Ressignificando o PPP a partir de uma proposta inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Lilian Vanin
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151641
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC pretende apresentar o processo de elaboração democrática do trabalho de intervenção numa escola da rede pública de educação do município de Alvorada, tendo como foco a inclusão escolar. Esta foi a atividade central da sala Projeto Vivencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar, ofertado pela Escola de Gestores MEC/UFRGS. Propõe mostrar as etapas de elaboração, a forma como se estabeleceu o diálogo entre a comunidade e a instituição na busca de aliar o desejo ao previsto na legislação. O tema Inclusão Escolar tornou-se o foco principal devido ao ingresso de diversos alunos com diferentes deficiências em nossa escola e não termos no Projeto Político pedagógico - PPP a regulamentação de ações específicas para o trabalho com esses alunos. E, este assunto, inclusão escolar, circula no cotidiano escolar, visto que está inserido nas relações intrapessoais, no pensar dos currículos adaptados, nos manejos para cada situação nova, na aceitação das diferenças e principalmente na divulgação do direito público subjetivo de cada cidadão em relação à educação, já que as principais funções da escola são cuidar e educar. Esse processo esteve amparado em diversas leituras de autores que pensam e teorizam sobre os assuntos abordados, entre eles podemos citar Freire, 2000; Gadotti, 2001; Arroyo, 2013; Vasconcellos, 2004; Lima E. S 2002; Candau,2003; além da Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A metodologia utilizada durante o trabalho foi a da Pesquisa Ação, a qual proporciona a participação do pesquisador como agente da pesquisa, oportunizando que este interaja e participe da transformação da realidade. O desenvolvimento desta proposta contou com vários momentos de encontro entre todos os segmentos da comunidade escolar, muito estudo, discussão, trocas, escuta e participação. O principal objetivo desse trabalho foi divulgar e fazer valer o direito à educação de qualidade para todos os alunos inseridos na escola, considerando suas limitações ou necessidades. Entre os desafios encontrados, o mais marcante e difícil durante processo foi a resistência do grupo docente em acolher o trabalho com os alunos deficientes.
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