10183/141528
identifier_str_mv 000988459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141528/1/000988459.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141528/2/000988459.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141528/3/000988459.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5cdce4b5e4f3358d1657cf230e3feea5
4cc2f3548a4a43bc6897debff3b6a89d
8512020f653a9b786c398f1f041220e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509985914880