O cartão de crédito na agência do Banco do Brasil de Videira - SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuffo, Antonio
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13884
Resumo: Este trabalho objetiva investigar as causas que levam à aceitação ou rejeição do cartão de crédito como meio de pagamento entre os clientes pessoa física da agência do Banco do Brasil da cidade de Videira-SC. Para tanto, aborda-se aspectos teóricos sobre a origem do dinheiro e sua evolução até o advento do cartão de crédito, que é o tema principal desta pesquisa. O cartão de crédito vem revolucionando os meios de pagamento e alterando costumes e hábitos de consumidores, comerciantes e prestadores de serviço. No Brasil é tão difundido que segundo pesquisa realizada pela associação das administradoras de cartão de crédito já representa 61% dos pagamentos feitos por meio eletrônico. Como negócio o cartão de crédito se tornou um grande filão de mercado e já representa um produto indispensável na prateleira das instituições financeiras, daí surge a importância do estudo dos motivos propulsores da aceitação do cartão de crédito pelos usuários e também dos fatores que causam aversão a sua posse e uso. Dentre as principais causas de aceitação destaca-se a facilidade e comodidade proporcionada pelo cartão, por dedução, entende-se que é bem aceito pelos comerciantes e prestadores de serviço em geral. Já os principais fatores relacionados a rejeição do cartão estão relacionados ao custo e preocupação quanto a gastos excessivos.
id UFRGS-2_9e58eff0f3c0729b6afebea702f5d297
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13884
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zuffo, AntonioSlongo, Luiz Antonio2008-09-23T04:13:30Z2007http://hdl.handle.net/10183/13884000649549Este trabalho objetiva investigar as causas que levam à aceitação ou rejeição do cartão de crédito como meio de pagamento entre os clientes pessoa física da agência do Banco do Brasil da cidade de Videira-SC. Para tanto, aborda-se aspectos teóricos sobre a origem do dinheiro e sua evolução até o advento do cartão de crédito, que é o tema principal desta pesquisa. O cartão de crédito vem revolucionando os meios de pagamento e alterando costumes e hábitos de consumidores, comerciantes e prestadores de serviço. No Brasil é tão difundido que segundo pesquisa realizada pela associação das administradoras de cartão de crédito já representa 61% dos pagamentos feitos por meio eletrônico. Como negócio o cartão de crédito se tornou um grande filão de mercado e já representa um produto indispensável na prateleira das instituições financeiras, daí surge a importância do estudo dos motivos propulsores da aceitação do cartão de crédito pelos usuários e também dos fatores que causam aversão a sua posse e uso. Dentre as principais causas de aceitação destaca-se a facilidade e comodidade proporcionada pelo cartão, por dedução, entende-se que é bem aceito pelos comerciantes e prestadores de serviço em geral. Já os principais fatores relacionados a rejeição do cartão estão relacionados ao custo e preocupação quanto a gastos excessivos.The objective of this work is to investigate the causes that people just accept or reject the credit card when it is used to do payments between clients of Brazil Bank in the city of Videira-SC. Although, we broach theory aspects about the origen of the money and its evolution to credit card, in this case is the principal theme of the research. The credit card are revolutionizing the payment ways and changing the customs and habits of the consumers, businessmem and traders. According a research that had done by Credit Card Association in Brazil, the credit card represents 61% of the payments done in eletronic ways. As a business, the credit card became a representative product, indispensable for financial instituctions, so this is the reason of this work, we have to know more about the causes of people have a good acceptance or really reject the credit card. However, the principal causes that users accept the credit card it´s because is so easy and confortable to use, and generally has a great acceptance by business people and traders. In otherwise, the principal factores related about the rejection by credit card are the expenses and excessive spents.application/pdfporMarketing bancarioMarketing de relacionamentoComportamento do consumidorDecisão de compraCartão de créditoBanco do Brasil.Credit cardAcceptanceRejectionO cartão de crédito na agência do Banco do Brasil de Videira - SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000649549.pdf.txt000649549.pdf.txtExtracted Texttext/plain112196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13884/2/000649549.pdf.txt5f9ccc2b3b7cd504bc7b243c0cb19e8dMD52ORIGINAL000649549.pdf000649549.pdfTexto completoapplication/pdf312212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13884/1/000649549.pdffe18b7dfaaaa79428e548dc4d879db5dMD51THUMBNAIL000649549.pdf.jpg000649549.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13884/3/000649549.pdf.jpge8c6bd0677b833f3c6276894ccfc5ed1MD5310183/138842018-10-05 08:32:56.367oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13884Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:32:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O cartão de crédito na agência do Banco do Brasil de Videira - SC
title O cartão de crédito na agência do Banco do Brasil de Videira - SC
spellingShingle O cartão de crédito na agência do Banco do Brasil de Videira - SC
Zuffo, Antonio
Marketing bancario
Marketing de relacionamento
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Cartão de crédito
Banco do Brasil.
Credit card
Acceptance
Rejection
title_short O cartão de crédito na agência do Banco do Brasil de Videira - SC
title_full O cartão de crédito na agência do Banco do Brasil de Videira - SC
title_fullStr O cartão de crédito na agência do Banco do Brasil de Videira - SC
title_full_unstemmed O cartão de crédito na agência do Banco do Brasil de Videira - SC
title_sort O cartão de crédito na agência do Banco do Brasil de Videira - SC
author Zuffo, Antonio
author_facet Zuffo, Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuffo, Antonio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing bancario
Marketing de relacionamento
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Cartão de crédito
Banco do Brasil.
topic Marketing bancario
Marketing de relacionamento
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Cartão de crédito
Banco do Brasil.
Credit card
Acceptance
Rejection
dc.subject.eng.fl_str_mv Credit card
Acceptance
Rejection
description Este trabalho objetiva investigar as causas que levam à aceitação ou rejeição do cartão de crédito como meio de pagamento entre os clientes pessoa física da agência do Banco do Brasil da cidade de Videira-SC. Para tanto, aborda-se aspectos teóricos sobre a origem do dinheiro e sua evolução até o advento do cartão de crédito, que é o tema principal desta pesquisa. O cartão de crédito vem revolucionando os meios de pagamento e alterando costumes e hábitos de consumidores, comerciantes e prestadores de serviço. No Brasil é tão difundido que segundo pesquisa realizada pela associação das administradoras de cartão de crédito já representa 61% dos pagamentos feitos por meio eletrônico. Como negócio o cartão de crédito se tornou um grande filão de mercado e já representa um produto indispensável na prateleira das instituições financeiras, daí surge a importância do estudo dos motivos propulsores da aceitação do cartão de crédito pelos usuários e também dos fatores que causam aversão a sua posse e uso. Dentre as principais causas de aceitação destaca-se a facilidade e comodidade proporcionada pelo cartão, por dedução, entende-se que é bem aceito pelos comerciantes e prestadores de serviço em geral. Já os principais fatores relacionados a rejeição do cartão estão relacionados ao custo e preocupação quanto a gastos excessivos.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-09-23T04:13:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13884
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000649549
url http://hdl.handle.net/10183/13884
identifier_str_mv 000649549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13884/2/000649549.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13884/1/000649549.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13884/3/000649549.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f9ccc2b3b7cd504bc7b243c0cb19e8d
fe18b7dfaaaa79428e548dc4d879db5d
e8c6bd0677b833f3c6276894ccfc5ed1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224382330175488